Conecte-se Conosco

Educação

Estudantes de Lagoa Grande recebem palestra de policiais militares sobre drogas

Publicado

em

Com o tema “Drogas e suas consequências”, os estudantes da Escola Municipal Arco Íris na na comunidade do distrito de vermelhos em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, receberam uma palestra debatendo o tema através da equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

A palestra foi exclusivamente direcionada às turmas do 4° e 5° ano. Aproximadamente 70 alunos participaram do evento. O Proerd é um projeto no qual policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência nas salas de aula. (Por Carlos Britto)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Governo de Pernambuco prorroga decreto que suspende aulas presenciais

Publicado

em

O Governo de Pernambuco prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia de 15 de agosto. O plano de retomada, que contém os cronogramas de retorno às aulas presenciais para a educação básica, para o ensino superior e para os cursos livres deverá ser divulgado nos próximos dias.

As aulas em todo o Estado estão suspensas desde o dia 18 de março, devido ao isolamento social como forma de prevenção e propagação do novo coronavírus. Desde o mês de abril, os estudantes da Rede Pública Estadual estão assistindo às aulas online, através do Educa-PE, iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes, que transmite aulas não presenciais pela internet e por TV aberta para os estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental durante o período de isolamento, além da possibilidade de acessar e utilizar outros materiais.

Vale lembrar que no dia 13 de julho, o Governo de Pernambuco, por meio de um decreto estadual, autorizou a realização de aulas práticas presenciais e de estágio para estudantes que estão concluindo o primeiro semestre letivo, contemplando cursos de instituições de ensino superior e de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional em instituições de educação profissional e técnica.

PROTOCOLO SETORIAL – Para o retorno às aulas presenciais, os estabelecimentos de ensino deverão seguir o protocolo sanitário estabelecido, respeitando as orientações para preservação do distanciamento social, além da adição das medidas de proteção, prevenção e monitoramento das ações. O documento foi apresentado à sociedade no dia 15 de julho e ficou disponível para consulta pública até o último dia 24. A versão final do protocolo, elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, será divulgada nos próximos dias.

Por Mikael Sampaio

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

A Educação Tupiniquim

Publicado

em

Na década de 50, o jurista e educador brasileiro, Anísio Teixeira, percebeu que das 8 milhões de crianças em idade escolar, apenas 300 mil conseguiam fechar o ciclo educacional. A partir desses dados, em 1961, Teixeira iniciou o planejamento da educação integral no Brasil através da criação de fundos diversos que seriam administrados por civis, eleitos e supervisionados pela comunidade. A ideia de Teixeira era a descentralizando do sistema público de educação no Brasil.

Em 1964, com a entrada dos militares no poder, as ideias de Teixeira foram abandonadas, porém, 30 anos depois, o Ministro da Educação, Paulo Renato, resgatou a ideia de Teixeira com a criação do FUNDEF, atrelando o financiamento público ao número de alunos matriculados na educação fundamental, porém, centralizando as decisões da educação brasileira em Brasília.

Como o insucesso escolar do aluno, ou seja, a repetência, é comprovadamente o maior fator de abandono da escola e como as prefeituras e estados recebiam financiamento por alunos matriculados, a solução mais fácil para o gestores municipais e estaduais para não perderem verbas, foi incentivar a progressão continuada, passando o aluno sem nenhum tipo de preparo, destruindo a qualidade do ensino.

Em 2006, o governo Lula criou o FUNDEB aumentando a abrangência do Estado sobre a educação e consequentemente, o financiamento. Como as regras de repasse se mantiveram, o grande problema da educação pública, que é a baixa qualidade do ensino, se perpetuo.

Todos os estudos independentes mostram que conforme foi aumentando o investimento na educação brasileira nos últimos 30 anos, a qualidade e os resultados vieram caindo de forma drástica, ou seja, a solução não é e nunca foi mais dinheiro.

Hoje em dia, 60% dos funcionários da educação pública estão fora da escola, na burocracia, gerenciando 176 bilhões de reais.

Os professores, os alunos e o país são vítimas desse sistema falido e os vencedores são os administradores desses bilhões e os corruptos que aproveitaram para criar diversos produtos que atendessem demandas sem importância para a formação das crianças.

Mas o que a sociedade acha de tudo isso? Nos últimos 10 anos de pesquisas realizadas aqui pelo Instituto IBESPE, em nenhum deles o tema Educação ficou entre as 5 prioridades nas cidades para os entrevistados e sempre que o tema educação é citado com necessidade de melhoria, o tema qualidade no ensino, fica sempre em último lugar.

Bolsonaro tentará capitalizar a constitucionalização do FUNDEB para as eleições de 2022, aumentando o número de escolas cívico-militares, uma de suas promessas de campanha e o resultado é bem previsível!

A soma de uma educação vergonhosa com uma Constituição totalmente falida, manterá o estamento burocrático vivendo às custas do Governo, professores com baixos salários e alunos cada vez mais ignorantes e despreparados.

O grande brasileiro, Anísio Teixeira, foi preso e morto pelo Regime Militar em 1971 e a social democracia e o positivismo conseguirão perpetuar a educação vergonhosa do jeito que temos hoje.

Por Marcelo Di Giuseppe

Cientista político

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

TV Alepe transmitirá aulas da rede municipal do Recife no período da pandemia

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) firmará nesta quinta-feira (30) um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura do Recife que permitirá a transmissão de aulas online da rede municipal de ensino. A parceria será assinada através da secretaria de Educação da capital em solenidade marcada para às 15 horas, na sala do presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP).

As aulas serão exibidas pelo canal da TV Alepe (28.2) como suporte ao aprendizado dos alunos da rede municipal no período de fechamento das escolas. A transmissão começa na próxima segunda-feira (3). Serão ministradas diariamente pela manhã, com duração de 60 minutos, e reprisadas à noite (horário a ser definido).

Batizada de “Programa Escola do Futuro em Casa na TV”, a parceria contemplará os alunos da Educação Infantil, de 2 a 5 anos atendidos pelas creches municipais (aproximadamente 12 mil no total), e os estudantes do 1º ao 5° ano do Programa de Correção de Fluxo Escolar dos anos iniciais (crianças de até 10 anos). Hoje são mais de 54 mil nessa faixa, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

“A Alepe está trabalhando para colocar à disposição dos pernambucanos soluções que minimizem os efeitos da pandemia. Nesse sentido, acreditamos que a educação é fundamental para a promoção da cidadania, por isso queremos colaborar com a formação das nossas crianças e adolescentes nesse momento tão delicado”, enfatizou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

De acordo com a diretora executiva de Gestão Pedagógica (DEGP) da Secretaria municipal de Educação, Áquila Melo, com a exibição das aulas é esperado que “o alcance chegue a pelo menos o dobro dos alunos da rede municipal, já que é trabalhado o engajamento das famílias que acompanharão os menores na transmissão das aulas e os ajudarão nas atividades que serão passadas após as transmissões”.

Áquila Melo destaca, ainda, que toda a proposta pedagógica está alinhada com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que reúne o conjunto das aprendizagens que os estudantes devem desenvolver ao longo das diversas etapas de ensino (EB, EI, EF, AI, AF e EM).

Há um ano em funcionamento, a TV Alepe já exibe aulas do “Projeto Educa”, do Governo do Estado, em parceria com secretaria estadual de Educação), para alunos do Ensino Médio e Fundamental. Além da exibição das aulas do Telecurso, do Canal Futura.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Continue lendo
Propaganda  

Trending