**Estudo lista 11 erros que aumentam risco de doenças transmitidas por alimentos**

Hábitos cotidianos durante compra, preparo e armazenamento estão relacionados à maioria das infecções causadas por alimentos. Pesquisa analisa respostas de participantes em todo o país para identificar práticas que prejudicam a segurança alimentar.
Ilustração sobre práticas cotidianas que podem comprometer a segurança alimentar
Ilustração sobre práticas cotidianas que podem comprometer a segurança alimentar

Um levantamento identifica 11 falhas recorrentes que podem elevar os riscos de infecções transmitidas por alimentos. Entre os erros mais comuns estão a falta de higiene ao manipular ou armazenar produtos, exposição prolongada a temperatura inadequada e descuidos na seleção de itens no momento da compra.

Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 5 mil pessoas em diferentes regiões do país. O estudo aponta que muitos problemas ocorrem por simples negligências, como não lavar as mãos antes e depois de tocar em alimentos ou não verificar a validade dos ingredientes perecíveis.

Também são frequentes erros na cocção, como não atingir a temperatura correta em carnes e ovos, além do armazenamento inadequado. Algumas práticas, como guardar alimentos cruos em recipientes fechados, podem contaminar outros produtos no refrigerador.

Para reduzir os riscos, recomenda-se atenção às técnicas de manipulação e seguir orientações básicas de higiene, conservação e preparo dos alimentos.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

💬 Veja também!

Todo mundo é tricolor!