O desfile de escolas de samba no Rio terminou com uma situação oposta entre duas agremiações conectadas ao Partido dos Trabalhadores (PT). A Acadêmicos de Niterói, que apresentou um enredo em tributo ao presidente Lula, foi rebaixada após somar a menor pontuação entre as participantes do Grupo Especial, com 264,6.
Enquanto isso, a União de Maricá, escola ligada ao prefeito Washington Quaquá (PT), conquistou o acesso à principal divisão do carnaval carioca. A agremiação venceu a Série Ouro e garantiu vaga no Grupo Especial para 2027, retornando ao desfile entre as principais do Rio no próximo ciclo.
A apuração da Série Ouro confirmou a vitória de Maricá nesta quinta-feira. A disputa encerrou a temporada de desfiles deste ano com resultados distintos para as duas escolas associadas ao PT, direta ou indiretamente.
Os jurados avaliaram negativamente a Acadêmicos de Niterói, que contou com o enredo sobre Lula. A União de Maricá, por outro lado, obteve a nota necessária para ascender ao Grupo Especial.


