Conecte-se Conosco

Saúde

Governo encaminha novo lote de vacinas da Astrazeneca para os municípios pernambucanos

Publicado

em

Conforme pactuado em CIB, as mais de 300 mil unidades do imunizante devem ser usados para aplicação da segunda dose

O novo lote com 310.250 doses da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz já está a caminho das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os 185 municípios pernambucanos poderão retirar seus quantitativos para reabastecer os estoques. Os comboios com as vacinas, que chegaram ao Estado na noite do último domingo (20/06), saíram, no início da manhã desta terça-feira (22/06), da sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), após checagem e divisão dos insumos. Segundo pactuado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde da última segunda-feira (21/06), essas vacinas deverão ser utilizadas exclusivamente na aplicação das segundas doses de pessoas que iniciaram o esquema com este imunizante.

“Pactuamos com os municípios em CIB o envio desse lote para uso exclusivo como dose 2, assim como também foi orientado pelo Ministério da Saúde. Por isso, é importante que os municípios façam o controle rigoroso desses estoques, assegurando que os insumos serão usados apenas para as segundas doses, evitando déficit de vacinas nos próximos meses”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Essa remessa deve ser destinada, primeiramente, para completar o esquema vacinal dos grupos de idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além das pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. O processo de vacinação pode ser expandido para outros públicos prioritários da campanha conforme o avanço e a organização da campanha de vacinação em cada município, contanto que os insumos sejam usados apenas para segundas doses.

“É muito importante que os municípios se organizem para utilizar essas doses só como D2 e aproveitar esse momento para atualizar os esquemas vacinais, tanto para Astrazeneca como para Coronavac, fazendo uma grande busca ativa dos indivíduos que estão com essas doses em atraso”, frisa a superintendente se Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Na última sexta-feira (18.06), Pernambuco recebeu mais 65 mil doses da Coronavac/Butantan e realizou, no último fim de semana, uma mobilização de vacinação nos municípios, com o objetivo de zerar o número de pessoas que aguardam a segunda dose desse imunizante. Também na sexta, o Estado recebeu 97.110 doses da Pfizer, destinadas às pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas aos demais grupos prioritários e à população em geral por faixa etária, de acordo com o andamento da campanha e realidade de cada município.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.992.460 doses de vacinas, sendo 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 unidades da Coronavac/Butantan e 338.130 doses da Pfizer/BioNTech.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

IMIP lança jogo para incentivar doação de sangue

Publicado

em

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em parceria com o laboratório “Cakeroll Game Lab”, desenvolveu o desenvolveu o jogo “Blood Help” que busca conscientizar adultos e crianças sobre a importância da doação de sangue. De acordo com a instituição, a ideia do jogo é trazer ao público infanto-juvenil uma experiência educativa sobre a doação de sangue. O jogo ainda traz informações sobre locais de doação de sangue, os hemocentros. O jogo está disponível para download gratuito no Google Play.

“O sangue é fundamental e com uma doação você pode salvar até quatro vidas. Sangue você não fabrica em laboratório e nem compra em farmácia, então a gente precisa de reposição e depende de doações para isso. Esse jogo incentiva as pessoas também mais jovens sobre a importância do ato de doar”, comenta o coordenador da Agência Transfusional do IMIP, Francisco Vasconcelos.

O coordenador da Cakeroll Game Lab, Ivaldir de Farias Junior, também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, explicou que, no jogo, o principal objetivo é doar sangue e garantir a vida do paciente. “Os especialistas apontam que o incentivo à doação de sangue deve ser estimulado ainda na infância, isso porque a falta de conscientização da sociedade é um dos principais fatores limitadores para o aumento do gesto no Brasil”, explica. O projeto é patricinado pelo Softex Recife.

Entenda o jogo

Segundo a instituição, de forma divertida e simples, os jogadores do Blood Help têm a oportunidade de se transformar em doadores de sangue, para isso eles precisam saber e conhecer os tipos de sangue para conseguir doar sem prejudicar os pacientes que precisam urgentemente da doação.

À medida que o usuário vai jogando e salvando vidas com suas doações, ele também vai ganhando moedas fictícias e essas moedas possibilitam que o jogador possa reconstruir a sala de doação de sangue que está abandonada.

Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

Saúde: adolescentes de 12 a 17 anos podem receber vacina anticovid após adultos

Publicado

em

Adolescentes de 12 aos 17 anos poderão receber vacinas contra a covid-19 assim que Estados e municípios terminarem de aplicar ao menos a primeira dose nos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A nova orientação foi emitida na noite desta terça-feira, 27, em nota conjunta assinada pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

No documento, os três órgãos orientam que, uma vez esgotados os grupos prioritários, a campanha de vacinação contra a covid-19 deve seguir critério decrescente de idade.

Em São Paulo, a administração estadual prevê que esse público comece a ser vacinado em 23 de agosto. De acordo com o governador João Doria (PSDB), a estimativa é que os 3,2 milhões de adolescentes do Estado recebem a primeira dose até 30 de setembro.

Adolescentes com comorbidade serão vacinados entre 23 de agosto e 5 de setembro. De 6 a 19 de setembro, será a vez dos que têm entre 15 e 17 anos, sem comorbidades; a faixa etária dos 12 aos 14 anos receberá a vacina de 20 a 30 de setembro.

Até o momento, a única vacina contra a covid que tem autorização da Anvisa para ser aplicada em adolescentes a partir dos 12 anos no Brasil é a da Pfizer. O aval foi concedido em junho, após o laboratório apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo, segundo a agência.

Brasil ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

Unidade da Fundação Altino Ventura registra quase 42 mil procedimentos no primeiro semestre em Serra Talhada

Publicado

em

Inaugurada em março de 2018, a Unidade da Fundação Altino Ventura – FAV de Serra Talhada realizou um total de 41.720 procedimentos no período de janeiro a julho de 2021.

A unidade oftalmológica oferece consultas, exames e procedimentos cirúrgicos à população, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Altino Ventura, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.
Apesar da pandemia, no período de janeiro a julho a média registrada de procedimentos na unidade foi de cerca de mil consultas, 4.900 exames e 80 procedimentos cirúrgicos por mês, somando 6.860 consultas, 34.300 exames e 560 procedimentos cirúrgicos.

“A unidade registrou quase 42 mil procedimentos no primeiro semestre e já registra um aumento na média mensal de procedimentos oftalmológicos, o que indica que teremos um balanço ainda mais positivo neste segundo semestre, uma vez que a população que estava mais receosa por causa da pandemia voltou a procurar o atendimento com mais frequência, motivada pelo avanço da vacinação”, comentou a secretária de Saúde, Lisbeth Lima.

“Desde 2018 a população de Serra Talhada tem acesso à atendimento oftalmológico de qualidade através da Unidade da Fundação Altino Ventura. A instalação da unidade em Serra Talhada foi fruto do empenho da gestão municipal, que não mediu esforços na concretização da parceria com a FAV, cedendo um espaço completamente estruturado no Alto da Conceição e garantindo mensalmente o financiamento dos serviços ofertados, como consultas, diagnóstico de glaucoma, catarata, tratamento de córnea, retinopatia diabética, exames de laser, e muitos outros procedimentos, todos realizados aqui mesmo na cidade, evitando que os serra-talhadenses precisem se deslocar para o Recife ou outras cidades em busca de atendimento oftalmológico, atendimento que será ampliado em breve com a conclusão do bloco cirúrgico”, ressaltou a prefeita Márcia Conrado.

Marcação de consultas

A marcação de consultas ou exames para a Unidade da Fundação Altino Ventura – FAV de Serra Talhada deve ser realizada pelas Unidades Básicas de Saúde da Família do município, através da Central de Regulação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. A Unidade FAV fica localizada na Avenida Dr. Ademar Xavier, 335, Bairro Nossa Senhora da Conceição.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending