Conecte-se Conosco

Educação

Estudantes do programa EBEP desenvolvem projetos sociais em Petrolina

Publicado

em

Dentro da unidade curricular “Desenvolvimento de Projetos”, alunos do programa de Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) idealizaram cinco projetos de cunho social em Petrolina. A ação dos participantes do curso Técnico em Administração visa colocar em prática as competências construídas durante o curso, que é executado em conjunto pelo SESI-PE e SENAI-PE. Caixas temáticas foram produzidas pelos estudantes, pedindo doações, que podem ser entregues no SENAI, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, na Vila Eduardo.

No decorrer das aulas foram desenvolvidos os seguintes projetos: “Anjos da Felicidade”, que arrecada alimentos para a entidade infantil Tribo de Gade; “Higiene para Todos”, voltado à promoção do cuidado com a higiene pessoal dos moradores de rua; “Constelação Solidária”, que objetiva a distribuição de alimentação pronta às pessoas em situação de rua; “Juntos Somos um Só”, para arrecadar ração e confeccionar comedouros/bebedouros para animais abandonados e “Literando o Futuro”, que distribui livros e apresenta saraus poéticos em instituições sociais.

Segundo o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, o principal objetivo é promover ações que incentivem o cuidado e a atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É importante conscientizar as futuras gerações sobre assuntos como este e a melhor forma de fazer isso é aprendendo na prática”, destaca.   (Da redação do Blog Alvinho Patriota)

 

  

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Gerências Regionais de Educação recebem visita da SEGE para reunião de orientações

Publicado

em

Com o objetivo de dar orientações gerais para o ano letivo, a Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE) está visitando as Gerências Regionais de Educação (GREs) de todo o Estado. Gestores das escolas ligadas às GREs Recife Sul, Metropolitana Sul, Mata Centro, Submédio São Francisco e Sertão do Moxotó Ipanema já participaram da ação que aborda temas como manutenção da infraestrutura, fardamento e kit escolar e orientações gerais para o ano letivo de 2020. As GREs Mata Norte e Mata Sul são as próximas paradas da equipe da SEGE. A previsão é que esta rodada de encontros seja finalizada até a primeira quinzena de março.

“Nós temos uma repercussão muito grande quando a gente vai até a regional e recebe os diretores junto do chão da escola. Essa reunião é muito importante, principalmente por ser no começo do ano, que é um momento bem decisivo para eles que precisam fazer a  escola voltar a funcionar. Juntos, nós fortalecemos a rede e criamos oportunidades de melhorias”, comentou João Charamba, secretário executivo de Gestão da Rede.

Marta Lira, gestora da GRE Recife Sul, comentou no que o encontro interfere dentro da rotina dos gestores. “Nesse encontro foram compartilhados casos e situações que os gestores vivenciam nas escolas, aproximando a atmosfera da secretaria e unidades de ensino. Dessa forma pode-se dizer que a reunião estreita as conexões e reforça o alinhamento das ações”, pontuou a gestora.  (Por Educação PE) 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.001

Continue lendo

Educação

Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte de Juazeiro realiza ações educativas para coibir transporte clandestino

Publicado

em

Ações educativas para coibir o transporte clandestino nas escolas públicas e particulares de Juazeiro (BA) foram realizadas pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), que nos últimos dias visitou os Colégios da Polícia Militar Alfredo Vianna, Dínamo e Castro Alves.

Na ação os fiscais de transporte abordavam os condutores de transporte escolar, e o Palhaço ‘Pouquinho’ tratava de forma lúdica o assunto junto aos pais e crianças como forma de mostrar a importância de sempre contratar um transporte regulamentado.

O titular da CSTT, Damião Medrado, destacou que a ação fiscalizatória e educativa garante tranquilidade aos pais e segurança para crianças. “Antes de contratar um transporte escolar para conduzir seus filhos, os pais precisam exigir o selo de vistoria da CSTT, isso garante que esses veículos atendem aos requisitos de segurança”, explicou.

A Companhia informa também que a vistoria do transporte escolar é obrigatória e ocorre semestralmente.   (Por Carlos Britto)

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.001

Continue lendo

Educação

MEC lança programa para aprimorar alfabetização

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (18) o programa Tempo de Aprender, voltado para o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização a professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O programa tem um orçamento de mais de R$ 220 milhões e foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.

Segundo esse diagnóstico, as áreas que estão mais carentes, e consequentemente, receberão mais investimento do Tempo de Aprender são a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; materiais e recursos para alunos e professores; e acompanhamento da evolução dos alunos.

O programa será implementado por meio da adesão de estados, municípios e do Distrito Federal, que podem manifestar interesse pelo site alfabetizacao.mec.gov.br.

Ações

Entre as ações previstas pelo projeto Tempo de Aprender estão um curso, com  versões on-line e presencial, para proporcionar aos docentes a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que os auxiliem a lidar com os desafios postos pelo ciclo de alfabetização feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e um curso para auxiliar gestores educacionais, como diretores e coordenadores pedagógicos, também com previsão presencial e on-line, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Também está prevista o lançamento do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora)  para dar suporte a professores da rede pública em todo o país. A ferramento foi desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da UFG, e permitirá o acesso a recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas, com respaldo em práticas exitosas de alfabetização.

Outra ação do eixo é o fornecimento de apoio financeiro para despesas de custeio de escolas para atuação de assistentes de alfabetização, profissionais que auxiliam os professores no manejo da sala.  O MEC vai destinar R$ 183 milhões para a iniciativa. Os repasses ocorrerão de acordo com o calendário oficial e deverão atender prioritariamente escolas em situação de vulnerabilidade.

O programa prevê também a reformulação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Também será implementado o Estudo Nacional de Fluência, que irá fornecer às redes de ensino uma ferramenta de diagnóstico de fluência em leitura oral para alunos do 2º ano do ensino fundamental. O estudo será aplicado no fim de 2020 para todas as redes que aderirem ao programa Tempo de Aprender.

O MEC também ainda, por meio do novo programa, realizar a reformulação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) voltadas à alfabetização. O intuito é adequar as avaliações do Saeb aos componentes essenciais para a alfabetização e avaliar adequadamente o desempenho dos alunos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O ministério ainda pretende valorizar os professores que conquistarem bons resultados, premiando o desempenho de professores, diretores e coordenadores pedagógicos do 1º e 2º ano do ensino fundamental com boas práticas e atividades na área. A medida será realizada, de forma experimental, em 2020, e será expandida em 2021.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.001

Continue lendo

Trending