Conecte-se Conosco

Destaque

Empresário do setor portuário contradiz Temer sobre coronel Lima

Publicado

em

Enquanto presidente negou que o amigo arrecadasse recursos, Gonçalo Torrealba disse que o PM aposentado pediu doação à campanha do emedebista

Em depoimento à Polícia Federal, dentro das investigações da operação Skala, o empresário Gonçalo Torrealba, um dos sócios do Grupo Libra, contradisse o presidente Michel Temer sobre o papel do coronel João Batista Lima Filho.

O policial militar aposentado foi um dos presos durante a operação, deflagrada em março último, e que apura a prática de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, em troca de propina, Temer teria assinado decreto, em maio do ano passado, que ampliou de 25 para 35 anos os prazos dos contratos de concessão e arrendamento de empresas que atuam em portos, permitindo que eles possam ser prorrogados até o limite de 70 anos.

“O senhor João Batista me auxiliou em campanhas eleitorais, mas nunca atuou como arrecadador de recursos”, disse Temer, ao responder por escrito questionário da PF sobre o inquérito.

Já Torrealba, que mora nos Estados Unidos, afirmou em depoimento do dia 3 de abril, segundo o blog da Andréia Sadi, no portal G1, que recebeu um pedido do coronel Lima para doação à campanha de Temer “há mais de dez anos”.

O empresário ainda teria dito que “se encontrou mais algumas vezes com João Baptista até informar definitivamente que não poderia doar para Temer”. O motivo, ainda conforme o depoimento, seria que a Libra e os sócios contribuíam apenas com candidaturas majoritárias e partidos.

À época, Temer concorria a uma vaga na Câmara dos Deputados, ou seja, tratava-se de uma eleição proporcional.

Encontros

O empresário foi um dos alvos da operação Skala, mas não chegou a ser preso porque estava fora do país. Comprometeu-se, no entanto, a comparecer para prestar esclarecimentos, sempre que fosse acionado, durante as investigações.

Torrealba confirmou conhecer Temer há cerca de 15 anos. Disse que, como deputado, ele o recebia para ouvir demandas institucionais da área portuária. Gonçalo Torrealba também revelou ter recorrido ao coronel Lima para agendar encontro na Secretaria dos Portos.

“Gostaria de esclarecer que somente entrou em contato com João Baptista porque de fato tinha urgência em solucionar as pendências nas renovações, uma vez que havia prazo fatal de menos de um mês para seu encerramento”, afirmou o empresário no depoimento.

Ele negou irregularidades ou doações por meio de caixa dois, mas admitiu que o grupo Libra foi beneficiado pelo decreto dos portos.

Operação

Além do coronel Lima, outros amigos do presidente, a exemplo do advogado José Yunes e do ex-deputado Wagner Rossi, chegaram a ser detidos na operação Skala. No despacho que autorizou as prisões, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso, relator do caso na Corte, considerou haver “indícios que demonstram a possibilidade de se estar diante de um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos, em troca de recursos privados, para fins pessoais e eleitorais, que persistiria por mais de 20 anos no setor de portos, vindo até os dias de hoje”.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Serra Talhada: Prefeito Luciano Duque inaugura creche municipal da Cagep

Publicado

em

A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou na última sexta-feira, a Creche Municipal Edileusa Vieira da Silva, no bairro da Cagep. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a creche leva o nome da professora Didi, como era conhecida, que além de moradora do bairro da Cagep, deixou grande contribuição para a educação do município. Além da creche, também foi inaugurada a pavimentação do entorno do equipamento.

O equipamento dispõe de cozinha, despensa, copa, lactário, administração, lavanderia, área de apoio, multiuso, 2 salas de pré-escola e 2 salas de creche, distribuídas em 890,73m2, com capacidade para 188 crianças. “Um orgulho está entregando à população um equipamento lindo e funcional, já começando a atender 115 crianças do bairro e do entorno”, comentou a secretária de Educação, Marta Cristina.

O prefeito Luciano Duque também comemorou a entrega do equipamento aos moradores. “Foi com muito orgulho que inauguramos a quinta creche durante o nosso governo, proporcionando a cerca de 2.500 crianças uma educação de qualidade, conduzida por profissionais capacitados e em um ambiente que nos enche os olhos. As nossas creches são modernas e bem equipadas, padrão de primeiro mundo, e isso nos deixa muito feliz, por saber que toda essa qualidade está a serviço do nosso povo. Vamos continuar trabalhando incansavelmente, para oferecer a população de Serra Talhada uma cidade cada vez melhor”, disse.

O filho da homenageada, Talles Antônio Vieira, agradeceu ao governo municipal pela homenagem feita à sua mãe, conhecida como Didi da Cagep. “Eu quero agradecer, porque é com muita alegria que a gente inaugura essa creche, e de fato minha mãe é merecedora desta homenagem por tudo que fez pela comunidade e pelas pessoas”. A moradora Soraya Daniela também comemorou a chegada da creche. “É uma maravilha, o que a gente tanta esperava, e graças a Deus foi concluída, agora temos um local apropriado para deixarmos nossas crianças”, comemorou.

Além do prefeito Luciano Duque e da secretária de Educação Marta Cristina, o evento contou com a presença da primeira-dama, Karina Rodrigues, do vice-prefeito Márcio Oliveira, da secretária executiva de Educação, Neuma Antunes, do ex-secretário de Educação, Edmar Júnior, e dos vereadores Manoel Enfermeiro, Nailson Gomes, Rosimério de Cuca, José Raimundo, Ronaldo de Deja, Sinésio Rodrigues, Agenor de Melo, Dedinha Inácio e Alice Conrado.

MUDANÇA NA AGENDA: ORDEM DE SERVIÇO ESCOLA DO BAIRRO VILA BELA

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada informa que a Ordem de Serviço da Escola do bairro Vila Bela será nesta terça-feira (19), às 16h. Sua presença é muito importante!

A Prefeitura Municipal informa ainda que a entrega dos 2 novos tratores à população, que estava prevista para esta segunda-feira (18), foi cancelada e acontecerá em nova data a ser anunciada.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Bandido de Verdejante assalta posto de combustíveis em Salgueiro

Publicado

em

De

Um posto de combustíveis localizado na Rua Alberto Soares, próximo à Praça Elias, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro, foi assaltado por volta das 15h45 desse sábado, 16. Segundo a Polícia Militar, o crime foi praticado por um homem de 29 anos que reside no bairro Padre José e Maria, em Verdejante.

À polícia, um frentista do estabelecimento relatou que o criminoso chegou ao local com uma das mãos embaixo da camisa, dando a entender que estava armado e exigindo dinheiro. Ele roubou aproximadamente R$ 200 do posto e fugiu.

Os policiais fizeram rondas pelas imediações e conseguiram encontrar o suspeito, que confessou ter cometido o assalto e se desfeito do dinheiro ao avistar a viatura. O indivíduo, que andava com aproximadamente 0,36 gramas de crack, foi levado para a delegacia e autuado em flagrante. (Do Blog Alvinho Patriota – Foto Ilustrativa)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

 

Continue lendo

Destaque

Exoneração de Bebianno ainda não foi publicada no ‘Diário Oficial’

Publicado

em

A não formalização da demissão, pelo menos por ora, indica que o governo ainda está tratando do assunto

edição regular do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 18, já está no ar e não traz a exoneração de Gustavo Bebianno do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, como era esperado. No DOU desta segunda-feira, 18, Bebianno ainda é formalmente ministro. O documento oficializa atos assinados por ele na última sexta-feira, 15, dentre os quais uma portaria sobre atribuições de assessores especiais da pasta.

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo antecipou no sábado, 16, o presidente Jair Bolsonaro já estava com o ato de demissão do ministro assinado. O próprio ministro também já havia dito que tinha recebido sinalizações de que sua dispensa sairia no Diário Oficial de hoje. No entanto, o ato não veio publicado ainda, mas pode sair em edição extra ao longo do dia.

A não formalização da demissão, pelo menos por ora, indica que o governo ainda está tratando do assunto. No fim de semana, o presidente Bolsonaro e auxiliares, como o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, tiveram reuniões para encontrar uma forma “honrosa” de demitir Bebianno, o que também poderia ter sido feito ainda no fim de semana em edição extra do Diário Oficial, se o governo quisesse.

Nos últimos dias, políticos e militares tentaram interceder a favor de Bebianno, mas o presidente estava irredutível e, segundo apurou o Estado, deverá nomear um militar para o lugar do ministro. O general Floriano Peixoto deve ficar à frente da Secretaria, ao menos interinamente – ele é o secretário executivo da pasta. Com isso, Peixoto seria o oitavo militar a ocupar o primeiro escalão do governo, o que tornaria a Casa Civil a única pasta palaciana sob a liderança de um civil.

Bebianno vem sendo acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL ocorridas na época em que ele presidia o partido, que também tem o presidente Bolsonaro como filiado. A crise cresceu quando o vereador Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente, chamou Bebianno de mentiroso, declaração que foi reforçada pelo próprio presidente.

 Por Estadão Conteúdo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending