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Educação

Governo de Pernambuco premia escolas e municípios com os melhores resultados na alfabetização

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Iguaracy recebeu o reconhecimento como melhor resultado na Alfabetização. Brejinho, ficou na terceira colocação.

O governador Paulo Câmara premiou, nesta quarta-feira (30), as escolas e os municípios que apresentaram os melhores resultados de alfabetização no primeiro ano do Programa Criança Alfabetizada, lançado em junho do ano passado.

A cerimônia aconteceu na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

O programa incentiva os 184 municípios pernambucanos a garantirem que todas as crianças inscritas na rede pública de ensino aprendam a ler e a escrever no tempo certo, ou seja, até os sete anos de idade.

De acordo com Paulo Câmara, apesar dos desafios na educação em razão da pandemia do novo coronavírus, o ano trouxe bons resultados e evoluções significativas nos municípios. “Os números mostram um avanço e, por isso, quero parabenizar todos os municípios que foram premiados hoje. Mas também quero dizer que estaremos muito perto daqueles que não conseguiram avançar como era esperado. O programa olha não somente as escolas que atingiram as metas, mas busca também intensificar as ações nas cidades que ainda não avançaram como gostaríamos. Vamos usar todos os tipos de experiências como exemplo para que possamos seguir avançando, integrando e alfabetizando as nossas crianças”, disse o governador, acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.

Na premiação das instituições com melhor resultado na alfabetização, a Escola Municipal José Benício Filho, em Panelas, no Agreste Central, alcançou a maior nota dentre todas as unidades municipais. Em seguida, vem as escolas Professora Janaina Mercia Freire Silva, em Custódia, no Sertão do Moxotó, e Professora Judite Bezerra da Silva, em Iguaraci, no Sertão do Pajeú.

Também foram reconhecidos os municípios com melhores resultados na alfabetização. A cidade com o melhor resultado do Estado foi Iguaraci, no Sertão do Pajeú. Machados, no Agreste Setentrional, e Brejinho, no Sertão do Pajeú, ocuparam a segunda e terceira colocações, respectivamente.

A secretária de Educação de Iguaracy, Rita de Cássia Mendes de Melo Siqueira e a gestora da Escola Municipal Professora Judite Bezerra da Silva receberam pelas mãos do Secretário de Educação Estadual Fred Amâncio e do Governador Paulo Câmara, O  Prêmio Criança Alfabetizada.

“Foi um trabalho muito bonito realizado com as escola e as famílias. Temos professores dedicados que fizeram toda diferença, eles são merecedores desse reconhecimento e nosso trabalho é levar adiante essa conquista com novos projetos”, destacou Rita de Cássia.

Ao todo, as 50 escolas municipais com os melhores desempenhos foram agraciadas com o Prêmio Escola Destaque. Todas elas receberão R$ 80 mil de incentivo para continuar o trabalho. Além disso, o programa prevê apoio técnico e financeiro para as 50 escolas que tiveram rendimento abaixo da média. Nesse caso, as unidades de ensino receberão R$ 40 mil para investir em ações de melhoria.

“Avançamos muito nas ações no ano passado e, no final do ano, realizamos uma avaliação para verificar os resultados do programa. Em relação aos anos anteriores, percebemos que os municípios avançaram muito. Fico muito feliz pelo avanço no conjunto geral do Estado. Muitos municípios saíram de patamares bem mais baixos para patamares mais elevados, e Pernambuco evoluiu como um todo na alfabetização”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

CRIANÇA ALFABETIZADA – O programa visa apoiar os municípios na busca pela alfabetização na idade correta de todos os estudantes. A ação contempla 330 mil crianças e conta com o apoio técnico do Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum. Com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, o Criança Alfabetizada oferece apoio a todos os 184 municípios pernambucanos na busca pela alfabetização de todas as crianças que estudam na rede pública, garantindo, além da maior aprendizagem, o acesso a oportunidades e a um futuro melhor.

 

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Educação

Fies reabre inscrições para vagas remanescentes a partir desta segunda-feira

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Estudantes interessados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem acessar, a partir desta segunda-feira (26), o site  do programa para fazer inscrição para as vagas remanescentes.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento, por exemplo.

Devido a falhas no sistema, o Ministério da Educação suspendeu o processo de inscrições e ampliou os prazos. Os estudantes que fizeram a inscrição não serão prejudicados.

O calendário do Fies varia um pouco de acordo com o perfil do estudante.

Confira:

26 e 27 de outubro: apenas candidatos de áreas de conhecimento prioritárias (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);

28 de outubro a 3 de novembro: candidatos ainda não matriculados em instituições de ensino superior;

28 de outubro a 27 de novembro: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso e turno em que já estão matriculados atualmente.

 

 

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Educação

Sindicato dos professores querem retomar negociações com o governo

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Com o fim da greve dos professores da rede estadual, encerrada na última sexta-feira (23), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) quer retomar as negociações com o governo. A pauta de reivindicação chegou a ser enviada à Secretaria de Educação do Estado (SEE) através de um ofício ainda na sexta, mas a entidade sindical não recebeu resposta até o momento. Nesta segunda-feira (26), os cerca de 81 mil estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais terão o primeiro dia de aula após o fim da paralisação dos professores, que teve início na quarta-feira (21), data de reabertura das instituições. Na terça-feira (27), seguindo o calendário divulgado pelo governo, é a vez dos alunos do 2º ano voltarem às atividades presenciais.

“No mesmo ofício em que comunicamos ao governo o fim da greve, solicitamos a retomada da negociação que foi suspensa. Alguns pontos ainda precisam ser dialogados, como a continuidade das comissões regionais, o envio, pelo governo, dos dados da covid-19 no Estado, já que estamos fazendo um acompanhamento, e questões pedagógicas e de relações de trabalho”, explica o presidente do Sintepe, Fernando Melo. Segundo ele, a instituição está visitando as escolas estaduais que possuem ensino médio, para verificar se os protocolos determinados pelo governo estão sendo seguidos mesmo após o retorno das atividades.

“Até o dia 19 de outubro, tínhamos visitado 440 das 750 escolas. Precisamos retomar as visitas para concluir esse quantitativo que falta. Não é só iniciar as atividades, mas prosseguir com o cumprimento do protocolo”, ressalta. Está marcada para a próxima sexta-feira (30) uma nova assembleia da categoria. Nela, será feita uma avaliação da primeira semana de volta às aulas, além do repasse para os professores das respostas enviadas pelo governo em relação à negociação. Questionada sobre o recebimento do ofício enviado pelo Sintepe, a SEE declarou que deve se pronunciar nesta segunda-feira (26), já que não há funcionamento da secretaria durante o fim de semana.

De acordo com o órgão, não há alteração no calendário do governo, já que a greve dos professores não interferiu na retomada das aulas. Sendo assim, na terça-feira (27) voltam à modalidade presencial de ensino os estudantes do 2º ano, enquanto os do 1º ano do ensino médio, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estarão nas escolas no dia 3 de novembro.

 

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Educação

Salgueiro: Gerência Regional de Educação (GRE), realiza 1ª edição do Ciência Jovem Sertão Central

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A Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Central realizou a primeira edição do Ciência Jovem Sertão Central – Formando pesquisadores para o futuro. De forma virtual, a feira reuniu trabalhos científicos de estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo toda escola e a comunidade. Além das apresentações dos trabalhos, a feira contou com uma programação de formações para os docentes.

A iniciativa tem o objetivo expandir e democratizar o acesso ao conteúdo científico, despertando o interesse pela investigação científica, contribuindo para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula, no Ensino fundamental, Médio e Profissional de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, alinhando as áreas do conhecimento para o desenvolvimento e popularização da ciência das escolas atendidas pela GRE. Para Fátima Moura, gestora da GRE, o momento foi vivenciado com êxito, mesmo em um momento atípico como a pandemia do Covid-19. “Esta ação é de grande importância, pois promove a valorização da pesquisa científica a partir do envolvimento da gestão, professores e estudantes de todas as escolas e modalidades”, declarou.

Ao todo, 18 trabalhos foram apresentados com temas variados, entre as Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e suas tecnologias, Matemática, Educação Especial, Tecnológica e Profissional. Ao longo da semana foram realizados workshop com temas de grande relevância para os participantes, como Experimento em sala de aula, Meio Ambiente e Café com Filosofia.   

Emocionada, Uanne Freire Bezerra, professora da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio Parente Muniz, disse estar muito feliz com o resultado. “Estou feliz por ter a oportunidade, em meio a uma pandemia,  de continuar e apresentar, mesmo que virtualmente,  os projetos de jovens pesquisadores. Estudantes que passaram por todas as dificuldades, mas nunca pararam seus trabalhos, dando-nos uma lição de resiliência.  Feliz por ter uma equipe gestora e uma Gerência Regional que estiveram sempre nos apoiando e motivando a continuar esse trabalho. Feliz por ver a importância da Iniciação Científica tendo espaço entre jovens, sendo reconhecida e valorizada diante da negação da Ciência. Feliz por ser Orientadora nesse momento”, ressaltou.

“Participar de eventos como esse é fundamental para a minha formação como estudante, mesmo que seja virtualmente, assim posso desenvolver a capacidade de pesquisa, além de ser uma grande forma de aprendizagem. Ao pesquisar, elaborar e apresentar um projeto, desenvolvemos capacidade motora, adquirimos uma grande quantidade de conhecimento e descobertas. Todo esse processo será fundamental na minha formação profissional, são experiências ricas onde todos os envolvidos se mobilizam e dão o seu melhor”, disse a estudante Maria Valéria Matias Nunes.

 

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