Conecte-se Conosco

Educação

Governo Federal lança dois novos canais de TV voltados para a educação

O Canal Educação leva programação da educação infantil até o ensino superior, já o Canal Libras é voltado para a comunidade escolar surda.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Nessa Terça-feira (26/04), aconteceu o lançamento do Canal Educação e do Canal Libras, do Ministério da Educação, em evento realizado no Palácio do Planalto. O evento contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Canal Educação foi ao ar com uma programação educacional abrangendo temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo já está sendo exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil, canal público gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com o novo canal, o Governo Federal pretende universalizar a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional. A iniciativa também é voltada para a capacitação de professores, coordenadores e gestores escolares, além de atender aos anseios dos pais, preocupados com o nivelamento da educação de seus filhos.

Para produções, gravações e entrevistas serão utilizados os estúdios da EBC, localizados nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, para a realização de entrevistas, documentários e demais atrações, as equipes da empresa pública de comunicação deverão se deslocar por todo o país.

A exibição dos novos programas é feita por meio da televisão aberta digital em multiprogramação nas capitais onde a TV Brasil possui transmissoras. No Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís, no Maranhão, será sintonizado no canal 2.3. Já em São Paulo será no canal 1.3. O Canal Educação também ficará disponível nos pacotes de TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.

Já o Canal Libras será transmitido pela internet, 24 horas por dia, com o objetivo de exibir conteúdo voltado ao sistema nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda. Parte da programação do Canal Libras também será exibida no Canal Educação, em horários pré-definidos.

Acesse o Canal Libras aqui

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participou do lançamento e, em seu discurso em libras, disse que o Canal Libras é uma importante ferramenta para dar visibilidade à comunidade surda e a sua língua.

Programação

Além de programas educacionais, serão exibidos, tanto no Canal Educação quanto no Canal Libras, programas de jornalismo. Serão transmitidos, também, programas de variedades, como culinária, entrevistas, documentários históricos e contemporâneos, atualidades, perspectivas de futuro, entre outros, tendo uma grade voltada para educar, conscientizar e esclarecer o cidadão.

A programação começa com quatro atrações próprias produzidas pela equipe da EBC, como o programa semanal de entrevistas “Falas da Educação”, que traz debates, em 26 minutos, de especialistas falando a respeito das melhores práticas para a educação.

O já conhecido “MEC em Ação” será formado por pílulas de um minuto sobre a atuação do MEC. Outro programa que será veiculado é o especial “Cápsulas da Educação”, um marco simbólico para o lançamento da emissora, com depoimentos breves de alunos e professores de todo o país sobre os votos para o Canal Educação.

Com o intuito de proporcionar uma interação dentro da comunidade surda e instigar a população a entender sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), também vai ao ar o “Bate-papo em Libras” com encontros e entrevistas.

Saiba como sintonizar o Canal Educação e o Canal Libras aqui.

Por Governo Federal

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Educação

No Brasil, 2/3 dos alunos leem textos com no máximo dez páginas

Publicado

em

Dois terços (66,3%) dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos disseram que o texto mais longo que leram no ano letivo não ultrapassou 10 páginas. Para uma parcela significativa (19,6%), a leitura foi de uma página ou menos.

Esses dados são de um estudo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a Árvore, plataforma gamificada de leitura, com base nos resultados de 2018 da prova do Pisa. A avaliação é aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Dentre os países da América do Sul, o Brasil é o que possui o menor índice de estudantes que leem mais de 100 páginas (9,5%). No Chile, o índice é de 64%. Na comparação com os demais sul-americanos da lista, o Brasil lidera, com folga, o ranking de estudantes cuja última leitura do ano não ultrapassou uma página.

Na Argentina, o 2º pior, o índice foi de 7,28%, ante 19,6% por aqui. Os brasileiros, porém, estiveram entre os que fazer mais leituras por prazer – e não por obrigação.

“Esses dados são preocupantes e precisam ser analisados com cautela, pois podem indicar falta de estímulo à leitura dos estudantes brasileiros, seja na escola ou em casa, por suas famílias”, escreveram os pesquisadores. “Essa falta de familiaridade e/ou interesse pela leitura pode causar grandes prejuízos a esses estudantes, uma vez que o hábito leitor tem influência não só na proficiência em leitura, mas também em outros resultados educacionais e socioeconômicos.”

Continue lendo

Educação

Disponível o edital de remoção de professores em regência de classe em PE

Publicado

em

Começa, nesta quarta-feira (29), o processo de remoção a pedido de professores que se encontram em regência de classe na Rede Estadual. As solicitações devem ser registradas até 12 de dezembro, por meio do Formulário Eletrônico de Remoção, disponível no link https://www1.educacao.pe.gov.br/frp 

Ao preencher o formulário, o docente poderá registrar sua solicitação indicando de uma a três escolas. Cada indicação deve estar associada, necessariamente, ao turno e à carga horária desejados, além das disciplinas, de acordo com a sua habilitação. 

Mais detalhes estão disponíveis no edital, que pode ser acessado  no site. 

Confira o cronograma:

Solicitação de remoção (inscrição pelo formulário eletrônico) – 29/11/2023 a 12/12/2023
Análise das remoções – 27/12/2023 a 09/01/2024
Resultado preliminar – 16/01/2024
Interposição de recurso – 16/01/2024 a 18/01/2024
Análise dos recursos – 19/01/2024 a 23/01/2024
Divulgação do resultado final no site da SEE – 31/01/2024
Divulgação do Resultado Final no Diário Oficial do Estado de Pernambuco – 01/02/2024.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Para combater a violência, Governo de Pernambuco quer abrir escolas nos fins de semana

Publicado

em

O acesso à cultura, esportes e cidadania como uma das ferramentas de combate à violência é o principal viés do Projeto Tamojunto, que deverá ser lançado pelo Governo de Pernambuco até março de 2024. A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) visa ofertar oficinas culturais e práticas esportivas no âmbito das escolas estaduais, que serão abertas nos fins de semana para a população das comunidades.

Com investimento anual na ordem de R$ 14 milhões, o projeto vai contemplar 120 escolas com quadras poliesportivas aptas para receber as atividades, distribuídas em todas as regionais do Estado – incluindo territórios indígenas e quilombolas.

“Essa é uma ação intersetorial, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), estão apontando quais são as comunidades que possuem maior índice de violência no Estado. A partir desse levantamento, fazemos o cruzamento sobre qual sobre qual é a nossa capacidade técnica dentro da Secretaria de Educação”, explicou a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Tarcia Silva.

Foto: Kleyvson Santos / SEE-PE

Por Mirella Araújo JC

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!