A Casa Branca afirmou que a Espanha concordou em colaborar com os Estados Unidos na guerra contra o Irã. No entanto, essa informação foi negada em poucos minutos por autoridades espanholas, gerando confusão a respeito do apoio do país europeu.
Durante uma coletiva de imprensa, a porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, insinuou que a Espanha havia aceitado ceder suas bases militares para operações dos EUA. Essa alegação foi feita após o presidente Donald Trump ameaçar cortar laços comerciais com a Espanha, caso o país não colaborasse.
Após a declaração da porta-voz, o chanceler espanhol, José Manuel Albares, afirmou que a posição do governo espanhol não havia mudado “nem uma vírgula”, reforçando a negativa ao apoio militar.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, também se manifestou, afirmando que o país não se tornaria cúmplice de ações que considera prejudiciais ao mundo. A tensão entre os dois países se intensificou após a ameaça de Trump de romper acordos comerciais com a Espanha.


