Conecte-se Conosco

Destaque

Em 1ª pesquisa pós-condenação, Lula venceria eleição para a Presidência

Publicado

em

 

O ex-presidente Lula venceria a disputa em todos os cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas; Bolsonaro aparece em 2º.

Na primeira pesquisa realizada depois da condenação a nove anos e meio de prisão na Lava Jato, o ex-presidente Lula ainda lidera a corrida presidencial em todos os cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas. Em uma primeira análise, o candidato do PSDB é o prefeito de São Paulo, João Doria. Neste caso, Lula tem 25,8% da preferência dos eleitores, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (18,7%) e por João Dória (12,3%).

Ainda pontuam na pesquisa o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (8,7%), os ex-presidenciáveis Marina Silva (7,1%) e Ciro Gomes (4,5%), e o senador paranaense Alvaro Dias (3,5%). Além disso, 15,7% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos nomes indicados e outros 3,9% não souberam responder.

Em um segundo cenário, quando o candidato do PSDB é o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, Lula aparece com índice maior, de 26,1%. Bolsonaro continua em segundo, com 20,8% das intenções de voto, seguido por Joaquim Barbosa (9,8%), Geraldo Alckmin (7,3%), Marina Silva (7%), Ciro Gomes (4,5%) e Alvaro Dias (4,1%). 17% dos eleitores não escolheriam nenhum dos indicados, enquanto 3,5% não souberam responder.

Segundo turno

O Instituto Paraná Pesquisas também fez simulações de segundo turno. Em todas elas, Lula sairia vencedor. Em uma disputa com Jair Bolsonaro, o petista tem 38,7% da preferência dos eleitores, contra 32,3% do deputado federal. Contra João Doria, seria 38,5% a 32,2% para Lula.

O ex-presidente também ganharia de Geraldo Alckmin por 39% a 26,9% – índice parecido a um eventual segundo turno entre Lula e Marina Silva: o petista levaria a melhor por 36,3% contra 29%. Num último cenário, Lula aparece com 37,1% diante de Joaquim Barbosa, que somou 31,1%.

Apesar disso, o índice de eleitores que não votariam em nenhum dos indicados é bastante elevado. Nas cinco simulações de segundo turno, o percentual varia de 25,5% a 31,3%. Isso mostra, segundo Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisa, uma insatisfação geral dos eleitores com a classe política. “A indignação e a rejeição da sociedade com os políticos são muito grandes. Ninguém quer eleger os candidatos atuais. Isso abre espaço para novas figuras, novos nomes”, disse.

Lula com alta rejeição

Apesar de liderar em todos os cenários, Lula também aparece como o candidato de maior rejeição. 55,8% dos entrevistados disseram que não votariam no ex-presidente. O segundo com maior rejeição é Alckmin, com 54,1%, e o terceiro colocado é Bolsonaro, com 53,9%. Ainda aparecem entre os mais rejeitados: Ciro Gomes (50,2%), Marina Silva (46,3%), Joaquim Barbosa (42,3%) e João Dória (42,2%).

Candidato anti-Lula

Os entrevistados também foram questionados sobre qual possível candidato representa mais um pensamento “anti-Lula” ou “anti-PT”. Jair Bolsonaro foi o mais votado, com 31,2%. João Dória ficou em segundo lugar, escolhido por 14,5% dos eleitores. Na sequência, Marina Silva (12,3%), Geraldo Alckmin (7,6%), Joaquim Barbosa (7,3%), Ciro Gomes (3,6%) e Alvaro Dias (2,8%). Para 6,9% dos brasileiros, nenhum dos indicados representa forte oposição à imagem de Lula. 13,7% não souberam responder.

Sobre a pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores em 156 municípios de 25 estados e no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de julho. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Índices mantidos

Os índices de Lula são semelhantes aos do levantamento anterior do Instituto Paraná Pesquisa, feito em maio. A pesquisa também apontava o ex-presidente na liderança. Ele alcançou cerca de 25% das intenções de voto nos dois cenários analisados para o primeiro turno: um com Alckmin e outro com Dória. “A situação do Alckmin é muito complicada, enquanto o Dória tem potencial de crescimento, porque ele ainda é um fato novo”, disse Murilo Hidalgo.

O que aumentou de uma pesquisa para a outra foi a rejeição a Lula. Em maio, era de 46,5%. Agora, com a condenação na Lava Jato, o petista não seria o escolhido de 55,8% dos eleitores. “O Lula tem, com certeza, um quarto dos votos dos brasileiros. Numa eleição com vários candidatos, isso o colocaria no segundo turno. Mas a rejeição dele também é alta, o que pode comprometer a vitória ao final das eleições”, completou o diretor do Instituto Paraná Pesquisa.

Eleições para presidente em 2018

Pesquisa de segundo turno aponta Lula como ganhador em todos os cenários:

 

Rejeição

Metodologia: Pesquisa realizada com 2.020 eleitores com 16 anos ou mais em 156 municípios de 25 estados e Distrito Federal entre os dias 24 e 27 de julho de 2017. Grau de confiança de 95,0%. Margem de erro: 2%.
Fonte: Paraná Pesquisas. Infografia: Gazeta do Povo.

Da Gazeta do Povo

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Serra Talhada registra 01 caso de Covid nesta terça (21)

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada registrou nesta terça-feira (21/09) 01 caso positivo da Covid-19, diagnosticado através de teste rápido. O paciente é do sexo masculino, de 53 anos.

O município totaliza 10.239 casos confirmados, sendo 5.770 pacientes do sexo feminino e 4.469 do sexo masculino. Além disso, o boletim registra um total de 10.045 pacientes recuperados da doença, 38 exames aguardando resultados, 52.764 casos descartados, 07 pacientes em isolamento domiciliar e 02 pacientes em tratamento hospitalar, somando 9 casos ativos, além de 185 óbitos.

Em relação à ocupação hospitalar, o Hospital Eduardo Campos está com 16% de ocupação dos leitos de UTI, com 13 pacientes internados, sendo 02 serra-talhadenses. Não há pacientes na enfermaria da unidade hospitalar.

O HOSPAM está com 10% de ocupação dos leitos de UTI, com 01 paciente internado. Não há pacientes na enfermaria da unidade hospitalar.

Não há pacientes nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José. Portanto, temos 02 serra-talhadenses internados na rede pública de Serra Talhada, ambos em leitos de UTI.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Caminhão de combustível explode em Sertânia

Publicado

em

Um caminhão de combustível explodiu essa manhã, na área do municipal de Sertânia,  no Moxotó.

O acidente aconteceu na PE 365, na chegada ao município.  Ainda não se sabe de que cidade e a que posto pertence o caminhão.

Um vídeo nas redes sociais mostra pessoas tentando apagar o fogo com auxílio de um carro pipa. O motorista não teve o nome divulgado ainda.

O fogo foi controlado pelo departamento de defesa Civil de Sertânia. Após a explosão,  a distância era possível ver a nuvem de fumaça.

O episódio ocorreu na entrada para Sertânia, próximo ao Cruzeiro do “Gogo da Gata”, como é conhecido.

Informações preliminares indicam que o motorista foi levado para o Hospital Regional Ruy de Barros,  em Arcoverde. (Do Nill Jr)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Prefeito de Salgueiro sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 alterada por 17 emendas dos vereadores

Publicado

em

Nessa segunda-feira, 20, o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 com as mudanças impostas pelas 17 emendas apresentadas e aprovadas pelos vereadores da oposição na Sessão Ordinária de 18 de agosto. A Lei Municipal nᵒ 2.356/2021 foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco.

Uma das principais mudanças feitas na lei pelos edis diz respeito ao crédito suplementar à disposição do prefeito. No texto original, ele cravava até 40% de suplementação (crédito adicional por decreto), mas os legisladores reduziram esse percentual para 1% do orçamento. Assim, sempre que precisar de crédito adicional o prefeito precisa pedir autorização da câmara.

O próximo passo para a definição do orçamento de 2022 do município é a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), que estima receitas e fixa despesas a serem executadas ao longo do próximo ano. Esse planejamento deve contar com participação popular, através de audiências públicas para estabelecer as prioridades da população. Por: Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending