Conecte-se Conosco

São José do Belmonte

Em Serra Talhada, familiares ainda aguardam devolução de objetos

Publicado

em

Após a perda irreparável dos parentes, outras se somaram nos últimos 12 meses, inclusive as que poderiam ser reparadas pelo Estado.

Familiares das vítimas de Serra Talhada (ainda aguardam a devolução de equipamentos eletrônicos, especialmente celulares, que estavam com as vítimas no momento em que eram reféns e foram mortas pela Polícia Militar na madrugada de 7 de dezembro de 2018, quando se tentava frustrar roubos a bancos.

Seriam pelo menos cinco celulares, com dados pessoais e “desimportante” para a investigação policial.

Mesmo concluído o inquérito há sete meses, a família percorre um calvário da reparação. Isso porque em outra frente luta pela indenização por danos morais e materiais da perda dos provedores familiares. O tempo da ausência é também da loja fechada em Serra Talhada, da falta de manutenção pelos provedores familiares que eram João Batista (morto com o filho Vinícius) e Cícero Tenório (morto com a esposa Claudineide e o filho Gustavo, deixando órfã a filha Stefany em São Paulo).

“Ficaram aqui a viúva e o filho mais novo. João era quem mantinha a família, resolvia tudo. Era nosso irmão, mas também um grande pai para todos. Como vão ficar a minha cunhada e o meu sobrinho, com uma vida toda pela frente?” O desabafo de Vera Magalhães, irmã de João Batista, foi feito há alguns dias e é o mesmo de um ano atrás, porque quase nada avançou. Em 12 meses, o que se tem de mais concreto é a resposta sobre o “quem matou”, mas nada muito além disso. A indignação da família é maior porque em maio deste ano, passados cinco meses desde a tragédia, uma comissão de representantes do Governo do Estado com o Ministério Público esteve em Serra Talhada e Brejo Santo para conversar com as famílias sobre “o que estão precisando”. Participaram o Núcleo de Atendimento às Vìtimas de Violência (Nuavv), do Ministério Público; equipe técnica do Centro de Referência de Apoio às Vítimas de Violência (Cravv) da Secretaria da Proteção Social e Casa Militar.

Na reunião, além do pedido oficial de “desculpas”, ofereceram atendimento psicológico por videoconferência e que tentariam agilizar a devolução dos equipamentos eletrônicos. É ainda houve o questionamento se a família iria processar o Estado.

“Eu pensei que apesar da demora eles fossem fazer alguma coisa, mas ficaram só prometendo. Isso dói muito pra gente”, desabafa Regina Magalhães. Perdeu o sobrinho, o irmão e a paciência por não ver decisões concretas nos últimos sete meses dos 12 desde a tragédia.

A viúva Cláudia Magalhães e o filho João Victor, de 11 anos, estão passando por atendimento psicológico oferecido pelo próprio município de Serra Talhada, fato que foi de conhecimento da comitiva.

Em junho deste ano, já quase 30 dias após a visita do Ministério Público com o Governo do Estado, Claudia Magalhães envia mensagem para a promotora de Justiça Josiane França agradecendo o apoio, mas dizendo que continuará o atendimento com “Amanda”, a psicóloga que já a acompanha, assim como seu filho, por todos os meses em que o Estado do Ceará não oferecia qualquer apoio.

Após a visita, Cláudia, a sua dor e a de João Victor não poderiam ser tratadas por videoconferência.

Questionada pela reportagem sobre a demora na devolução de equipamentos, o Ministério Público afirmou que “a família de Serra Talhada solicitou apoio do MPCE para recuperação de quatro aparelhos celulares das vítimas, que haviam sido apreendidos para perícia. Porém, só apresentaram uma documentação comprobatória de um único telefone. Após articulação com os órgãos envolvidos na investigação, este único aparelho foi entregue ao Nuavv nesta semana e será enviado para a família. As duas famílias de vítimas do caso dispensaram a assistência psicossocial proposta pelo Nuavv/Cravv.

A família de Serra Talhada detalhou que ficaria sendo atendida por instituições profissionais da própria localidade”. Após a provocação da nossa equipe sobre se seria essa a resposta a dar aos familiares quanto aos celulares, o Ministério Público enviou, na mesma manhã de ontem, outra nota informando que “todos os quatro telefones das vítimas estão em posse do MPCE, tendo sido recebidos nesta sexta-feira”. Ainda conforme a nota, um dos celulares foi identificado, e os outros serão encaminhados para a Polícia fazer a identificação dos mesmos. A liberação será feita mediante apresentação de comprovante de posse apresentado pela família.

Psicológico

De acordo com Stefferson Nogueira, advogado da família, a escolha de Cláudia por manter o atendimento que já fazia deve-se à própria demora em uma resolução por parte do poder público cearense, que só fez a primeira (e única) visita cinco meses após a tragédia, quando as famílias buscaram atendimento psicossocial no serviço público municipal. (Por Nill Junior)

 

São José do Belmonte

Anúncio da ida de Márcia Conrado para o PT movimentou cenário político em Serra Talhada

Publicado

em

Nesta semana o fato novo no cenário político de Serra Talhada, foi o anúncio feito pela presidenta do PT municipal, Cleonice Maria, da filiação da pré-candidata do governo e atual secretária de Saúde, Márcia Conrado, ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Essa possibilidade já havia sido ventilada na Coluna do Domingão do dia 24 de novembro, quando publicamos que uma costura feita pela deputada estadual Tereza Leitão e a deputada federal Marília Arraes levou Márcia Conrado a acompanhar a agenda do ex-presidente Lula, em Recife, quando este participou do Festival Lula Livre.

