Estudo revela que copos descartáveis podem aumentar a ingestão de microplásticos

Pesquisa aponta que a temperatura da bebida e o tipo de copo descartável influenciam na liberação de microplásticos. Copos de plástico quentes podem liberar milhões de partículas.
Na foto um taça cheia com plásticos de diferentes tamanhos, simulando os micropl
Na foto um taça cheia com plásticos de diferentes tamanhos, simulando os micropl

Um estudo científico aponta que copos descartáveis utilizados para bebidas quentes podem contribuir para a ingestão diária de microplásticos. A pesquisa, publicada na Journal of Hazardous Materials: Plastics, analisou dados entre 2000 e 2023 sobre como a temperatura e o material dos copos afetam a liberação dessas partículas.

Os pesquisadores coletaram cerca de 400 copos descartáveis de café em Brisbane, na Áustria. Eles simularam o impacto de bebidas quentes e frias, testando temperaturas entre 0º e 60º. A conclusão é que bebidas quentes em copos de polietileno, polipropileno e poliestireno liberam milhões de microplásticos devido à degradação mais rápida dos recipientes quando expostos a altas temperaturas.

A pesquisa indica que a concentração de microplásticos pode chegar a 8 milhões em um litro de bebida, dependendo do material do copo. A temperatura inicial da bebida é mais relevante do que o tempo de contato com o plástico. Para reduzir os riscos, recomenda-se o uso de copos reutilizáveis de vidro, cerâmica ou porcelana.

Outra sugestão é evitar colocar bebidas muito quentes em copos descartáveis. Essas medidas podem ajudar a minimizar a ingestão de microplásticos e seus potenciais efeitos na saúde.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.