Maurício Camisotti firma delação com a PF em caso de descontos indevidos a aposentados
Lucione Nazareth/VGN
O empresário Maurício Camisotti celebrou acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal no qual concorda em devolver cerca de R$ 400 milhões, em razão de envolvimento em um esquema de descontos indevidos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são do site Poder360.
Segundo o portal, o valor foi encaminhado ao ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), que, em análise preliminar, aceitou os termos da colaboração. A quantia supera os cerca de R$ 200 milhões que o empresário afirma ter recebido no esquema.
De acordo com os termos do acordo, a diferença foi ajustada com a inclusão de correções e penalidades, elevando o montante total a ser ressarcido ao erário e às vítimas dos descontos indevidos.
Apesar da aceitação inicial, a delação ainda depende de validação institucional. O ministro André Mendonça encaminhou os termos à Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá avaliar o conteúdo e apontar eventuais lacunas ou a necessidade de complementações antes da homologação definitiva. A expectativa é de manifestação até 22 de abril.
Camisotti foi preso em setembro de 2025 durante a Operação Sem Desconto, que também atingiu outros investigados, incluindo o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Ele é apontado pela investigação como sócio oculto de entidade envolvida no esquema e beneficiário direto das fraudes na Previdência.
Em março deste ano, o empresário foi transferido da Penitenciária II de Guarulhos (SP) para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde permanece à disposição das investigações.
Por Didi Galvão