Conecte-se Conosco

Educação

Escola planeja 2020 com foco na educação socioemocional e na comunicação não violenta

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O programa de educação socioemocional ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para vida. A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma metodologia desenvolvida pelo psicólogo norte-americano, Marshall Rosenberg, que visa aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo.

Foi com foco nessas duas ferramentas que o Plenus Colégio e Curso, em Petrolina – PE, realizou nessa quinta-feira (30), sexta (31) e sábado (primeiro de fevereiro), os Encontros Pedagógicos 2020. Foram três dias de intenso planejamento, de muito conhecimento, reflexões e trocas.

Com uma programação recheada de palestras, workshops, dinâmicas de grupos e reuniões didáticas. Os Encontros começaram com a jornalista e consultora pedagógica do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, Hannah Vasconcelos.

Falando para um auditório completamente tomado por professores e funcionários da escola. A especialista no programa de educação socioemocional, vinda do Rio de Janeiro – RJ, lembrou que o modelo é destinado ao público infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. “O programa LIV acontece uma vez por semana dentro da grade curricular. O colégio será o primeiro na região a adotar o laboratório.                             

Os nossos materiais promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”, ressaltou, acrescentando ainda que é tão importante desenvolver essas habilidades quanto a educação acadêmica tradicional. “Eu sou o que sinto”, concluiu.

O tema Comunicação Não Violenta – CNV esteve em evidência durante dois momentos. Ainda na tarde do primeiro dia, os representantes do Instituto Novo Olhar, Cleoneide Diniz e Orlando Freire Neto explicaram a técnica que é baseada nas habilidades de falar e ouvir possibilitando a conexão consigo mesmo e com os outros.

Já no segundo dia, o professor Marcelo Pelizzoli ministrou um workshop, pela manhã e à tarde, quando abordou as competências. “Boa parte dos conflitos que temos com outras pessoas podem ser causados mais pela forma como expomos nossas ideias do que propriamente pelas diferenças de opinião. A CNV obtém respostas mais conscientes e interações com mais respeito, atenção, estimulando a compaixão e a empatia”, enfatizou.

Para o professor de Redação e Literatura, Vlader Nobre, Os Encontros Pedagógicos 2020 do Plenus, foram emancipadores e reveladores de estratégias inovadoras. “Oportunizamos novos olhares para a Educaçao com foco no acolhimento, afeto, empatia e reconhecimento. Eu me senti acolhido, respeitado e, acima de tudo, instigado a fazer melhor”.

A diretora pedagógica da escola, Sílvia Santos, concluiu a jornada destacando ainda a importância das reuniões, oficinas e o compartilhamento com toda equipe das diretrizes, metas e objetivos do Plenus. “Encerramos esses três dias de intensa e produtiva imersão com um olhar bem mais apurado e certos de que a interação e a dedicação do nosso tempo ao outro se converterá em resultados cada vez mais positivos para nossos alunos”, finalizou.

WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.12
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.13 (1)
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.13 (2)
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.13 (3)
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.13
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.14 (1)
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.14 (3)
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.14 (4)
WhatsApp Image 2020-02-03 at 11.01.14

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Publicado

em

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa.

O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas.

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano.

Veja cronograma do concurso:

• Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;

• Agosto – Contratação da banca;

• Setembro – Edital do concurso;

• Dezembro – Início das contratações.

De acordo com os Correios, o concurso público “é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho”.

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Ministro critica greve em universidades federais e diz que governo mantém diálogo

Publicado

em

O ministro da Educação, Camilo Santana, criticou a greve nas instituições federais de ensino, iniciada na segunda-feira (15) em todo país. Segundo o ministro, não haveria necessidade da paralisação porque o governo Lula (PT) mantém as negociações.

“Pessoalmente recebi dois sindicatos, fazendo apelo de que não havia necessidade de fazer greve agora. Greve para mim é quando não há mais diálogo, quando acabou negociação ou toda e qualquer possibilidade de melhorias”, disse Camilo, em audiência no Senado nesta terça (16). “Reconhecemos necessidade de melhorar servidores técnico-administrativos.”

Camilo ainda afirmou que, na greve, quem perde é o Brasil e o alunos. “Prejuízo é para Brasil e para alunos e queremos evitar isso. Mas governo é aberto ao diálogo”.

Ele afirmou que o ministério trabalha para atender as demandas das categorias. Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil exigem reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% -a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta terça, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets, segundo balanço Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

A entidade afirmou que, além da recomposição salarial, existe a necessidade de investimentos públicos nas instituições federais de educação, diante da corrosão desses investimentos no governo passado, sob Jair Bolsonaro (PL).

Em nota encaminhada na segunda, o MEC (Ministério da Educação) da gestão diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação. No ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores, argumentou a pasta.

Docentes e outros servidores grevistas planejam fazer uma marcha em Brasília na quarta (17).

Fonte:FOLHAPRESS

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Camaragibe abre inscrições para concurso da Guarda Municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Camaragibe iniciou, nesta terça-feira (16), as inscrições para o concurso público da sua Guarda Municipal (GMC).

O processo de inscrição é realizado exclusivamente através da plataforma online do Instituto de Apoio à Gestão e Educação – Igeduc, banca responsável pela organização do concurso.

O candidato deve preencher o formulário com suas informações pessoais e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 110.

🗓Interessados devem se inscrever até o dia 16 de maio. Ao todo, são oferecidas 96 vagas para o cargo, mais o cadastro de reserva.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, podem solicitar a isenção da taxa até o dia 20 de abril.

No certame, há cinco vagas reservadas a pessoas com deficiência e 19, para pessoas negras.

A seleção será dividida em sete etapas de caráter classificatório e eliminatório.

Foto Divulgação

Por FolhaPE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!