RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Governo libera R$ 20,7 bilhões e alivia orçamento de agências

Medida reduz os bloqueios em órgãos federais; Aneel, ANP e ANM recebem recursos para retomar atividades essenciais O governo do presidente Luiz Inácio Lula...

Medida reduz os bloqueios em órgãos federais; Aneel, ANP e ANM recebem recursos para retomar atividades essenciais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou na noite de 4ª feira (30.jul.2025) decreto que promove descontingenciamento orçamentário de R$ 20,7 bilhões. A medida libera recursos que estavam bloqueados em diferentes órgãos da administração pública federal, com destaque para as agências reguladoras, que vinham operando com restrições severas de orçamento.

A decisão altera as diretrizes da execução orçamentária estabelecidas em abril deste ano. A norma também atualiza os anexos de limites de movimentação, empenho e pagamento de despesas discricionárias. Eis a íntegra do documento (PDF – 3 MB).

Entre os beneficiados estão:

  • Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com R$ 30,7 milhões, reduzindo o bloqueio para R$ 7,9 milhões;
  • ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), com R$ 27,7 milhões, ficando com um bloqueio residual de R$ 7,2 milhões; e
  • ANM (Agência Nacional de Mineração), com R$ 22,8 milhões, reduzindo o contingenciamento remanescente para R$ 5,9 milhões.

CORTES AFETAM ATIVIDADES

As agências reguladoras vinham reportando dificuldades para manter atividades essenciais. O orçamento da Aneel para 2025, de R$ 155,6 milhões, é cerca de 35% inferior ao valor inicialmente solicitado.

Em nota, a reguladora do setor elétrico classificou a liberação como “um avanço importante para a retomada das atividades essenciais”, mas alertou que o cronograma ainda é “restritivo”, com a maioria dos recursos prevista para o mês de dezembro.

A diretoria da Aneel afirmou que está reavaliando a priorização de atividades, com foco em ouvidoria, fiscalização e atendimento presencial.

Fonte: Poder360

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.