Conecte-se Conosco

Pernambuco

Empresas do Polo de Confecções de Pernambuco doam mais de 20 mil máscaras de proteção ao IMIP

Publicado

em

Os 37 empresários doadores fazem parte do projeto “Máscaras para Todos”, uma iniciativa do Governo de Pernambuco para ajudar o setor neste momento de pandemia

O Polo de Confecções de Pernambuco atingiu a marca de 6 milhões de máscaras de proteção vendidas. E como forma de agradecimento à sociedade pernambucana pelo apoio recebido neste momento de pandemia da Covid-19, 37 empresários do local doaram mais de 20 mil máscaras ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), para que sejam repassadas aos acompanhantes de pacientes que estão no local. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (26), na sede do hospital, no bairro dos Coelhos, no Recife.

Os produtos estão sendo fabricados graças ao projeto “Máscaras para Todos”, que é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, para ajudar o setor neste momento de pandemia. Desde o início de abril, o Poder Público Estadual vem colocando em prática um plano de ação para fortalecer o setor, fornecendo linha de crédito e apoio técnico para que as micro e pequenas empresas produzam máscaras e outros equipamentos de proteção às pessoas.

O próprio Governo de Pernambuco já adquiriu, através da AD Diper, um lote de 1 milhão de máscaras de tecido do Polo de Confecções. Também foram adquiridas 200 mil unidades de protetores faciais para abastecer os servidores que continuam trabalhando em contato com o público. Vale destacar que as máscaras de tecido não são indicadas para os profissionais da saúde.

“A iniciativa de doar máscaras ao IMIP partiu dos próprios empresários do polo. Desde o início da pandemia, eles sempre demonstraram o interesse de retribuir, de alguma forma, a confiança depositada neste momento tão difícil em que todos nós estamos passando. Além disso, está sendo uma clara demonstração de união desses empresários em prol de uma causa nobre. Coube ao Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE) definir o local para a doação e fazer toda a articulação entre os envolvidos. O IMIP sugeriu a quantidade de 10 mil máscaras, e as empresas conseguiram dobrar esta meta”, comemora o presidente do NTCPE, Wamberto Barbosa.

Vale a pena lembrar que, desde o início de maio deste ano, está sendo possível adquirir, no site do “Máscaras para Todos” (www.mascarasparatodos.org.br), pacotes de cinco, dez, 50 ou 100 máscaras brancas e lisas, e pagar com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. As entregas dos pedidos aprovados até as 13h estão sendo realizadas por serviço de motoboy no mesmo dia, em no máximo três horas, no caso dos endereços localizados na cidade do Recife. Para os demais municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), ocorrem dentro de cinco horas. Compras realizadas no site depois das 13h têm as entregas realizadas no dia seguinte. Já para o interior do Estado e para o restante do país, o cronograma de entrega está sendo determinado pela plataforma dos Correios.

Na hora da compra, é feito o cálculo no site para definir o frete da entrega, que se baseia no CEP do comprador. Nos pacotes de 50 e 100 máscaras, o valor do frete já estará incluso no valor do produto. O centro de distribuição que foi articulado com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) fica na própria sede do NTCPE, no Bairro do Recife (Rua da Moeda, nº 46). O horário de atendimento é de 9h às 16h, e os pedidos serão despachados a partir das 13h.

Máscaras personalizadas também estão sendo comercializadas. Para ter acesso ao serviço é preciso entrar no site do “Máscaras para Todos” e clicar no slide das máscaras personalizadas. Lá, através do WhatsApp, será feita a negociação sobre a quantidade de máscaras (o número mínimo é 500), e se as peças serão bordadas ou se será utilizada a serigrafia. Neste último caso, poderão ser utilizadas até quatro cores em cada produto.

Segundo Wamberto Barbosa, não existe um preço fixo para se fechar as encomendas. “Cada caso é um caso. Vai depender da quantidade de tinta e das formas escolhidas pelo cliente. Tudo será devidamente acertado no próprio site”, garante, acrescentando: “Antes, só estávamos produzindo o produto todo branco e liso, pois é mais fácil na hora de higienizá-lo com água sanitária. Mas acho que essa nova demanda também chegou para ficar.”

Cerca de 130 micros e pequenas empresas que adquiriram o selo emitido pelo NTCPE, para atestar a padronização e a qualidade do produto, são fornecedoras. Juntas, elas respondem por mais de 2 mil empregos diretos na região. O projeto foi viabilizado com recursos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e integra mais uma ação do plano anunciado pelo governo estadual, no início da pandemia provocada pelo coronavírus, para apoiar as empresas do Polo de Confecções (saiba mais em https://cutt.ly/zylJUjX).

“Esse período difícil está mostrando a dinâmica do empresariado pernambucano. Todos nós estamos tendo que nos adaptar. E por isso vamos sair dessa bem mais fortalecidos”, acredita Barbosa.

O NTCPE é uma organização social contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco para executar as políticas públicas desenhadas para o setor de têxteis e confecções. Por conta da pandemia, o Núcleo tem disponibilizado às empresas, gratuitamente, cadernos técnicos que ensinam como fabricar máscaras e outros equipamentos de proteção contra o novo coronavírus, a exemplo de batas e protetores para os pés. Os manuais estão disponíveis no site www.ntcpe.org.br e descrevem com detalhes as modelagens e insumos necessários para a fabricação de cada produto.

Além dessas empresas que conquistaram o selo de conformidade para fabricar máscaras, outras 15 estão produzindo batas cirúrgicas.  A capacidade de produção destas unidades fabris ultrapassa as 20 milhões de peças por mês, somente no que diz respeito aos protetores faciais. Importante destacar que o Polo de Confecções, capitaneado pelos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, movimenta quase R$ 6 bilhões em negócios por ano e ocupa 250 mil trabalhadores em todo o Estado. (Da AsCom da SDEC – Foto: Marlon Diego/SDEC)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Pernambuco ultrapassa 50 mil curados da Covid-19

Publicado

em

Pernambuco ultrapassou o número de 50 mil pessoas curadas da Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, neste sábado (11), que 50.457 pacientes se recuperaram dessa doença causada pelo novo coronavírus no estado.

Ainda de acordo com o governo estadual, esse número representa 70,6% do total de 71.370 pessoas infectadas que tiveram a confirmação da doença, desde o início da pandemia, em março. Nas últimas 24 horas, Pernambuco contabilizou 974 novas curas.

Do total de pessoas recuperadas clinicamente, 10.519 foram pacientes que precisaram de internamento hospitalar por apresentarem Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os outros 39.938 casos foram leves, não chegando a ocupar leitos da rede de saúde. Fonte: G1

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Camaragibe: políticos se aglomeram durante inauguração de Centro Médico

Publicado

em

Em meio às recomendações de distanciamento social, feitas pelas autoridades de saúde do estado devido à pandemia da Covid-19, a inauguração do Centro de Especialidades Médicas de Camaragibe (Cemec), na sexta-feira (10), causou aglomeração de políticos. Além da prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos), ao menos quatro deputados, estaduais e federais, estiveram presentes no evento (veja vídeo acima).

De acordo com a prefeitura de Camaragibe, estiveram presentes os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e Ricardo Teobaldo (Podemos); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP); e a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB).

Durante a inauguração do local, que oferece serviço de urgência e emergência 24 horas para adultos e crianças, também foi possível ver outras pessoas aglomeradas. Segundo a prefeitura de Camaragibe, “a reabertura do Cemec Tabatinga era um anseio histórico dos moradores do bairro e eles apareceram espontaneamente para o ato simbólico”.

O poder Executivo de Camaragibe afirmou, ainda, que “participaram do ato simbólico apenas a prefeita e os quatro deputados que contribuíram institucionalmente para que o equipamento voltasse a funcionar”. Houve também “demanda de pessoas que foram ao local para receber atendimento médico”.

Durante a aglomeração, a prefeitura alegou que a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu máscaras e álcool em gel e passou a medir a temperatura dos presentes na inauguração. “A Guarda Municipal e o Controle Urbano foram chamados a orientar as pessoas que não estavam ali para serem atendidas a irem para suas casas”, disse a administração municipal, em nota.

Procurado pela reportagem, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, afirmou que segue o posicionamento da prefeitura de Camaragibe. Já a deputada estadual Gleide Ângelo contou, por nota, que “usava a máscara e manteve o distanciamento social dentro do possível, conforme fotos registradas em outros momentos”.

O deputado federal Silvio Costa Filho declarou, também por nota, ter participado da inauguração a convite da prefeitura, “mas que seguiu todas as recomendações dos órgãos de saúde, sempre utilizando máscara”.

Por telefone, a assessoria de imprensa do deputado federal Ricardo Teobaldo informou que o parlamentar participou da inauguração a convite da prefeitura e que não ficou até o final do evento, participando somente do momento dos discursos. Além disso, afirmou que o deputado compartilha de todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). (Foto: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe/Divulgação – G1)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Petrolina volta atrás e fecha lojas, parques e igrejas, como medidas de combate ao coronavírus

Publicado

em

Com o aumento de casos de covid-19, o prefeito de Petrolina, resolveu retornar a medidas mais duras, para combater o novo coronavírus.

Após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Petrolina, no Sertão do Estado, determinou uma série de medidas de isolamento social para reduzir o número de casos da Covid-19 no município. A decisão foi anunciada na noite desta sexta-feira.

A partir da segunda-feira (13), deixam de ter autorização para funcionar o comércio, shoppings, feiras livres, parques e serviços públicos, como o atendimento na Prefeitura de Petrolina. A orla e as pistas para caminhadas em avenidas de grande fluxo, a exemplo da Monsenhor Ângelo Sampaio, Integração, Estrada da Banana, Ulysses Guimarães, entre outras, serão bloqueadas para evitar aglomerações. Serviços como barbearias, salões de estética, concessionárias de veículos, escritórios jurídicos, de contabilidade entre outros segmentos também voltam a fechar. O decreto, por fim, determina a proibição de reuniões religiosas como cultos e missas por 14 dias.

Segundo o comitê, foi consolidada uma tendência de crescimento de contágio, casos confirmados e na ocupação dos leitos de UTI na cidade. Os integrantes desse grupo técnico avaliaram que, nas últimas semanas, por conta do período junino, maior fluxo de pessoas nas ruas e questões ligadas ao clima e tempo na região, houve um impulsionamento das ocorrências de síndrome gripal e, por conseguinte, da Covid-19. Por isso, sugeriu o fechamento de diversos setores econômicos e de espaços públicos pelo período de 14 dias, a fim de evitar a chegada de um nível crítico para o quadro geral epidemiológico relacionado a pacientes com Covid-19.

Uma nova reunião geral será feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no dia 26 de julho. Com base nos dados atualizados do quadro epidemiológico, o grupo emitirá um parecer que embasará o cronograma de retomada dos segmentos econômicos, públicos, reuniões, entre outras atividades.

O município confirmou nesta sexta-feira dois novos óbitos por Covid-19, além de 117 novos casos positivos, incluindo 70 detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Petrolina agora contabiliza 1.499 casos de Covid-19, com 35 óbitos no total.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Trending