Conecte-se Conosco

Pernambuco

Governo de Pernambuco vai ter que se explicar no STF

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso estabeleceu um prazo de 10 dias para o governo de Pernambuco prestar informações na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6464, que analisa se a Lei Complementar Estadual 425 – a qual estabeleceu procedimentos nas contratações emergenciais da administração estadual realizadas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – atende as diretrizes constitucionais.

Relator da ADI que tramita no STF, Barroso também pediu para o Advogado Geral da União (AGU), José Levi Mello do Amaral Júnior, se manifestar num prazo de cinco dias. A intenção do ministro é levar o julgamento da ação para o plenário do STF. Esse julgamento só deve ocorrer no segundo semestre, pois o Supremo inicia o seu recesso nesta quinta-feira (02). No plenário, a ADI será analisada pelos 11 ministros que formam a Suprema Corte brasileira, e não apenas de forma monocrática por Barroso.

A Lei Complementar 425 é de 25 de março último e os gestores do Estado se basearam nessa lei para comprar bens e serviços – como por exemplo a gestão dos hospitais implantados para atender pacientes da covid-19 – durante a pandemia. “Se a inconstitucionalidade for declarada não vai ter impacto nos atos administrativos já praticados. Não há como desfazer um contrato de um serviço que já foi prestado ou a compra de um equipamento que já foi usado”, explica o responsável sócio do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, Rodrigo Accioly. Atos administrativos são os procedimentos adotados no serviço público para fazer algo como, nesse caso, as compras de bens ou serviços. Accioly acrescentou que, se a lei estadual for declarada inconstitucional, os gestores públicos que fizeram atos baseados na mesma não podem ser questionados, porque cumpriram a lei que estava em vigor na época.

Já Glauco Salomão, vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e Cidadania da OAB pernambucana, diverge dessa tese. “Em regra, as decisões do STF que declaram uma lei inconstitucional produzem efeitos retroativos, o que provocaria a anulação dos atos nela embasados”, disse.

Ele argumentou que “a legislação também permite que o Tribunal flexibilize essa regra, caso identifique que há algum excepcional interesse social ou razões de segurança jurídica nesse caso concreto. Desse modo, seria dada uma decisão com efeitos apenas para o futuro, preservando os atos já praticados até agora”. E acrescentou: “Isso evitaria a anulação dos contratos anteriormente celebrados com base na lei”, afirmou.

A ADI foi instaurada porque o procurador-geral da República, Augusto Aras, entendeu que a Lei Complementar 425 é inconstitucional e entrou com um pedido de ação liminar cautelar no STF. No Brasil, a instância que pode decidir pela inconstitucionalidade de uma lei é o STF.

O procurador-geral da República acatou uma representação feita pelo Ministério Público Federal em Pernambuco (MPFPE), de autoria da procuradora Sílvia Regina Pontes Lopes, que apontou “inconsistências” na lei estadual. O MPF-PE se baseou, por sua vez, numa representação assinada pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Germana Laureano, e pelo procurador do MPCO Cristiano Pimentel. Segundo informações do MPF em Pernambuco e do MPCO, a lei estadual limita a transparência e, entre outras coisas, diz no artigo 9º da mesma que “o dispositivo em exame permite o início da execução de serviços sem a assinatura do prévio e necessário contrato administrativo, prevendo a sua formalização posterior com vigência retroativa à expedição da ordem de execução”. Isso, segundo informações dos órgãos de controle, poderia fazer com que as contratações fossem feitas “de boca” e “sem contrato assinado”.

RESPOSTA

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) informou que “encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação preliminar, com as considerações prévias acerca dos questionamentos apresentados na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Lei Complementar Estadual nº 425, de 25 de março de 2020, e reafirma sua confiança de que o julgamento em plenário do STF confirmará a constitucionalidade formal e material da referida lei, cujo processo legislativo teve regular tramitação na Assembleia Legislativa, onde foi debatido e aprovado nas comissões e em plenário”.

Ainda de acordo com a PGE, “a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que entendeu não ser o caso de apreciação imediata da medida liminar, tal como solicitado na ADI, uma vez que o pedido impugna um universo amplo de dispositivos legais e de medidas que, se suspensos, podem gerar impacto negativo no enfrentamento à pandemia”.

Segundo a PGE, serão prestadas todas as informações requeridas pelo ministro, “demonstrando a constitucionalidade da lei e que ela se pauta pela transparência, impessoalidade e probidade na Administração”.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

PE: Parnamirim adere ao Sistema Nacional de Cultura

Publicado

em

A Prefeitura de Parnamirim está aderindo ao Sistema Nacional de Cultura, um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura que visa garantir o pleno exercício dos direitos culturais de todos os cidadãos.

A adesão ao sistema é fundamental para garantir o acesso democrático e permanente à cultura, possibilitando o desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural local.

O seu estado ou município fica preparado para receber recursos federais, via fundo de cultura, quando este for regulamentado.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a promoção e valorização da cultura, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Romero Sales Filho articulou encontros de Raquel com Danilo Simões e Anderson Lopes

Publicado

em

O deputado estadual Romero Sales Filho promoveu reunião dos pré-candidatos a prefeito de Itapetim, Anderson Lopes (PSDB), e de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), com a governadora Raquel Lyra e o secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça. O encontro aconteceu no final da tarde de quinta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas.

As lideranças falaram sobre os desafios enfrentados nos dois municípios e os caminhos de mudança para melhorar a vida da população. Romero Filho destacou que a mudança em algumas gestões municipais é um caminho natural no processo de reconstrução que o Estado passando.

“A restauração do nosso Estado se iniciou com a eleição da governadora Raquel Lyra, quando o pernambucano clamou por mudança e tirou do poder o grupo que estava há 16 anos à frente do Governo. Esse movimento de renovação terá continuidade com as eleições municipais de outubro, sob a liderança da governadora”, declarou o parlamentar.

O pré-candidato de Itapetim, Anderson Lopes, ressaltou alguns pontos de mudança que são necessários no município, como alternativas para aquecer o comércio local, recapeamento da PE-263, abastecimento de água dos distritos de Piedade e São Vicente e investimentos na agricultura. “Seguimos mais fortes na caminhada por um futuro melhor para o município. Esse é um momento importante para o futuro de Itapetim”, afirmou Lopes.

O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, reafirmou o compromisso do seu grupo político com a mudança de Pernambuco. “Nossa caminhada é no rumo a uma cidade mais próspera e desenvolvida para todos os nossos cidadãos. Precisamos aproveitar as potencialidades de nossa terra e fazer uma mudança com responsabilidade”, pontuou Simões.

Fonte: Nill Junior

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Polícia Civil prende homem em flagrante por oferecer propina ao secretário da Fazenda de Pernambuco

Publicado

em

Um homem foi preso em flagrante nessa quinta-feira, 18, por oferecer vantagem indevida em dinheiro ao secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, configurando corrupção ativa. Confira nota do Governo de Pernambuco sobre o caso abaixo:

Comunicado à imprensa

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (18), um homem que ofereceu vantagem indevida em dinheiro ao secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, configurando assim o crime de corrupção ativa.

A denúncia que levou a prisão do suspeito partiu do próprio secretário Wilson de Paula, que após receber, na tarde da última quarta-feira (17), em sua residência, uma caixa de cerveja contendo em seu interior um pacote com várias cédulas no valor total de R$ 49.996, comunicou o fato imediatamente ao secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pedindo apuração rigorosa.

A Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo.

O homem já está à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!