PUBLICIDADE

França e Reino Unido enviarão tropas à Ucrânia após cessar-fogo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o líder da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, assinaram nesta terça-feira (6/1) uma declaração de intenções para o deslocamento de uma força multinacional à Ucrânia após um cessar-fogo duradouro com a Rússia.

Macron reiterou que os países estão prontos para mobilizar a força “um dia” após o cessar-fogo ser alcançado. Discussões preliminares indicam que o contingente pode variar entre 15 mil e 30 mil soldados.

A medida é considerada estratégica para reforçar a confiança de Kiev no apoio europeu e destravar avanços nas negociações de paz com Moscou.

O documento foi firmado durante uma cúpula da chamada Coalizão dos Dispostos, realizada em Paris, que reuniu representantes de 35 países com apoio dos Estados Unidos.

Segundo Macron, a futura força deverá “fornecer uma forma de garantia após o cessar-fogo” e integra um conjunto de compromissos voltados a assegurar uma “paz sólida e duradoura” no território ucraniano.

Após o encontro, Zelensky destacou que, pela primeira vez, os aliados avançaram para além de declarações genéricas. “É importante que a coligação tenha hoje documentos substanciais, e não apenas palavras”, afirmou o ucraniano, ressaltando que o conteúdo acordado demonstra determinação em “trabalhar por uma segurança real”.

De acordo com autoridades envolvidas nas negociações, as garantias de segurança para o pós-guerra estão “praticamente finalizadas”.

O enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Steve Witkoff, afirmou que os ucranianos passam a ter maior previsibilidade sobre o futuro do país quando o conflito terminar.

“Isso não significa que alcançaremos a paz, mas a paz não seria possível sem o progresso alcançado aqui hoje”, declarou Jared Kushner, genro de Trump e integrante da equipe norte-americana de mediação.

Por Metropoles

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE