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Educação

Eduardo da Fonte trabalha para destravar recursos para educação de municípios pernambucanos

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O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) esteve nesta quarta-feira (01) na sede do Fundo Nacional da Educação (FNDE), em Brasília, para destravar recursos para serem aplicados na Educação de Pernambuco. Acompanharam o parlamentar na reunião com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado; o prefeito de Palmares, Júnior de Beto; a secretária de Educação de Timbaúba, Arleide Guerra, e outras autoridades.

“Estamos em uma intensa agenda de trabalho com o FNDE para trazer ainda mais recursos para Educação de Pernambuco. Sabemos da importância do ensino e seu poder transformador na vida das pessoas. Nossa busca é pelo desenvolvimento da educação nos municípios pernambucanos e isso inclui melhor infraestrutura e maior qualidade de ensino”, afirmou Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte apresenta histórico de trabalho pela Educação. Já esteve com Marcelo Lopes para destravar recursos para a construção de creches, escolas e quadras esportivas no interior pernambucano. Também trabalhou pela revogação do corte das bolsas de mestrado e doutorado para a UFPE, e solicitou ao MEC (Ofícios 53 e 54) a manutenção do pagamento do salário dos professores de unidades particulares durante a pandemia.

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Educação

Bolsonaro autoriza aumento de cerca de 33% para o piso de professores

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O presidente Jair Bolsonaro autorizou o Ministério da Educação a conceder “máximo possível” de aumento para o piso de professores. O reajuste deverá ficar perto dos 33%, segundo o jornal O Globo. A questão opôs o governo federal e governadores e prefeitos, que afirmam que esse aumento irá pressionar as contas de estados e municípios.

Com o reajuste liberado pelo presidente Bolsonaro, o piso salarial de professores deverá ir de R$ 2.886 para cerca de R$ 3.800. A decisão de Bolsonaro contraria também uma recomendação do Ministério da Economia, que tinha sugerido um aumento bem menor, de 7,5%. Mais cedo, a apoiadores no Palácio da Alvorada, o presidente confirmou a apoiadores que daria o maior reajuste permitido pela lei, apesar da oposição de governadores.

— Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok? — disse Bolsonaro.

A polêmica gira em torno da mudança legislativa no financiamento da educação, realizado no ano passado, com a aprovação do novo Fundeb, o fundo de manutenção da educação básica.

A regra antiga vinculava o reajuste de professores à variação do ICMS, arrecadado por estados. Em 2021, a arrecadação desse tributo aumentou consideravelmente, o reajuste previsto seria de 33,23%.

O temor de prefeitos e governadores é que o aumento pressione demais os cofres públicos e, possivelmente, leve a problemas para fechar as contas. Além disso, pode motivar outras categorias (como policiais e bombeiros) a pressionarem por um mesmo patamar de reajuste, o que gera um efeito cascata sobre as contas locais.

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Educação

Pernambuco mantém aulas presenciais nas escolas públicas no início do ano letivo

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Mesmo com a alta de casos da Covid-19 e da epidemia de gripe, as escolas públicas estaduais de Pernambuco vão manter as aulas presenciais, no início do ano letivo. É o que recomendou, nesta quarta-feira (26), a Secretaria Estadual de Educação, que adotará o protocolo usado em 2021. O estado disse, no entanto, que existe a possibilidade de realização de atividades pela internet.

Os estudantes da rede pública de Pernambuco voltam à salas de aula no dia 3 de fevereiro. Na rede particular, a retomada das atividades ocorre no dia 1º do mesmo mês.

Nesta quarta, três cidades anunciaram o adiamento da volta às aulas por causa da Covid-19 e da alta de gripe. São elas: Paulista e Ipojuca, no Grande Recife, e Carpina, na Mata Norte.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas deverão seguir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. No entanto, não haverá exigência de “passaporte vacinal” para receber os estudantes.

A secretaria explicou que a recomendação é realizar essencialmente atividades presenciais. Em casos de estudantes com doenças pré-existentes, por exemplo, os pais ou responsáveis podem solicitar o apoio da instituição para a adoção do sistema remoto.

“As unidades de ensino devem continuar atentas e vigilantes às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar”, afirma o governo.

Ainda na nota, o estado informou que as escolas deverão orientar os pais e responsáveis para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica.

Em caso de teste positivo para Covid, é necessário que os responsáveis comuniquem à instituição de ensino. O estudante deve ficar em isolamento para evitar a proliferação do vírus.

Sobre o retorno dos estudantes e profissionais de educação que testaram positivo para Covid-19, serão adotadas as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. O governo determina um prazo de dez dias de afastamento para casos sintomáticos e de sete dias para os assintomáticos.

Também de acordo com a secretaria, as instituições de ensino devem promover campanhas e ações de sensibilização com pais e responsáveis para a importância da vacinação.

Também devem ressaltar a importância das normas sanitárias e demais orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

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Educação

Belmonte : Alunos da Rede Municipal são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Orgulho para todos os belmontenes, em particular para os professores.

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A Prefeitura de São José do Belmonte expressou orgulho nessa quarta-feira, 26, parabenizando 10 alunos da Rede Municipal de Ensino que se destacaram na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

O governo municipal ressaltou o desempenho da jovem Emily Victoria Gomes Soares Terto, aluna da Escola Municipal Vicente de Souza França, do distrito do Carmo, que faturou medalha de bronze. Os outros nove estudantes receberam menções honrosas.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada anualmente com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e financiamento dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC). O objetivo é incentivar o aprendizado da matemática no ensino básico.

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