Conecte-se Conosco

Destaque

Fechou o ano com ‘chave de ouro’: Prefeito Romonilson Mariano, presenteia população belmontense, tapando buracos da PE-430 com barro e pedras

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Com tantos buracos tomando conta da PE-430, Avenida Euclides de Carvalho, você já imaginou encontrar buracos tapados com barro e pedras em asfalto?

Esta situação tornou-se realidade no município de São José do Belmonte, Sertão do Estado de Pernambuco.

Isso mesmo que você, amigo leitor, acaba de ler.

Quem trafega pela PE-430, especificamente pela Avenida Euclides de Carvalho, que liga o Centro da cidade de São José do Belmonte ao Bairro Cacimba Nova, deve ter visto que a Prefeitura Municipal passou com a ‘Operação tapa-buracos‘, por algumas áreas da via, embora não sendo uma obra de incumbência da Gestão Municipal, sendo esta, de inteira responsabilidade do Governo do Estado, mas, mesmo assim, a Gestão ousou em fazê-la, só que não usou o material adequado, e acabou desagradando, no entanto, quem circula pela via.

As pedras soltas, o barro e a poeira, deixaram ainda mais irregularidades no asfalto, o que aumenta os riscos de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas”. Disse um mototaxista, complementando: “À noite, isso aqui é um verdadeiro desafio. Se a gente não passar devagar e tiver paciência para esperar alguns motoristas e motociclistas, irresponsáveis, passarem, a poeira cobre nossa visão, e a gente corre o risco de sofrer um acidente”.

É uma dura realidade, o fato de que a população belmontense está comendo ‘o pão que o diabo amassou‘, há alguns anos, devido a situação caótica que se encontra alguns trechos da PE-430, em relação aos buracos, os quais têm, continuam e continuarão causando, infelizmente, vários transtornos. Inclusive, colocando em estado de iminência a ocorrência de acidentes.

Durante a gestão passada, foi iniciada a obra de duplicação da referida PE, através do ex-prefeito Marcelo Pereira, e também, através dos deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira, que juntos ao governador, facilitaram a vinda dessa tão importante e necessária obra.

Juntamente com a duplicação, veio também, o Portal de entrada da cidade, que foi concluído e inaugurado na gestão de Marcelo, no ano de 2016.

No entanto, algo que tem intrigado bastante os munícipes, é a incerteza se, de fato, a obra da duplicação foi finalizada, ou se foi apenas paralisada, pois, muitos acreditavam que a restauração da parte asfáltica da PE estivesse no projeto das ações da construtora, algo que todo ano tem sido feito de forma paliativa, mas, em poucos dias, a situação fica do mesmo jeito, e as vezes, até pior, a exemplo do momento atual.

A buraqueira de alguns trechos da PE, de fato, incomoda e coloca em risco a população, dentre os quais, destacamos os trechos próximos à antiga Compesa e outro próximo à Escola José Nunes Magalhães, no Bairro Cacimba Nova.

Na semana passada, uma ação da Gestão Municipal chamou bastante a atenção dos munícipes, principalmente, de motoristas e motociclistas que transitam por esses trechos, como também, de proprietários de comércios que trabalham próximos aos referidos locais, além de moradores das adjacências.

Diante disso, a redação do Blog do Silva Lima recebeu algumas imagens e vídeos (no final da matéria), registrados por alguns comerciantes, motoristas e motociclistas, na segunda-feira (31), os quais lançaram o convite para que nos dirigíssemos aos locais registrados e verificássemos uma situação um tanto quanto inusitada.

Ao chegarmos aos locais indicados, nos deparamos com uma poeira tremenda, várias pedras pequenas soltas, saltando de um lado para o outro, ao derraparem nos pneus de carros e motos, na iminência de atingirem outros carros, ou mesmo, de atingirem alguns pedestres que passavam pelos locais.

Em conversa com alguns dos comerciantes que nos convidaram, os quais trabalham próximos aos locais, ouvimos e vimos o grande descontentamento e a tamanha insatisfação dos mesmos com a Gestão Municipal, pela grande falta de respeito com a atitude ora tomada.

Até prejuízo já tive, devido esse grande desserviço da Gestão atual. Como posso realizar os trabalhos no meu comércio, num local que antes me favorecia, e agora não me favorece mais? Por conta da poeira, todo o trabalho que fiz durante esses dias, foi de água abaixo”; Disse um comerciante.

Já vi tapar buraco em asfalto com brita e jogar piche por cima, fazendo a compactação logo em seguida, mas tapar com material cheio de pedra e que só faz poeira, só estou vendo aqui mesmo, em Belmonte, e com exclusividade, nessa Gestão”. Disse outro mototaxista, complementando que “se a tentativa do prefeito foi de melhorar a vida da população, pois,  aconteceu o contrário, ele está é colocando em risco a nossa saúde e integridade”.

O ano de 2018 chegou ao término, e, se findaram 2 (dois) anos da Gestão de Romonilson Mariano. É uma Gestão que fez algumas poucas coisas benéficas para a população, mas, ações relacionadas a obras, não se tem o que comemorar. Muito pelo contrário. Estou triste, pois a ‘Terra da Pedra do Reino’, minha Terra-mãe, volta a um passado não tão distante, onde só se jogavam barro nas ruas, e agora, houve uma ampliação, jogando barro e pedras no asfalto”. Disse uma moradora do Bairro Cacimba Nova.

Esta avenida, que orgulhava os munícipes, hoje é sinônimo de abandono. Parece que foi bombardeada. Logo no início da Gestão atual, acabaram com a bela paisagem que existia na entrada da cidade, derrubando as árvores históricas, situação que fez acabar com a boa sombra que a gente necessitava tanto, para os deslocamentos do nosso Bairro Cacimba Nova ao Centro da cidade e vice-versa, a pé. Já agora, vemos essa outra péssima ação dessa Gestão, tapando buraco de asfalto com barro e pedras. Mas, dizem que é a ‘Gestão que Cuida de Gente‘, a qual, ao meu ver, a mesma acaba de ampliar o desenvolvimento da mais nova fórmula de tapa-buracos nos asfaltos da cidade, com barro. Se essa moda pega, ela vai ser condecorada como a Gestão doPrefeito tapa-buracos com barro e pedras”. Disse uma comerciante bastante indignada, cravando: “Nós precisamos é de asfalto sobre asfalto, senhor prefeito, e não, de um buraco de asfalto tapado com barro e pedras”.

Interessante isso, já que jogaram brita e piche em várias ruas do Distrito do Carmo e estão jogando também em várias ruas do Centro da cidade, sendo que as mesmas já são todas calçadas e saneadas, porque não pegaram um pouco desse material, em substituição ao barro e pedras jogadas na PE? Porque não fizeram o mesmo que há alguns meses atrás, onde divulgaram na mídia da Gestão, que iriam tapar os buracos da referida PE em questão, por conta da Prefeitura Municipal, já que o Governo do Estado não estava realizando o serviço, e de fato, o fizeram, e usando o material correto, diferentemente do de agora”. Comentou outro comerciante.

Os buracos, de fato, prejudicavam quem tem moto, carro, porque são muito fundos, e estão próximos de onde tem escolas e posto de saúde. O motorista tinha que parar o carro e ir devagar, se não, dava problema no amortecedor, mas agora com esse material jogado, piorou mais a situação, pois alguns motoristas e motociclistas não param, passam a toda velocidade, fazendo com que pedras voem até uma longa distância, fazendo muita poeira, prejudicando pedestres e as pessoas que moram próximas aos trechos”. Disse outra moradora do Bairro Cacimba Nova.

Ponderando que a situação está ruim e prejudicando mais ainda a população, principalmente, em relação a situação do trânsito nos locais, um mototaxista que presenciou os trabalhos dos servidores e máquinas da Prefeitura, questionou o trabalho. “Para os condutores que sofrem com o problema, ano após ano, o trabalho já não está surtindo um efeito positivo e favorável“.

O município vem recebendo, há vários anos, diversas críticas relacionadas aos problemas dos buracos na PE-430. Muitos entendem que é uma obrigação do Governo do Estado, que deve ser feito um planejamento e que as operações tapa-buracos sejam executadas com qualidade, com o material adequado. Algumas vias da referida PE já receberam tapa-buracos inúmeras vezes.

Na Avenida Euclides de Carvalho, próximo à antiga Compesa e próximo à Escola José Nunes Magalhães, os buracos nos locais já foram tapados por diversas vezes. Estes supracitados, são apenas dois exemplos dos inúmeros buracos que existem por toda a via.

Sabemos que há uma falha muito grande do Governo do Estado com a PE-430, principal via de acesso à sede municipal, aos estados do Ceará e Paraíba, algo que tem causado transtornos à população e, como também, ao prefeito Romonilson Mariano, aliado do governador Paulo Câmara.

Sabemos perfeitamente que usuários têm cobrado e esperavam do Gestor municipal, a adoção de medidas urgentes e emergenciais, já que o Governo do Estado não deu uma solução definitiva, tampouco, paliativa, algo que deveria ter sido realizado no momento em que a construtora responsável esteve operando, há alguns meses atrás, a obra de duplicação.

Diante da precariedade da via, em dois trechos, acreditamos que, em resposta às reivindicações, o prefeito enviou operários e o maquinário da Prefeitura Municipal para realizarem serviços de melhoria, tapando os buracos com barro e pedras.

A ação paliativa, por sinal, venhamos e convenhamos, muito mal feita, foi realizada durante a última semana do mês de dezembro de 2018, ficando cravada no município como a obra “Chave de ouro”, um presente dado pela Gestão Municipal à população belmontense, fechando assim, as ações da Gestão durante o ano de 2018.

O caso à cerca da duplicação e recuperação da PE-430 tem gerado inúmeras dúvidas à população belmontense, deixando várias interrogações.

Indubitavelmente, é uma obra muito bem-vinda ao município, de grande utilidade para toda a população e de suma importância. A qual, reiteramos, foi conseguida com muito esforço e luta do ex-prefeito Marcelo Pereira, do deputado estadual, Rogério Leão, e do deputado federal, à época, secretário de transportes, Sebastião Oliveira. Mas que, infelizmente, tem se tornado uma novela com alguns capítulos nas mentes dos munícipes, pois, não se sabe ao certo, se a obra foi finalizada, haja vista a existência de inúmeros trechos que estão deixando a desejar, algo que só depende, única e exclusivamente, do Governo do Estado de Pernambuco.

Assim como, não se sabe também, se no projeto da obra de duplicação, consta algo relacionado à restauração, conservação e manutenção dos trechos supracitados. Mas, cá pra nós, que poderia ter sido dada uma atenção mais que especial às áreas mencionadas e a tantas outras existentes durante a atual Gestão, através do Governo do Estado, ah, poderia sim.

Diante de tudo isso, a população belmontense pergunta:

Por que a gestão municipal gastar dinheiro público com combustível, material, máquinas, recursos humanos, com esta medida paliativa tomada recentemente, a qual só fez piorar a situação, ao invés de o senhor prefeito Romonilson Mariano, usar todo o prestígio que tem, ou pelo menos demonstrou ter, com o governador, para cobrá-lo, haja vista a estreita ligação entre ambos, durante a campanha eleitoral do ano passado, para que sejam tomadas as providências necessárias urgentes, solucionando de forma definitiva, esse grande problema. Culminando assim, na melhoria da situação dos motoristas, motociclistas, comerciantes, pedestres. Enfim, contribuir, significativamente, para a melhoria de vida de todo o povo belmontense e alavancar o progresso na Terra da Pedra do Reino?

Ou não é assim que se cuida, verdadeiramente, de gente?

Veja alguns vídeos e imagens da situação que se encontra alguns trechos da PE-430, após a operação tapa-buracos, realizada pela Prefeitura Municipal de São José do Belmonte:

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Parnamirim: Prefeito Nininho Carvalho participa de 7° Congresso Pernambucano de Municípios

Publicado

em

Seguindo a programação de compromissos no 7° Congresso Pernambucano de Municípios, junto da Secretária de Desenvolvimento Social, Isnea Carvalho, da Secretária Adjunta Tarciana Roriz e da Coordenadora de Projetos Joana Vanda, o prefeito Niniho Carvalho visitou o stand do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Na oportunidade, o Prefeito de Parnamirim falou com o Sr. Sávio Costa, representante da SESAN/MDS na Caravana Federativa sobre projetos e liberação de recursos para os programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Este evento tem sido muito produtivo e ainda tem muita coisa boa pra acontecer”, disse Nininho.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Lula chama invasão da embaixada do México de inaceitável e diz que Equador deve desculpas

Lula disse que o Equador deve um pedido formal de desculpas.

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta terça-feira (16) a invasão da embaixada do México em Quito, no Equador, ocorrida no último dia 5, como “simplesmente inaceitável” e que impacta toda a região.

Em duro discurso na cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), Lula disse ainda que o Equador deve um pedido formal de desculpas.

“O que aconteceu em Quito, no último dia 5, é simplesmente inaceitável e não afeta só o México. Diz respeito a todos nós. Um pedido formal de desculpas por parte do Equador é um primeiro passo na direção correta”, disse Lula.

O discurso não foi transmitido, mas o texto foi divulgado a jornalistas pela assessoria do presidente. “Medida dessa natureza nunca havia ocorrido, nem nos piores momentos de desunião e desentendimento registrados na América Latina e no Caribe. Nem mesmo nos sombrios tempos das ditaduras militares em nosso continente”, afirmou, repetindo uma comparação já feita por nota do Itamaraty.

“Portanto, absolutamente nada justifica a cena a que assistimos em Quito. Nosso desafio agora é o de encontrar caminhos para a reconstrução da confiança e do diálogo”, completou.

Lula oficializou ainda o posicionamento do Brasil sobre proposta da Bolívia de formar uma comissão com países da Celac para “acompanhar junto ao governo equatoriano, a evolução da situação e da saúde do ex-vice-presidente Jorge Glas”.

No último dia 9, na OEA (Organização dos Estados Americanos), a diplomacia brasileira também disse que nem nos tempos mais sombrios do continente houve violação de missões diplomáticas como ocorrido neste episódio.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Em Pernambuco, 8,9 mil moradias são selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades

Publicado

em

Pernambuco foi contemplado com 8.947 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. O resultado da seleção foi anunciado pelo Governo Federal na última quarta-feira, 10 de abril. Essas modalidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.

Na modalidade Entidades, 2.744 moradias foram selecionadas em 16 municípios pernambucanos. Essa linha de atendimento concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de residências em áreas urbanas. As entidades devem estar organizadas por meio de instituições privadas sem fins lucrativos.

No âmbito Rural, foram 6.203 moradias selecionadas em 83 municípios. Essa modalidade subsidia a produção ou a melhoria de unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores rurais e famílias residentes em área rural.

Levando em conta as duas modalidades, a capital, Recife, lidera a lista dos municípios com o maior número de unidades selecionadas. São 1.106 moradias, seguida por Águas Belas, com 350, Custódia, com 300, Ibimirim, também com 300, e Caetés, com 250. Bom Conselho, Buíque, Floresta, Ipojuca e Tacaratu vêm na sequência, com 200 unidades habitacionais cada.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!