Um dos interlocutores do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com a Faria Lima, o empresário Filipe Sabará teve um novo encontro com integrantes do mercado financeiro na terça-feira (20/1), em São Paulo.
A reunião aconteceu em formato de almoço e contou com representantes de ao menos 20 bancos e assets, como são chamadas instituições que administram fundos e carteiras de investimentos (veja a lista abaixo).
O político Filipe Sabará
Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Filho mais velho de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para representá-lo nas eleições de 2026
HUGO BARRETO / METRÓPOLES
@hugobarretophoto
Flávio Bolsonaro em visita ao pai, Jair Bolsonaro
HUGO BARRETO / METRÓPOLES
@hugobarretophoto
Segundo participantes, Sabará, que foi secretário de Desenvolvimento Social da gestão Tarcísio, reforçou que a candidatura presidencial de Flávio é “pra valer” e deu sinalizações sobre as ideias do senador para a economia.
Aliado dá pistas sobre futuro ministro da Fazenda
Uma das perguntas mais recorrentes feitas a Sabará durante o almoço, de acordo com relatos, foi sobre quem seria o ministro da Fazenda, caso o filho “01” de Jair Bolsonaro seja eleito presidente da República em outubro.
Sabará, segundo apurou a coluna, evitou cravar nomes. Afirmou que essa definição só deve sair depois de abril, quando acaba o prazo para quem vai disputar as eleições se desincompatibilizar de cargos públicos.
O ex-secretário, porém, deu algumas pistas. Disse que o futuro ministro deve ser alguém que defende o equilíbrio fiscal e que entende sobre política tributária, área em que o senador avalia haver uma “crise contratada”.
Sabará afirmou que, se eleito, Flávio e sua equipe econômica trabalharão para reduzir impostos mediante corte de gastos. Ele disse ainda que ex-integrantes do governo Bolsonaro tem ajudado o senador na pré-campanha.
Esse foi pelo menos o segundo grande encontro do interlocutor de Flávio com o mercado financeiro. Na semana passada, como noticiou a coluna, ele se reuniu com executivos de seis bancos e gestoras.
Veja a lista das instituições que foram ao almoço:
- Absolute
- BRAM
- Bradesco
- BTG Pactual
- BW
- C6 Bank
- Genoa
- Ibiúna
- Itaú Asset
- Itaú BBA
- JP Morgan
- Kapitalo
- Kinea
- Legacy
- Porto Seguro
- Safra Asset
- Santander
- Sicredi
- SPX
- Votorantim