Conecte-se Conosco

Pernambuco

Em Pernambuco, jovens fazem a direita “sair do armário” e querem debater política

Publicado

em

O professor de história Emerson Lardião, de 28 anos, é de direita. Da nova direita/ Luiz Pondé é um pensador dessa corrente Foto: Ashlley Melo e Divulgação

O professor de história Emerson Lardião, de 28 anos, é de direita. Da nova direita/ Luiz Pondé é um pensador dessa corrente
Foto: Ashlley Melo e Divulgação

Não são direitistas que pregam a volta da ditadura militar e o extermínio de qualquer proposta ou projeto encampado por um governo de esquerda.

O professor de história Emerson Lardião, de 28 anos, é de direita. Da nova direita. Emerson não é único e faz parte de um grupo que assume ser o que é. E, sobretudo, o que não é. Não é direitista que prega a volta da ditadura militar e o extermínio de qualquer proposta ou projeto encampado por um governo de esquerda. Defende que a vida das pessoas seja cada vez menos regulada pela mão do Estado. Porém, se são todos liberais na economia e defendem o livre mercado, os “neo-direitistas” divergem no que se refere aos costumes da sociedade, sendo mais flexíveis do que a direita tradicional, buscando dialogar com os pontos divergentes.

“Ser de direita é defender, dentre outros pontos, que essa presença menor do Estado é um ponto essencial no combate à corrupção que tanto afeta a nossa sociedade”, define ele. Nos últimos dois anos pessoas como Emerson têm feito com que a direita empunhe a bandeira e que essa palavra seja assumida. Deixe de ser uma acusação para o professor, acompanhada de alcunhas como “coxinha”, por tantas vezes usadas no embate com os “petralhas”.

Uma das instituições que surgem com esse novo pensamento é o Observatório de Elites Políticas, que analisa serem os “neo-direitistas” pessoas na maioria entre 16 e 35 anos, que se unem para discutir política em centros conhecidos por fomentar discussões liberais para esse público.

Caso do Instituto Liberdade e do Instituto Millenium que, financiados por grandes empreendedores brasileiros, apostam na discussão dessas ideias. “É uma direita liberal em costumes e economia, não religiosa, conservadora em política e a favor da propriedade privada e do direito à expressão sem aparelhamento do estado. Uma direita sem nenhum vínculo com a guerra fria e a ditadura”, explica o filósofo Luiz Felipe Pondé, um dos pensadores que norteiam esse movimento.

Para ele, foi a tônica política do “nós contra eles” do PT que catalisou o surgimento desse grupo: “Eles estão também de saco cheio com o monopólio esquerdista nas universidades, nos tribunais e nas redações. A esquerda, por muito tempo, se vendeu como única forma honesta de se pensar o País.”

Mas essa nova direita pode, em alguns pontos, possuir um discurso que pede justamente a presença deste Estado, em questões que perpassam pela liberdade pessoal, assemelhando-se ao discurso da direita tradicional. Emerson marca “não” ao direito de abortar e “não” ao consumo de drogas ilícitas, temas que não são um consenso entre eles. É o que explica o também direitista Anderson Macena, 25 anos. “A nova direita brasileira é dividida em três: liberais, libertários e conservadores. Embora todos sejam contrários ao discurso da extrema-direita, os conservadores são os mais identificados com uma agenda menos progressista nos costumes”, pontua o gastrônomo, que assim como Emerson, defende essa linha mais conservadora.

Posição essa que nem de longe é adotada pela engenheira civil Camilla Pontes, 32 anos, que mora no Recife. Ela acredita que a regulação do Estado precisa ser minimizada não só na economia, mas na vida das pessoas. “Precisamos defender o direito individual. Me coloco favorável a temas como a legalização das drogas e ao aborto”, diz.

 

Embora não concordem em alguns temas, eles apontam que o debate com a esquerda, “desde que estes estejam dispostos a ouvir”, é importante e serve para o crescimento de uma democracia madura, rejeitando qualquer tipo de extremismo de um lado como do outro. “Todos podem ter contribuição nessa construção. O que precisamos também é de menos intolerância”, conclui Camilla.  

NESSE VÍDEO PONDÉ ANALISA AS MANIFESTAÇÕES RECENTES EM SÃO PAULO. É BOM PARA ENTENDER UM POUCO SOBRE O QUE PENSA O FILÓSOFO.