O blog em primeira mão anunciou há época, que o prefeito Luciano Duque não havia deixado a legenda. com a filiação de sua indicada a sucessão do executivo municipal ao partido, a chances de sua saída da legenda praticamente se resumiram a zero. Vitória de Tereza Leitão e Cia, que assim desejavam que fosse.

Outro fato que também chamou a atenção durante a semana na Capital do Xaxado, foi o silêncio de Márcia após o anúncio de sua filiação, por parte da presidenta da legenda. Ela não comemorou em suas redes sociais, e em contato com a sua assessoria, recebemos a resposta que não iria comentar.

A decisão da pré-candidata em não comentar a sua ida para o PT, gerou expectativas e levantou a hipótese de que ela não estaria migrando de bom gosto para a legenda.

A sua ida para o partido também gerou críticas. O comunicador Anchieta Santos, por exemplo, disse que Márcia não tem identificação ideológica com o partido e que sua filiação ao PT é uma tentativa de “pegar carona na popularidade” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na mesma linha de pensamento foi o pré-candidato a prefeito pela oposição, o médico Carlos Evandro. Ao programa Farol de Notícias, na rádio Vila Bela FM, Carlos disse que a filiação de Márcia Conrado ao PT, seria apenas uma “acomodação” e questionou: “qual a ideologia de Márcia Conrado no PT? De história dela [no partido], de sindicato… Não existe!”, afirmou o médico.

Já o prefeito Luciano Duque em defesa de sua indicada, afirmou que a ida dela para o mesmo partido que o seu “fortalece o projeto que mudou Serra Talhada”. Para ele, Márcia “está preparada para construir um novo modelo”.

Márcia, então, resolveu quebrar o silêncio e em uma nota enviada ao blog neste sábado (25.01), respondeu ao nosso questionamento e justificou a sua ida para o Partido dos Trabalhadores destacando que “o PT ajudou a transformar Serra Talhada”.

Segundo ela: “basta olhar Serra Talhada hoje e comparar com um passado não tão distante para compreender o quanto avançamos durante os governos petistas, e avançamos em todas as áreas, na saúde, na educação, no social, nos esportes, na cultura, no meio ambiente”.

Márcia encerra a nota dizendo que se sente muito a vontade para se filiar ao PT e parafraseando o prefeito Luciano Duque: “estamos fortalecendo um projeto que mudou Serra Talhada, e que vai continuar construindo o melhor pra nossa terra”.

Segundo informações de algumas fontes da Capital do Xaxado, o ato de assinatura da filiação de Márcia Conrado ao PT estaria sendo planejado para o dia 13 de fevereiro, durante um evento do partido na cidade. (Do Nill Jr  – Por A André Luis)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

São José do Belmonte

Polícia investiga morte de andarilho encontrado em estrada carroçável na zona rural de Cedro-PE

Publicado

em

A Delegacia de Polícia Civil de Cedro-PE instaurou um inquérito para investigar a morte de um andarilho identificado como Damião Pereira de Souza, idade desconhecida, encontrado sem sinais vitais em uma estrada carroçável, na zona rural do município, na noite de ontem, 24.

Natural de Jardim-CE, Damião foi localizado morto na estrada conhecida como “corredor de Bel”, próximo ao Posto Cedro Diesel, distante 1 km da zona urbana. Moradores da área acionaram a Polícia Militar. A delegacia registrou o caso como morte a esclarecer.

Uma testemunha disse que o andarilho vivia pelas ruas de Cedro, mas era natural de Jardim e tem uma irmã conhecida por Lúcia Félix, residente na Rua do Cemitério.  (Da redação do Blog Alvinho Patriota)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

São José do Belmonte

Salgueiro: Candidatos formam filas na Câmara de Vereadores para pedir a isenção de taxas do concurso público

Publicado

em

Um dos assuntos mais comentados em Salgueiro nos últimos dias é o concurso público da Câmara de Vereadores. O tema ganhou destaque ainda maior nessa quinta-feira, 23, após o Instituto Consulpam lançar o edital e abrir as inscrições do certame. Ontem e hoje, candidatos formaram filas extensas na Casa Epitácio Alencar com intuito de solicitar isenção das taxas.

A seleção oferece 18 vagas, de níveis Fundamental, Médio e Superior, nos cargos de Contador (1), Procurador do Legislativo (1), Agente Administrativo (6), Técnico em Informática (4), Auxiliar de Serviços Gerais (4), Recepcionista (1) e Assistente da Ouvidoria (1). As taxas custam R$ 60 para nível Fundamental, R$ 80 nível Médio e R$ 130 para nível Superior.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 3 de fevereiro. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, quem não conseguir o benefício pode apresentar recurso. O resultado definitivo está previsto para o dia 10 de fevereiro. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending