Conecte-se Conosco

Esporte

Engenheiro brasileiro ajudou Hamilton a vencer na Espanha há um ano

Leonardo da Silva está na Mercedes desde o final de 2017, e faz parte do time de estratégia que é comandado por James Vowles.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Fórmula 1 se prepara para o GP da Espanha neste final de semana onde, há um ano, um engenheiro brasileiro foi peça importante na decisão estratégica que ajudou Lewis Hamilton a vencer pela sexta vez em Barcelona. Leonardo da Silva, que meses depois subiria ao pódio representando a Mercedes na vitória do GP de São Paulo, percebeu que Hamilton poderia vencer a corrida parando uma vez a mais que Max Verstappen, no que parecia uma estratégia arriscada durante a corrida, mas provou ser acertada.

Leonardo está na Mercedes desde o final de 2017, e faz parte do time de estratégia que é comandado por James Vowles. Cabe ao brasileiro consolidar os dados observados pelo restante do time de estratégia que acompanha as corridas na fábrica da Mercedes, em Brackley, na Inglaterra, e sugerir saídas apontadas por estes dados para Vowles. A decisão final cabe ao britânico, que então comunica aos engenheiros de pista o que deve ser passado aos pilotos.

Naquele GP da Espanha de 2021, Hamilton tinha feito a pole, mas foi superado por Verstappen logo nos primeiros metros. Como os dois tinham um ritmo muito semelhante e Hamilton se manteve próximo, a Red Bull antecipou a parada de seu piloto para evitar que o inglês trocasse primeiro os pneus e tomasse a liderança. Então coube à Mercedes deixar Hamilton na pista por mais quatro voltas. Assim, ele teria pneus melhores no final da prova.

Os modelos observados por Leonardo e os outros estrategistas na fábrica, no entanto, sugeriam uma saída diferente. Se Hamilton parasse com cerca de 20 voltas para o final, ele teria uma vantagem tão grande com os pneus que descontaria todo o tempo e ainda teria a chance de passar Verstappen na última volta. “Aquela decisão de fazer uma parada a mais foi nascida em e motivada pelos dados de Brackley. Nós começamos a perceber que o desgaste de pneus era muito maior [que o previsto] e começamos a passar, volta a volta, informações para o pitwall [onde estava Vowles] de que aquele cenário estava ficando cada vez mais atrativo.”

A própria F1 fez um vídeo na época mostrando essa comunicação e como, em um primeiro momento, a sugestão de Leonardo foi recebida com certa resistência por parte de Vowles e da chefe de estratégia de corrida, Rosie Wait. Ela lembrava que Hamilton já tinha pneus mais novos que Verstappen de qualquer maneira, e talvez não fosse necessário criar uma diferença ainda maior.

Ouvindo a conversa, o chefe da equipe, Toto Wolff, pediu mais detalhes a Vowles, e afirmou que seria melhor esperar algumas voltas para observar como o cenário da prova se desenharia. Nesse meio tempo, com a previsão de que os pneus se desgastariam mais rápido que os modelos iniciais mostravam se confirmando, Leonardo voltou a alertar para importância de fazer uma parada a mais.

A decisão saiu apenas na volta 42, dois giros antes da 44, que Leonardo via como limite nos dados que observava. Se Hamilton parasse depois disso, provavelmente não teria tempo de chegar. Se parasse antes, os pneus poderiam acabar.

Quando a Mercedes deu essa cartada, a Red Bull sabia que eles estavam em maus lençóis. Se eles parassem Verstappen na volta seguinte, ele voltaria atrás com pneus tão novos quanto os de Hamilton, então o jeito era ficar na pista.

O próprio Hamilton ficou em dúvida inicialmente se a tática daria certo, mas fez a sua parte em termos de ritmo e descontou os 22s que tinha de desvantagem quando saiu dos boxes com 23 voltas para o fim. Enquanto Verstappen sofria com os pneus, passou o holandês com 6 voltas para o final e ainda abriu 15s de vantagem até a bandeirada.

“Para mim, foi uma corrida muito marcante”, reconhece Leonardo. “Ela mostrou o poder da sala de controle de apoio em Brackley, o poder que a gente tem de influenciar nas decisões, e do time de estratégia, por mostrar que não é um exército de um homem só.”

É difícil imaginar, contudo, que Hamilton possa repetir a dose neste final de semana, já que a Mercedes vem tendo dificuldades neste início de temporada. A sexta etapa do mundial de F1 tem treinos livres a partir da sexta-feira e largada às 10h da manhã do domingo, pelo horário de Brasília. Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Esporte

Guardiola revela desejo de ser presidente do Barcelona no futuro

Guardiola teve uma carreira de sucesso nos tempos em que foi jogador do Barcelona e também treinador.

Publicado

em

Treinador consagrado no cenário mundial após temporadas de sucesso à frente do Barcelona e do Bayern de Munique, Pep Guardiola continua colecionando títulos no Manchester City. No entanto, ao participar de um documentário com a jogadora de futebol Aitana Bonmatí, vencedora do Prêmio Laureus, ele revelou a vontade de retornar ao clube catalão. “Serei o presidente do Barcelona.”

Em sua participação no documentário, ele falou sobre os planos que reserva para o seu futuro no esporte. Quando a atleta contou que pretende ser diretora esportiva do Barcelona, e que tinha intenção de contratá-lo, Guardiola comentou sobre o seu projeto esportivo.

“Eu viria de graça. Não seria uma questão econômica. Mas vai haver um problema que devo te avisar: eu serei o presidente e vou te contratar como diretora esportiva”, comentou o atual técnico do Manchester City.

No vídeo, ele ainda questionou o motivo de a atleta querer se tornar dirigente do clube. “Por gostar de criar a estrutura, decidir quem sai e quem fica e ser líder do processo. Quem sabe eu seja treinadora”, afirmou Bonmatí.

Guardiola teve uma carreira de sucesso nos tempos em que foi jogador do Barcelona e também treinador. Sob forte influência do técnico holandês Johan Cruyff, o ex-volante assumiu o comando técnico do time catalão e fez história. Entre as taças mais relevantes à beira do campo, estão os dois Mundiais Interclubes e também os dois troféus da Liga dos Campeões.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Thiago Silva está de saída do Chelsea e já tem destino traçado; diz site

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo portal Goal, o jogador brasileiro teria chegado a um “acordo verbal” com o Fluminense após uma série de negociações intensas.

Publicado

em

Thiago Silva tem contrato válido com o Chelsea até o próximo dia 30 de junho, mas, ao que tudo indica, não irá renová-lo, já que teria decidido qual será seu próximo passo na carreira após o término da atual temporada.

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo portal Goal, o jogador brasileiro teria chegado a um “acordo verbal” com o Fluminense após uma série de negociações intensas, o que sugere que o anúncio oficial pode acontecer nas próximas semanas.

Caso se confirme, esta será a terceira vez que o experiente zagueiro de 39 anos vestirá a camisa do clube carioca, onde iniciou sua formação e retornou em 2006, após ser diagnosticado com tuberculose.

Dessa forma, o veterano está prestes a encerrar uma longa trajetória no futebol europeu, onde defendeu alguns dos maiores clubes do continente, incluindo não apenas o Chelsea, mas também o AC Milan e o Paris Saint-Germain.

Foto getty

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Santos anuncia chegada de Serginho, revelado no clube, e Carille ganha opções para a meia

Serginho estava no Maringá.

Publicado

em

O Santos pretende fazer uma Série B sem sustos e não para de trazer peças para fortalecer o elenco. Depois de sofrer no estadual com a lesão de Giuliano e suspensão de Otero, o clube vai dando opções para a armação ao técnico Fábio Carille e oficializou mias uma chegada. Horas após apresentar Patrick, o clube oficializou o a vinda por empréstimo de Serginho, que estava no Maringá.

“O Santos Futebol Clube oficializou nesta terça-feira a contratação do meia Serginho. Revelado nas categorias de base do Peixe, o atleta de 33 anos retorna ao clube após passagem de destaque pelo Maringá FC e assinou contrato de empréstimo válido até o final do Campeonato Brasileiro da Série B”, confirmou o Santos.

O experiente jogador nasceu em Santos, passou pelas categorias de base e jogou no time profissional em 2010, antes de se aventurar pelo país, passando por Red Bull Brasil, Oeste, Palmeiras, Kairat, do Casaquistão, Ceará, Matsumoto Yamaga, do Japão, Daegu, da Coreia do Sul, Paysandu e Portuguesa, até chegar ao Maringá.

Serginho chamou a atenção dos dirigentes do Santos por causa de seu brilho no Maringá. Ele foi contratado pela equipe paranaense no início de 2023 e assumiu o protagonismo rapidamente. Foram 52 jogos disputados, com 12 gols anotados, que renderam a premiação de melhor meia do Campeonato Paranaense deste ano.

“De volta ao clube que o revelou, o atleta chega para reforçar ainda mais o Santos FC na disputa do Brasileirão Série B. Bem-vindo, Serginho!”, deu as boas-vindas o Santos. A concorrência agora aumenta e dá tranquilidade para o técnico Fábio Carille rodar o elenco sem perder a qualidade.

Além de Giuliano, Otero e o recém-contratado Patrick, Carille ainda contava com Cazares e Nonato para ajudar na armação. Serginho chega respaldado pela boa fase e pode “obrigar” o técnico até o buscar novas posições para alguns concorrentes. Nonato e Giuliano também atuam com segundo volante e Cazares pode atuar como ponta.

Foto Reprodução / Twitter

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!