Conecte-se Conosco

Pernambuco

Festa do Morro da Conceição: Celebrações começam neste sábado(28) com adaptações

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Começa neste sábado (28) e segue até 8 de dezembro, mais uma edição da Festa do Morro, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife. Este ano, por causa da pandemia de Covid-19, as celebrações precisarão ser adaptadas, assim como a estrutura do Santuário, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte da capital pernambucana.

Não haverá procissões, e as missas serão transmitidas pela internet, pela Rádio Olinda e TV Pai Eterno (canal 49 no Recife e RMR).

A estrutura montada no Santuário  do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, possui toldos, gradis e oito pias com água e sabão para higienização das mãos dos fiéis e devotos que irão ao local durante a festa. As portas do templo serão retiradas para facilitar a circulação de ar.

Uma equipe com cerca de 300 voluntários foi capacitada para acolher quem for ao Morro da Conceição nos 11 dias de festa. Eles estarão com máscaras, escudo facial, álcool em gel e termômetro.

A abertura da Festa ocorre neste sábado, às 18h, com o hasteamento da Bandeira, em frente à torre da igreja. Em seguida, às 19h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, preside a solene missa de abertura das festividades.

Bancos ao lado da torre foram substituídos por cadeiras e acomodarão 300 fiéis. Os assentos foram dispostos com espaçamento de 1,5 metro entre si. Dentro do templo, será permitido apenas 30% da capacidade, o que corresponde a 240 assentos. Assim, serão 540 pessoas por missa.

O tema da festa deste ano é “Maria, modelo eucarístico e mãe da esperança”, em alusão ao Congresso Eucarístico Nacional, evento que reuniria fiéis das dioceses católicas de todo o País em novembro, mas que foi adiado para novembro de 2021 devido à pandemia.

Os fiéis não poderão ter acesso direto aos velários. Voluntários irão receber as velas. O Santuário ainda sugere a doação de velas para a Igreja.

Acessos

Fiéis terão ainda acesso restrito ao Santuário e à imagem de Nossa Senhora da Conceição. Voluntários e profissionais de segurança irão controlar o direcionamento das pessoas pelas dependências do templo.

Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.

Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.

Acesso à imagem: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. O chão está demarcado para uma melhor distribuição dos devotos entorno da imagem. A saída desse público irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.

Saída da imagem: uma saída posterior (por trás da imagem).

Programação

De domingo (29) a 7 de dezembro, serão celebradas cinco missas por dia: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A novena será rezada nos mesmos dias, sempre às 19h, com a presidências de bispos e párocos, que irão meditar um subtema da festa por noite.

28/11 – sábado
18h – Hasteamento da Bandeira
19h – Missa de abertura celebrada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio

29/11 – domingo – 1º dia da novena
Tema: Maria e a Eucaristia na Vida da Igreja
Presidente: Dom José Luiz Ferreira Sales, C.SS.R.– bispo de Pesqueira/PE

30/11 – segunda-feira – 2º dia da novena
Tema da noite: Maria, Ícone da Igreja Eucarística
Presidente: Pe. Maílson Régis de Queiroz, C.SS.R. – pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

1º/12 – terça-feira – 3º dia da novena
Tema: Maria e a Assembleia Eucarística
Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – bispo de Nazaré da Mata/PE

2/12 – quarta-feira – 4º dia da novena
Tema: Maria, Mulher Eucarística e Imagem do Discipulado
Presidente: Dom Gabriel Marchesi – bispo de Floresta/PE

3/12 – quinta-feira – 5º dia da novena
Tema: Maria, Testemunha de Vida Eucarística
Presidente: Dom Francisco de Assis Gabriel, C.SS.R. – bispo de Campo Maior/PI

4/12 – sexta-feira – 6º dia da novena
Tema: Maria, o Magnificat do Pão em Todas as Mesas
Presidente: Pe. Luiz Vieira Gomes, C.SS.R. – superior vice-provincial da Vice-Província do Recife e reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro/Recife

5/12 – sábado – 7º dia da novena
Tema: Maria, Portadora da Palavra e do Pão Eucarístico
Presidente: Pe. André Ricardo, C.SS.R. – superior provincial da Província de Goiás

6/12 – domingo – 8º dia da novena
Tema: Maria e a Dimensão Social e Profética da Eucaristia
Presidente: Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu O.F.M. Cap. – arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA

7/12 – segunda-feira – 9º dia da novena
Tema: Maria, Discípula e Missionária do Pão Eucarístico
Presidente: dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa – presidente do Regional Nordeste II e bispo de Garanhuns/PE

Em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, serão oito missas: à 0h e às 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A solenidade de enceramento será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 19h.

Ao todo, serão celebradas 63 missas, nove a menos do que a festa do ano passado, que contou com um dia a mais.

História

Uma das mais populares do Estado, a festa, oficialmente chamada de Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, reúne os fiéis e devotos desde 1904 para homenagear a padroeira, cujo dia é celebrado em 8 de dezembro. Naquele ano, a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao alto daquele que era, na época, o Morro da Boa Vista.

Na época, era celebrado o 50º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, verdade de fé em que a Igreja Católica proclama a concepção sem pecado original de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Desde então, a Festa do Morro leva milhares de fiéis todos os anos para celebrar Nossa Senhora da Conceição. Apesar de não ser padroeira do Recife – Nossa Senhora do Carmo é, de fato -, a Senhora da Conceição é considerada, afetivamente, a patrona da capital pernambucana.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Alepe aprova aumentos salariais para seus servidores, do TJPE, TCE e MPPE

Publicado

em

Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (24), foi aprovado o aumento salarial para os servidores da Casa Joaquim Nabuco, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). 

Na Alepe os reajuste foi de 7% para os servidores efetivos, comissionados e aposentados da Casa Joaquim Nabuco.

Para os Chefes de Departamento o aumento aprovado foi de 10.91%.

Já os servidores do MPPE a adição foi 6%. Os funcionários do TJPE e TCE-PE foram contemplados com o acréscimo de 5%.

As propostas de aumentos salariais foram aprovadas em primeira e segunda votações.

De acordo o documento do projeto de lei (1871/2024), os acréscimos ocorrem “em conformidade com art. 20 da Constituição do Estado de Pernambuco, e Lei de Responsabilidade Fiscal, no intuito de repor o poder aquisitivo decorrente dos anos pretéritos para os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco”.

Além disso, a assembleia afirma que o PL é de grande relevância para a Casa, “pois reafirma o compromisso de promover a valorização e o reconhecimento da importância dos servidores do Poder Legislativo Estadual”.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Em Brasília, Raquel Lyra assina contrato com a Caixa Econômica Federal

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quarta-feira (24), o protótipo do primeiro cartão do Programa Mães de Pernambuco das mãos do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira. Em Brasília, a gestora se reuniu com a diretoria do banco para assinar o contrato da operacionalização do programa estadual de transferência de renda. Até o momento, o Estado conta com 70 mil mulheres inscritas. O prazo para confirmar a inscrição no programa foi prorrogado até o dia 25 de abril.
“O Programa Mães de Pernambuco já tem os recursos assegurados para beneficiar as 100 mil mães pernambucanas que receberão R$ 300 para complementar sua renda. Viemos a Brasília para assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal e recebemos o cartão protótipo que será entregue a cada mulher beneficiada. O primeiro pagamento será feito no dia 13 de maio, por meio das agências da Caixa. Essa iniciativa reflete o nosso compromisso em mudar a realidade das famílias pernambucanas”, destacou a governadora.
O Mães de Pernambuco irá ofertar um auxílio mensal de R$ 300 para as 100 mil mães e cuidadoras mais vulneráveis vivendo no Estado. Os recursos para custeio já estão garantidos no orçamento de 2024, oriundos do Tesouro Estadual: são R$ 30 milhões mensais investidos pelo governo, um total de R$ 360 milhões por ano. O pagamento para as mulheres inscritas será no dia 13 de maio, a segunda-feira seguinte ao Dia das Mães.
Até o momento, 70 mil mães já foram confirmadas na iniciativa. Para se inscrever, basta entrar no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, confirmar que tem interesse em receber o auxílio, informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento.
Para ser atendida é necessário ser responsável familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal. Em caso de dúvida é possível entrar em contato com a Ouvidoria Social, por meio de ligação gratuita para o número 0800.081.4421 ou mandar mensagem por e-mail: ouvidoria@sas.gov.pe.br.
Acompanharam a governadora os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação).

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!