Conecte-se Conosco

Pernambuco

Festa do Morro da Conceição: Celebrações começam neste sábado(28) com adaptações

Publicado

em

Começa neste sábado (28) e segue até 8 de dezembro, mais uma edição da Festa do Morro, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife. Este ano, por causa da pandemia de Covid-19, as celebrações precisarão ser adaptadas, assim como a estrutura do Santuário, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte da capital pernambucana.

Não haverá procissões, e as missas serão transmitidas pela internet, pela Rádio Olinda e TV Pai Eterno (canal 49 no Recife e RMR).

A estrutura montada no Santuário  do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, possui toldos, gradis e oito pias com água e sabão para higienização das mãos dos fiéis e devotos que irão ao local durante a festa. As portas do templo serão retiradas para facilitar a circulação de ar.

Uma equipe com cerca de 300 voluntários foi capacitada para acolher quem for ao Morro da Conceição nos 11 dias de festa. Eles estarão com máscaras, escudo facial, álcool em gel e termômetro.

A abertura da Festa ocorre neste sábado, às 18h, com o hasteamento da Bandeira, em frente à torre da igreja. Em seguida, às 19h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, preside a solene missa de abertura das festividades.

Bancos ao lado da torre foram substituídos por cadeiras e acomodarão 300 fiéis. Os assentos foram dispostos com espaçamento de 1,5 metro entre si. Dentro do templo, será permitido apenas 30% da capacidade, o que corresponde a 240 assentos. Assim, serão 540 pessoas por missa.

O tema da festa deste ano é “Maria, modelo eucarístico e mãe da esperança”, em alusão ao Congresso Eucarístico Nacional, evento que reuniria fiéis das dioceses católicas de todo o País em novembro, mas que foi adiado para novembro de 2021 devido à pandemia.

Os fiéis não poderão ter acesso direto aos velários. Voluntários irão receber as velas. O Santuário ainda sugere a doação de velas para a Igreja.

Acessos

Fiéis terão ainda acesso restrito ao Santuário e à imagem de Nossa Senhora da Conceição. Voluntários e profissionais de segurança irão controlar o direcionamento das pessoas pelas dependências do templo.

Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.

Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.

Acesso à imagem: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. O chão está demarcado para uma melhor distribuição dos devotos entorno da imagem. A saída desse público irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.

Saída da imagem: uma saída posterior (por trás da imagem).

Programação

De domingo (29) a 7 de dezembro, serão celebradas cinco missas por dia: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A novena será rezada nos mesmos dias, sempre às 19h, com a presidências de bispos e párocos, que irão meditar um subtema da festa por noite.

28/11 – sábado
18h – Hasteamento da Bandeira
19h – Missa de abertura celebrada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio

29/11 – domingo – 1º dia da novena
Tema: Maria e a Eucaristia na Vida da Igreja
Presidente: Dom José Luiz Ferreira Sales, C.SS.R.– bispo de Pesqueira/PE

30/11 – segunda-feira – 2º dia da novena
Tema da noite: Maria, Ícone da Igreja Eucarística
Presidente: Pe. Maílson Régis de Queiroz, C.SS.R. – pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

1º/12 – terça-feira – 3º dia da novena
Tema: Maria e a Assembleia Eucarística
Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – bispo de Nazaré da Mata/PE

2/12 – quarta-feira – 4º dia da novena
Tema: Maria, Mulher Eucarística e Imagem do Discipulado
Presidente: Dom Gabriel Marchesi – bispo de Floresta/PE

3/12 – quinta-feira – 5º dia da novena
Tema: Maria, Testemunha de Vida Eucarística
Presidente: Dom Francisco de Assis Gabriel, C.SS.R. – bispo de Campo Maior/PI

4/12 – sexta-feira – 6º dia da novena
Tema: Maria, o Magnificat do Pão em Todas as Mesas
Presidente: Pe. Luiz Vieira Gomes, C.SS.R. – superior vice-provincial da Vice-Província do Recife e reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro/Recife

5/12 – sábado – 7º dia da novena
Tema: Maria, Portadora da Palavra e do Pão Eucarístico
Presidente: Pe. André Ricardo, C.SS.R. – superior provincial da Província de Goiás

6/12 – domingo – 8º dia da novena
Tema: Maria e a Dimensão Social e Profética da Eucaristia
Presidente: Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu O.F.M. Cap. – arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA

7/12 – segunda-feira – 9º dia da novena
Tema: Maria, Discípula e Missionária do Pão Eucarístico
Presidente: dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa – presidente do Regional Nordeste II e bispo de Garanhuns/PE

Em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, serão oito missas: à 0h e às 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A solenidade de enceramento será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 19h.

Ao todo, serão celebradas 63 missas, nove a menos do que a festa do ano passado, que contou com um dia a mais.

História

Uma das mais populares do Estado, a festa, oficialmente chamada de Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, reúne os fiéis e devotos desde 1904 para homenagear a padroeira, cujo dia é celebrado em 8 de dezembro. Naquele ano, a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao alto daquele que era, na época, o Morro da Boa Vista.

Na época, era celebrado o 50º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, verdade de fé em que a Igreja Católica proclama a concepção sem pecado original de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Desde então, a Festa do Morro leva milhares de fiéis todos os anos para celebrar Nossa Senhora da Conceição. Apesar de não ser padroeira do Recife – Nossa Senhora do Carmo é, de fato -, a Senhora da Conceição é considerada, afetivamente, a patrona da capital pernambucana.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Nota de pesar – Gonzaga Patriota lamenta falecimento de Osvaldinho, ex-prefeito de Goiana

Publicado

em

O deputado federal Gonzaga Patriota lamentou o falecimento do ex-prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho (Osvaldinho).

“Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho, ocorrido na manhã desta sexta-feira (15). Quero manifestar o meu profundo pesar aos seus familiares e amigos. Que Deus possa trazer consolo ao coração de todos neste momento de profunda dor”,

Deputado federal Gonzaga Patriota

Em sua trajetória política, o ex-prefeito de Goiana, Osvaldinho, ocupou o cargo em quatro mandatos, de 1976 a 1982, quando Patriota foi colega do seu pai, Osvaldo Rabelo, na Assembléia Legislativa de Pernambuco. 1989 a 1990, de 1997 a 2000 e de 2017 a 2020. Também foi deputado estadual entre os anos de 1991 a 1994. 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco registra 1.702 casos de Covid-19 nas últimas 24h

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (15/01), 1.702 casos da Covid-19, sendo 76 (4%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.626 (96%) casos leves.

Agora, Pernambuco totaliza 239.155 casos confirmados da doença, sendo 30.177 graves e 208.978 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 204.017 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.727 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 185.290 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 18 novos óbitos, registrados entre os dias 11/11/2020 e 13/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 9.964 mortes pela doença.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 24.844 casos foram confirmados e 44.549 descartados.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Proibição de som ao vivo ou mecânico em praias, bares e restaurantes de Pernambuco entra em vigor nesta sexta

Publicado

em

A partir desta sexta-feira (15), o governo de Pernambuco proibiu som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates ou outros locais que possam provocar a aglomeração de pessoas. A medida é válida por 30 dias e, segundo o governo estadual, a decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos graves da Covid-19.

Na quinta-feira (14), os 963 leitos de UTI para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estavam com taxa de ocupação de 82%. Em 14 de dezembro de 2020, o estado tinha 894 leitos de UTI, cuja ocupação era de 83%. Apesar de o percentual ser maior em dezembro de 2020, havia 69 leitos de UTI a menos no estado. O estado não divulga o número de pessoas internadas.

Na quarta (13), o secretário André Longo havia dito novamente que o governo poderia voltar a fechar as praias em caso de novas aglomerações durante o fim de semana. Nesta sexta (15), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que a fiscalização seria intensificada.

Quatro bares foram interditados durante as ações do Procon e do Corpo de Bombeiros para verificar cumprimento do protocolo contra a Covid-19 nos dias 8 e 9 de janeiro. No fim de semana anterior, foram ao menos três locais.

“As pessoas estão vendo o que está acontecendo no Rio de Janeiro. Mais grave ainda o que está acontecendo no Amazonas. Nós não vamos chegar a esse nível. Vamos fortalecer, ampliar e, infelizmente, endurecer a fiscalização”, disse.

Com a possibilidade de um novo fechamento de praias em Pernambuco, a representante da associação de barraqueiros, Josy Miranda, fez um apelo para que a população cumpra os protocolos de segurança para evitar a suspensão das atividades comerciais de quem trabalha na orla.

“É preocupante, porque se fechar a areia, fecham automaticamente os quiosques. Não é isso que a gente quer. A gente faz um trabalho de conscientização, mas é impressionante como as pessoas são aplaudidas pelo mal que fazem a elas mesmas. As pessoas que trabalham na areia são pais de família. Enquanto a vacina não chega, se conscientizem, pelo amor de Deus. A gente não pode ser penalizado por atos de pessoas inconsequentes”, afirmou.

Além de falar da proibição de aglomerações em praias, o secretário também falou que, no que diz respeito às aglomerações em ônibus que circulam na Região Metropolitana, cabe ao Grande Recife Consórcio de Transporte adotar medidas para impedir a situação.

“É preciso deixar bem clara uma questão: o ônibus, por estranho que pareça, não é o maior causador, não é um vetor importante da contaminação, porque você tem o contágio, a contaminação, pelo tempo que você permanece. As pessoas ficam pouco tempo no ônibus”, disse Pedro Eurico.

Segundo quem depende do transporte público, os percursos para o trabalho ou para outros compromissos são longos. No caso do vigilante Levy Melo, que mora no Curado, em Jaboatão dos Guararapes, e vai ao Centro do Recife, são cerca de duas horas de viagem usando o ônibus ou o Metrô do Recife.

“Pegando a BR-101 e a Abdias [de Carvalho], gasto quase duas horas para o Centro. Quando pego o Metrô, é só a misericórdia. É um absurdo. É aglomeração, é a população revoltada, muitos não estão usando máscara”, disse.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, o estado tem tentado manter a oferta de coletivos maior do que a demanda de passageiros. “Hoje, por exemplo, a demanda é de 60% e a oferta é de mais ou menos 74% do que rodava antes da pandemia. Estamos tentando passar um pouco mais de tranquilidade para as pessoas”, disse.

“É um problema estrutural que o sistema tinha antes da pandemia e se acentuou. A gente tem tentado usar todos os recursos de que a gente dispõe para ter um serviço melhor, dentro do volume de recursos que a gente tem”, afirmou Bruto.

(Por G1 PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending