Política
Ex-ministros petistas apresentam propostas contra ômicron em reunião com Lula
Publicado
4 meses atrásem
De
adminEx-ministros da Saúde de governos petistas apresentaram nesta terça-feira (18) um conjunto de sugestões de ações para enfrentamento da Covid-19. As propostas podem ser implantadas imediatamente por governos e prefeituras administrados pelo PT, ou serem incluídas no plano de governo de uma eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente na reunião.
O debate, de quase três horas às portas fechadas, foi na Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, na zona sul de São Paulo. Presencialmente, além de Lula, participaram o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro (2014 e 2015), Aloizio Mercadante, que chefiou três pastas da gestão de Dilma Rousseff, o ex-presidente da Anvisa Dirceu Barbano e a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
De forma virtual, outros cinco ex-ministros da Saúde e técnicos em saúde também participaram da reunião. “Não dá para esperar uma campanha eleitoral para debater problemas imediatos”, afirmou Mercadante, sobre a disputa pela Presidência que deve envolver o partido. Para muitas das propostas, porém, os petistas não apresentaram como seriam postas em práticas.
O encontro foi o segundo promovido a partir de grupos de estudos da fundação. O primeiro foi na semana passada com especialistas em economia e o próximo deverá ser sobre educação.
Após a apresentação de dados sobre os vários estágios da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo, os ex-ministros mostraram as sugestões para o conjunto de ações para enfrentamento da Covid-19, sendo algumas que já são implantadas, como a testagem em massa, defendida por Edinho Silva, prefeito de Araraquara, que também participou da reunião.
“São propostas do que podem ser feitas e cobradas do governo atual”, afirmou Chioro, que listou números da explosão de casos de pessoas com Covid-19 em decorrência da variante ômicron, apesar do apagão de dados, em uma das inúmeras críticas à gestão Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Entre as ações mencionadas está o reforço no atendimento de atenção básica, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Isso porque, ao contrário de estágios anteriores da pandemia, quando havia mais internações, o gargalo está nesses postos de atendimento primário.
Os ex-ministros discutiram também a necessidade de distribuição aos mais vulneráveis de máscaras do tipo PFF2 em razão do alto grau de contágio da ômicron.
Para o futuro, os ex-integrantes de governos petistas apresentaram a proposta de criação de um Centro Nacional de Controle de Doenças e discutiram como combater o passivo que será deixado pela pandemia, como casos de câncer que deixaram de ter acompanhamento.
E ganhou destaque a sugestão de criação de uma política econômica e industrial de saúde que tornaria o país protagonista no combate de doenças.
“Há uma janela de oportunidades, pois os Estados Unidos e a Europa não querem mais depender exclusivamente da Ásia para compra de insumos”, afirmou Mercadante, reforçando que o país detém tecnologia para entrar neste mercado. “O Brasil pode ser soberano.”
Os ex-ministros também defenderam a necessidade de investimento em pesquisa. “Acabaram com a ciência”, afirmou Chioro.
Segundo eles, é preciso convencer 67,7 milhões de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid e dar força para a vacinação de crianças, que começou na última segunda (17). “Em uma campanha de vacinação, imunizamos 20 milhões de crianças em um único dia”, afirmou Mercadante.
Os petistas ainda criticaram a perda de R$ 25 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde para este ano.
Por:Brasil ao Minuto
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Você pode Gostar
-
Reunião consolida novo grupo político de Cedro-PE
-
Verdejante realizou reunião com a VII Regional de Saúde
-
1ª Reunião ampliada de Saúde Mental de Mirandiba, acontecerá nessa sexta-feira(22)
-
Belmonte realiza 1º Reunião Ampliada de Saúde Mental
-
Bolsonaro pede reunião com WhatsApp para tratar de acordo com TSE
-
Verdejante realiza reunião para a implantação de Sistemas de Ensino nos municípios
Política
Após pressão do PL, Marcelo Ramos é destituído da vice-presidência da Câmara
Publicado
5 horas atrásem
23 de maio de 2022Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Política
Desistência de Doria aumenta chances de Lula vencer no 1º turno, diz pesquisador
A avaliação é do cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes.
Publicado
5 horas atrásem
23 de maio de 2022A desistência do ex-governador João Doria (PSDB) de concorrer à Presidência da República aumenta as chances do pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, vencer as eleições presidenciais em primeiro turno. A avaliação é do cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes. Em parceria com o banco Genial, a Quaest tem produzido pesquisas de intenção de voto nacionais e estaduais.
Na avaliação do pesquisador, é possível analisar a saída de Doria da disputa presidencial a partir de três pontos de vista: político, simbólico e numérico. “Politicamente, Lula aumenta as chances de vitória no primeiro turno com o voto útil, pois o eleitor do Doria rejeita mais Bolsonaro do que Lula”, defende Nunes. Nos cálculos da Quaest, 77% dos eleitores do ex-governador paulista rejeitam o presidente e 62% rechaçam o petista.
Já do ponto de vista simbólico, seria a oportunidade de a terceira via se unir e apresentar um candidato único, acredita Felipe Nunes. O tucano retirou sua pré-candidatura nesta segunda-feira, diante da dificuldade de conquistar apoio no PSDB, que prefere apoiar a senadora Simone Tebet (MDB) ao Palácio do Planalto. Em pesquisas qualitativas, ela apresenta rejeição menor.
“Simbolicamente, a terceira via aumenta as chances de organizar sua tropa para tentar viabilizar uma opção fora da polarização. A coordenação das elites é fundamental para que os eleitores possam tomar decisões eleitorais. Até aqui, a terceira via mais atrapalhou do que ajudou o eleitor”, destaca o diretor da Quaest.
Já do ponto de vista numérico, lembra Felipe Nunes, o ex-governador de São Paulo sempre registrou baixa intenção de voto nas pesquisas. “Numericamente, não tem mudança significativa porque Doria sempre apareceu com pouco voto (de 3% a 5%). Mas Ciro (Gomes, do PDT) tem o maior potencial entre esses eleitores (54%). Lula tem potencial de 36% e Bolsonaro de 19%”, afirma o cientista político. “(Simone) Tebet é muito desconhecida”, acrescenta.
Por Estadão Conteúdo
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Política
“Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal”, afirma Guilherme Coelho
Publicado
7 horas atrásem
23 de maio de 2022O pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho (PSDB/PE), tem realizado uma agenda intensa em vários municípios pernambucanos, fortalecendo apoios, fazendo novos aliados e visitando diversos eleitores. O movimento tem um objetivo claro: conquistar uma vaga de deputado por Pernambuco no Congresso Nacional. E Guilherme tem grandes chances de vitória nestas eleições.
Na última semana, Guilherme participou de encontro partidário no Recife, passando também por cidades como Afrânio, Cabrobó, Mirandiba, Arcoverde e Caruaru. Em todos os lugares Guilherme reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional, destacando o potencial do Estado para o Agro, em seus diversos segmentos.
“Nosso Pernambuco tem muitas riquezas, especialmente no Agro. Seja com a produção de cana-de-açúcar da Zona da Mata, com a bacia leiteira e avicultura do Agreste e Araripe, com a caprinovinocultura e fruticultura irrigada do Sertão, com a agricultura familiar. Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal para fazer toda esta potencialidade virar mais emprego e renda”, destacou Guilherme.
Ao longo de sua recente caminhada política, Guilherme Coelho tem se destacado por ser um líder do segmento Agro. Enquanto deputado federal, atuou na renegociação de dívidas de produtores rurais e redução de impostos para a exportação de frutas do país. Posteriormente assumiu a presidência da Abrafrutas, uma associação de fomento à produção e exportação de frutas brasileiras, que lhe deu ainda mais projeção, inclusive representando o país em feiras e exposições internacionais. Com toda esta bagagem, Guilherme se credencia ainda mais para representar Pernambuco na Câmara dos Deputados.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Trending
-
Brasil5 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Arte6 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Destaque4 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
São José do Belmonte4 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos
-
São José do Belmonte4 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Entretenimento3 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Educação3 anos atrás
Fundef: TCU emite nota sobre o repasse para os professores
-
São José do Belmonte3 anos atrás
Belmonte: Infiltração em caixa d’água faz população do Bairro Vila Furtuna clamar por ajuda