Glitter e maquiagem no carnaval

Estratégias para evitar lesões na córnea e infecções nos olhos
Foto: Crédito de imagem sugerido:
Foto: Crédito de imagem sugerido:

O brilho do Carnaval é indispensável para muitos foliões, mas o uso excessivo de glitter, tintas e lentes de contato coloridas exige atenção redobrada. O que parece apenas um adereço estético pode se transformar em um grave problema de saúde.

A oftalmologista Marcela Valença explica que mesmo o glitter cosmético – teoricamente mais seguro que o artesanal – não foi projetado para entrar em contato com a parte interna do olho ou com a córnea.

Quem corre mais risco: Usamos lentes de contato; Sofremos de olho seco ou blefarite; Possuímos doenças prévias na córnea; Passamos por cirurgias oculares recentes. Nessas pessoas, o glitter pode causar inflamação maior e a chance de infecção também aumenta.

Caiu glitter no olho? Lavar imediatamente e sem esfregar a região. O passo a passo recomendado é: Lavar com água corrente limpa ou soro fisiológico de forma abundante, entre 10 a 15 minutos. Retirar as lentes de contato. Não usar instrumentos para remover o glitter. Evitar automedicação com colírios anestésicos.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.