Pernambuco
Em 2024, PIB de Pernambuco poderá crescer a um patamar que não se via há uma década
Pelo terceiro trimestre consecutivo, o Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB) volta a crescer acima da média nacional e a superar o baixo desempenho registrado nos últimos anos. No terceiro trimestre de 2024, na comparação com igual período do ano passado, a taxa de crescimento foi de 4,9%, superior aos 4,0% do Brasil. Desde a pandemia da covid-19, o Estado não tinha uma performance como esta.
Com avanço de 3,3% no primeiro trimestre; 4,4% no segundo e 4,9% no terceiro, Pernambuco poderá voltar a um patamar de crescimento que não se via há pelos menos uma década. A maior taxa da história do PIB foi um crescimento de 9,3%, em 2010, quando o Estado vivia o processo de implantação da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape, em Ipojuca.
A governadora Raquel Lyra comemorou a divulgação do resultado nesta quarta-feira (11), durante a realização do Congresso Estadual de Vereadores (as) e servidores (as) de Câmaras Municipais e Prefeituras de Pernambuco, que aconteceu no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú.
AGROPECUÁRIA PUXOU
No terceiro trimestre, a agropecuária (11,4%) foi responsável por influenciar a performance do PIB, embora a participação do setor na economia pernambucana seja menor. Em seguida veio a indústria (5,3%) e os serviços (3,2%).
No congresso, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), a gestora apresentou dados importantes sobre seus dois primeiros anos de governo por meio da palestra com o tema “Avanços e Desafios no Desenvolvimento do Estado de Pernambuco”.
A governadora disse que o Estado estava estagnado e que o desafio ao chegar ao governo foi retomar o crescimento. Destacou diversas iniciaivas ao longo da gestão, como o PE na Estrada, o Águas de Pernambuco, o Programa Juntos pela Educação, o Cuida PE e um trabalho dedicado à assistência social.
“Depois do terceiro mês consecutivo de grande geração de emprego, chegando ao primeiro lugar no Nordeste na geração de emprego de carteira assinada, a gente comemora o crescimento de 4,9% do PIB no último trimestre. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, mas não do meu sozinha. Compartilho isso com quem faz a economia de Pernambuco girar e também com os municípios pernambucanos, que têm trabalhado de maneira incansável para dar condições para que novos negócios possam ser abertos, a gente tenha mais emprego correndo e a economia girando”, celebrou Raquel.
DESTAQUES NO PIB
A estimativa trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, calculada pela Agência Condepe-Fidem, mostrou que o resultado da economia pernambucana no trimestre encerrado em setembro apresenta variação maior que a do Brasil, que foi de 4,0%, consolidando uma sequência de quatro trimestres com desempenho superior.
Do ponto de vista do período acumulado de janeiro a setembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, a economia de Pernambuco teve uma variação em volume no PIB de 4,7%, enquanto para o Brasil a taxa foi de 3,3%.
Na agropecuária, que contempla a agricultura em lavouras permanente e temporária e a pecuária em geral, o destaque foi para o desempenho da pecuária. Na indústria houve uma maior produção na eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, bem como na Indústria de transformação, mais especificamente na fabricação de bebidas e veículos automotores, reboques e carrocerias, ratificado pelos dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Dentre as atividades dos serviços, o comércio se sobressaiu com a maior variação, enquanto as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados foram a exceção, com registro de variação negativa. Foi a única com queda dentre todas as dez atividades consideradas no Sistema de Contas Regionais trimestrais de Pernambuco.
Fonte: JC
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Pernambuco
Governadora Raquel Lyra responde questionamento de Rony Russo sobre requalificação da PE-510 na Ilha de Assunção
Em resposta a um questionamento feito pelo vereador Rony Russo em suas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, comentou sobre a situação da PE-510, rodovia que liga a Ilha de Assunção ao restante do município de Cabrobó. O pedido de requalificação da estrada foi apresentado por Russo, que destacou a importância da via para o tráfego, o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento da região.
“Bom dia, @dr_ronyrusso. Tudo bem? Estamos atentos! Está em andamento a elaboração do projeto de engenharia das obras de restauração da PE-510, no trecho que vai de Cabrobó à Ponta da Ilha de Assunção, com 18,7 quilômetros de extensão. #EquipeRL” – escreveu o perfil da governadora, em resposta ao comentário do parlamentar.
Rony Russo, por sua vez, agradeceu a resposta da governadora, mas destacou que é necessário acompanhar de perto o processo para garantir que a requalificação saia do papel. “Após nosso pedido pela requalificação da PE-510, localizada na Ilha de Assunção, fomos informados pela governadora @raquellyraoficial que o projeto de engenharia para a restauração dessa estrada já está em andamento.”
“Seguiremos acompanhando de perto esse processo e trabalhando juntos por melhorias para nossa cidade e região. O progresso só é possível quando unimos forças!“, declarou o vereador.
A PE-510 é uma das principais reivindicações dos moradores da região, especialmente por seu papel no transporte de mercadorias e no acesso a serviços essenciais. Nos últimos anos, o estado da rodovia tem sido motivo de constantes queixas devido aos buracos, à falta de sinalização e à insegurança no tráfego.
Fonte: Blog do Didi Galvão
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Pernambuco
Pernambuco terá primeira Casa da Mulher Brasileira
Mais cuidado e acolhimento para as mulheres pernambucanas!
Com um investimento de R$ 19,2 milhões, Pernambuco terá sua primeira Casa da Mulher Brasileira no Recife, além de unidades em Caruaru e Petrolina.
O objetivo do projeto é facilitar o acesso das mulheres aos serviços especializados, promovendo o enfrentamento à violência, o empoderamento e a autonomia econômica.
A Casa vai reunir, em um só lugar, acolhimento, apoio psicológico, delegacia, juizado, Defensoria Pública e outros serviços. Também contará com brinquedoteca, transporte e alojamento temporário, garantindo um atendimento completo e humanizado.
Juntas e juntos, construiremos um futuro sem violência e com mais oportunidades para as mulheres!
o
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Pernambuco
MPPE recomenda que Detran-PE crie regra para impedir favorecimentos nos registros de autoescolas
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à direção do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) que adeque as normativas internas, com objetivo de evitar qualquer possibilidade de favorecimento nas renovações dos registros de Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas.
Na recomendação, o promotor de Justiça Josenildo da Costa Santos fixou prazo de 120 dias para que o diretor-presidente do Detran-PE providencie a inclusão de regra que impeça o credenciamento ou renovação de credenciamento de CFCs cujos proprietários, diretores e instrutores tenham vínculo profissional com o órgão. A inexistência desse tipo de vínculo deve ser comprovada com a apresentação de declarações.
“Tramita na 26ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Patrimônio Público) o Inquérito Civil nº 01998.000.181/2023, em cujos autos se apura a existência de supostas irregularidades no funcionamento dos CFCs, uma vez que alguns deles contariam com participações de parentes de servidor do Detran-PE nos quadros societários, em afronta direta ao que determina a Portaria Detran-PE nº 3.761/2015”, ressalta o promotor no texto.
Apesar de a portaria estabelecer a restrição ao credenciamento de CFCs cujos donos, diretores ou instrutores tenham relação de parentesco com servidores do Detran, a portaria tem uma brecha no processo de renovação do registro dessas empresas, pois no texto não existe o mesmo tipo de exigência. Por conta disso, o MPPE pediu que o órgão adote medidas preventivas nesse sentido.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos