RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Governo de Pernambuco intensifica suporte a municípios afetados pelas chuvas

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam em várias cidades da Mata Norte, realizando resgates e monitorando os danos causados...

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (SEPDEC) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), enviou neste domingo (28) cinco equipes do Grupo de Apoio a Desastres (GADE) para auxiliar os municípios de Timbaúba, Camutanga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Vicência. Desde o início das ocorrências, as equipes estaduais estão mobilizadas para oferecer assistência às populações afetadas, além de apoiar as Defesas Civis locais e realizar ações de salvamento.

As equipes estão encarregadas de realizar levantamentos sobre os danos e prejuízos, prestando orientações técnicas e oferecendo suporte às iniciativas de resposta e restabelecimento que estão sendo conduzidas pelos municípios. Neste domingo, duas pessoas e uma cadela foram resgatadas em Goiana após as fortes chuvas que atingiram a região.

A previsão do tempo, divulgada pela Apac, indicou chuvas intensas na Zona da Mata, levando à emissão de alertas de emergência. No total, a Defesa Civil Estadual registrou 13 pessoas desabrigadas em Timbaúba e 60 em aluguel social no município de Vicência. A SEPDEC mantém um monitoramento contínuo das áreas impactadas, coletando informações sobre os efeitos das chuvas e avaliando a necessidade de apoio adicional.

No sábado (27), foram emitidos alertas de emergência via sistema Defesa Civil Alerta (DCA) para Ipojuca, Timbaúba, São Vicente Ferrer, Ilha de Itamaracá, Goiana, Itambé, Bom Jardim e Belém de Maria. Além disso, um alerta severo para inundação foi emitido para comunidades em Limoeiro, destacando a gravidade da situação.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil ressaltou a atuação das equipes em campo, que têm prestado apoio técnico às Defesas Civis municipais, realizando os levantamentos necessários para dimensionar os danos e orientar as ações de resposta. Ele enfatizou que o trabalho é contínuo e integrado, permitindo ao Estado acompanhar a evolução da situação e direcionar os recursos necessários para garantir assistência às populações afetadas.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, reforçou as orientações para evacuação das áreas em risco, priorizando a segurança das vidas. O comandante-geral do CBMPE, coronel Eduardo Araripe, destacou a mobilização constante das equipes para atender às ocorrências relacionadas às chuvas e pediu à população que respeite os alertas emitidos e evacue as áreas de risco quando orientada.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.