(Do Jc On Line)

Pernambuco

MPF instaura procedimento para acompanhar preenchimento de vagas do Programa Mais Médicos em 30 municípios de Pernambuco

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF), em Pernambuco, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), instaurou procedimento administrativo para acompanhar o preenchimento das vagas ofertadas no Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, nos 30 municípios pertencentes à área de abrangência da Procuradoria da República em Pernambuco (ver lista abaixo).

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão em Pernambuco, Carolina de Gusmão Furtado, instaurou procedimento para acompanhar a questão a partir da publicação de edital de adesão ao Mais Médicos em novembro de 2018, após a saída de 8,5 mil médicos cubanos e a consequente abertura das vagas decorrentes no programa. 

Conforme destaca o MPF, a saída dos profissionais de Cuba provocou grande migração de médicos que atuavam em outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Mais Médicos, o que pode acarretar graves prejuízos aos serviços públicos de saúde.

A PRDC reforça que 40% dos inscritos já atuavam na Estratégia Saúde da Família, havendo a possibilidade de ocorrência da prática de acumulação ilícita de cargos pelos médicos, o que é vedado pela Constituição.

Foi expedido ofício para que o Ministério da Saúde informe, em até dez dias úteis, o número de vagas ofertadas e de profissionais inscritos no Programa Mais Médicos em Pernambuco, bem como número e locais de vagas não preenchidas, seja por falta de interessados ou por não apresentação de inscritos no local. Também deverá informar a lista nominal dos inscritos, com identificação dos que já atuavam no SUS, além do número de profissionais que já se estabeleceram e as respectivas localidades.

Municípios abrangidos: Abreu e Lima, Araçoiaba, Bom Jardim, Bueno Aires, Camaragibe, Carpina, Chã de Alegria, Feira Nova, Fernando de Noronha, Gameleira, Glória de Goitá, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, Tracunhaém, Vitória de Santo Antão. 

Procedimento administrativo nº 1.26.000.000005/2019-99 – Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF/PE

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco cobra antecipação das diárias do Carnaval

Publicado

em

Por meio de ofícios enviados esta semana às secretarias de Defesa Social (SDS) e Administração (SAD), bem como aos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) lembrou a necessidade de serem pagas antecipadamente as diárias do Carnaval.

No ofício encaminhado ao secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o presidente da ACS-PE, Albérisson Carlos, destaca que a antecipação é prevista por lei e que os profissionais da segurança estão preocupados.

“Venho através deste manifestar o sentimento de preocupação dos policiais bombeiros militares, no tocante ao ‘pagamento’ das diárias do ‘período momesco’ que se aproxima, bem como lembrar que alguns eventos prévios acontecerão ao citado período”, escreveu.

Ainda no documento, Albérisson frisa que o atraso do pagamento das diárias dos policiais e bombeiros tem se repetido com muita frequência em Pernambuco.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Secretaria de Educação de Arcoverde reúne professores e anuncia pagamento do piso salarial

Publicado

em

Os professores arcoverdenses receberam uma boa notícia na última sexta-feira, durante o “I Encontro da Secretaria de Educação da Prefeitura de Arcoverde – Edição 2019”. Na ocasião, o controlador municipal, Aldênio Ferro, informou que a prefeita Madalena Britto deve enviar à Câmara de Vereadores na próxima semana o projeto de lei que garante o pagamento do piso nacional da categoria.

Segundo Aldênio, o governo pretende pagar o salário com reajuste ainda em fevereiro. Ele destacou que, mesmo sendo obrigação, muitos municípios não estão conseguindo pagar o piso por dificuldades financeiras. “Nós sabemos que mesmo sendo lei, muitos municípios não têm conseguido pagar o piso. Mas Madalena não se cansa. A prefeita sempre luta para cumprir a lei e para satisfazer os professores”, disse.

Além de professores, o encontro também contou com a participação de gestores e coordenadores de todas as escolas da rede municipal e integra a Semana de Início do Ano Letivo. Estiveram presentes a nova secretária de Educação, Zulmira Cavalcante, o controlador Aldênio Ferro e Irailda Leandro, do Sindicato dos Servidores Municipais.

O evento começou com apresentação da Orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte e foi desenvolvido com oficinas ministradas por profissionais da Editora FTD e uma palestra com o tema “Protagonismo Juvenil, o que eu tenho a ver com isso?”.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending