Conecte-se Conosco

Destaque

Escolas e universidades assinam pacto de combate ao ‘Aedes’

Publicado

em

002

O ministro da Educação convocou estudantes, professores e estudantes a se engajarem para eliminar focos do mosquito.

Vinte conselhos, associações e entidades ligadas à educação assinaram nesta quinta-feira, 4, um pacto em que se comprometem a contribuir no combate ao zika vírus, que tem sido associado por pesquisadores a um surto de microcefalia em bebês. Participaram da reunião 22 secretários estaduais e 110 municipais, representando as cidades que, de acordo com o Ministério da Saúde, têm maior risco de epidemia de dengue, zika e chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Ainda não temos tratamento específico contra o zika vírus e, ao que tudo indica, ainda há bons anos pela frente até que exista uma vacina. Até lá, a única resposta que podemos dar é lutar incansavelmente para que o mosquito não nasça. Acreditamos que as escolas são a nossa principal força”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Ele enviou cartas a diretores, professores, secretários de educação, trabalhadores de escolas, estudantes e seus familiares convocando para que todos se engajem na eliminação dos focos do mosquito, que se reproduz em água parada. “Somos cerca de 60 milhões de brasileiros distribuídos em 200 mil salas de aula. Com a união de todos – da educação infantil à pós-graduação, das escolas privadas às particulares – vamos conseguir vencer esse grande desafio”, afirma.

O pacto afirma que as ações devem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo. Porém, é preciso uma programação especial para as datas de 19 e 26 de fevereiro e 4 de março, quando mobilizações serão realizadas em todo o Brasil e as escolas deverão programar atividades internas e externas, nas comunidades onde estão inseridas.

“Campanhas de um dia só são insuficientes. É preciso um vigilância permanente e cotidiana durante os próximos três ou quatro anos, até que a medicina nos dê respostas mais concretas”, recomendou o secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira. Segundo ele, a principal razão para a expansão do vírus, principalmente pela América Latina, é o alto grau de urbanização da sociedade, o que consequentemente aumenta a produção de lixo e favorece o surgimento de criadouros do Aedes.

Representantes da área de educação de vários Estados relataram as ações que vêm tomando nas escolas para erradicar o mosquito. No Ceará, um curso online sobre o mosquito e as doenças que ele transmite vai valer como nota, para os alunos de Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Um aplicativo está sendo desenvolvido na Paraíba para que fotografias de criadouros do mosquito sejam enviadas aos centros de controle com as respectivas geolocalizações, auxiliando o trabalho dos agentes de vigilância. O Rio de Janeiro trabalhará nas redes sociais com a hashtag #EscolaSemAedes, em que serão publicadas fotos e relatos sobre as “faxinas” nas salas de aula.

O Ministério da Educação (MEC) deve lançar um concurso de vídeos sobre zika e Aedes aegypti. Além disso, Mercadante estimula que os trotes – tradicionais recepções aos calouros nas universidades – não esqueçam de incluir atividades solidárias, relacionadas à erradicação do mosquito.

 

Destaque

Belmonte: Resultado da enquete: Vereador mais atuante

Publicado

em

O Blog do Silva Lima deu início na segunda-feira, 11 de fevereiro a mais uma enquete.

Fizemos a seguinte pergunta: Em sua opinião, qual o vereador mais atuante de São José do Belmonte?

A enquete teve 2.321 votos recebitos e o resultado final foi o seguinte:

O vereador Evandro Gonçalves foi o mais votado e teve 781 (33,6%) votos, sendo seguido pelos vereadores, Paulo Pereira 587 (25,3%) em segundo lugar, em terceiro ficou o vereador Nenga de Estomberg com 217 (9,3%) em quarto o vereador Zeca do Carmo com 163 (7%), em quinto lugar o vereador Ramon Feitosa com 160 (6,9%) e completando os seis mais bem votados, vem o vereador Erik Diniz com 133 (5,7%).

Veja como foi a votação dos vereadores do 7º ao 13º lugar.

Em 7º o vereador Júnior de Erles com 123 (5%) votos;

Em 8º o vereador Zé Lucas com 42 (1,8%) votos;

Em 9º o vereador Kayson Pires com 30 (1,3%) votos;

Em 10º o vereador Cleiton Benjamin com 29 (1,2%) votos;

Em 11º o vereador Pablo de Laerte com 27 (1,2%) votos;

Em 12º o vereador Chiquinho Baião com 24 (1%) votos; e 

Em 13º o vereador Cicinho do Carmo com 13 (0,6%) votos.

Apesar de algumas pessoas escreverem em grupos nas redes sociais que existem gente para tudo, inclusive para fraudar enquete em site, o Blog do Silva Lima, concorda com esse pensamento, no entento garante que não é o caso desta enquete disponibilizada em nosso site. Investimos em segurnça, e fazemos um desafio, para que qualquer um, nos mostre a forma de burlar (fraudar) a nossa enquete, só assim poderíamos vir a público pedir desculpas. Mas sabemos que palavras como essas só saem de boca de pessoas que gostaria de vê “seu vereador” em uma colocação melhor na enquete.

O Blog do Silva Lima entende a frustração dessas pessoas.

Gente!! isto é apenas uma enquete e não uma pesquisa, houve sem dúvida muitos fotos de fora da Cidade, que deve ter sido a pedido do vereador, mas também mostra a realidade, talvez não na mesma proporção dos votos. parabéns a todos os parlamentares!

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Mirandiba: Câmara inicia ano legislativo de 2019 nesta sexta-feira(15)

Publicado

em

A Câmara Municipal de Mirandiba voltar aos trabalhos legislativos nesta sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019.

Agora presidida pelo vereador Damião de Alonso(PRP) foi eleito nas eleições de 2016 com 422 votos, sendo o nono mais votado dos 11 vereadores que compõe o poder legislativo.

Vereador considerado discreto, mas muito atuante e de palavras fortes na hora que está na tribuna, Damião faz oposição a atual gestora e tem como colegas na mesa diretora os vereadores Natinho do Sindicato e Jair da Barreiras, primeiro e segundo secretário respectivamente.

Nesta primeira sessão ordinária a mesa deve colocar em pauta dentre outros assuntos o PL 001/2019 de autoria do vereador e primeiro secretário Natinho do Sindicato, que trata de data específica para que a prefeita Rose Cléa realize o pagamento dos salários dos servidores, ativos e inativos.

Até o momento o Blog do Silva Lima ainda não tem a confirmação por parte da Câmara Municipal de Mirandiba, na pessoa do seu presidente, vereador Damião de Alonso,  se vai continuar transmitindo as sessões AO VIVO, como fez durante o ano de 2018 na gestão do vereador Antão de Cachoeirinha.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Vereador Paulo Pereira faz indicações que beneficiam a população do município, em especial, a parcela mais carente

Publicado

em

Por ocasião da sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de São José do Belmonte na última segunda-feira (11), onde o tema principal foi o pagamento dos precatórios oriundos do antigo Fundef aos professores municipais, o Vereador Paulo Pereira usou a tribuna para manifestar total e irrestrito apoio aos professores, e também indicar ao Executivo Municipal a criação de Cursinhos Gratuitos, esses custeados pelo Munícipio, e com professores do nosso Município, com o objetivo de preparar ainda mais nossos jovens para o Enem e Concursos, como também, reforçou o pedido de uma outra indicação já feita anteriormente pelo mesmo, para a criação de Telecentros em nosso município.

Na sua fala, o Vereador argumenta que o município possui condições e professores extremamente qualificados nas mais diversas áreas, que podem ministrar as aulas preparatórias nos cursinhos, aulas essas, totalmente direcionadas para a realização do ENEM e Concursos. Dessa forma, os nossos estudantes, em especial os que não possuem condições financeiras de pagar um cursinho particular, terão a oportunidade de preparar-se ainda mais.

O vereador espera que em breve seja convidado pela Secretaria de Educação, para que juntos, possam colocar em prática a sua indicação. Segundo o vereador “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”.

Já com relação aos Telecentros que é um espaço público onde pessoas podem utilizar computadores, a Internet, desenvolvendo habilidades digitais essenciais do Século 21, o parlamentar explica mais detalhadamente o que são e para que servem os mesmos.

Telecentros são espaços públicos providos de computadores conectados à internet, onde são realizadas diversas atividades. O objetivo principal dos Telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. Entre as diversas atividades que podem ser realizadas no Telecentros, podemos citar: Acesso à internet de forma gratuita, onde a população possa emitir certidões e documentos diversos; os estudantes possam fazer pesquisas escolares, pois nem todos possuem internet em casa; realização de Cursos de informática básica; esses outros diversos serviços úteis podem ser ofertados pelos Telecentros beneficiando a população.

Vale destacar que tais indicações são de extrema importância para a nossa população e espera-se que as mesmas sejam atendidas e colocadas em prática, pois sem sombra de dúvidas, trarão vários benefícios”, finalizou o vereador autor das indicações, Paulo Pereira.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending