Conecte-se Conosco

Educação

Governo prorroga prazo para validação e formalização do Fies

Publicado

em

Medidas foram publicadas no Diário Oficial de hoje

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou por 30 dias o prazo para validação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs).

Foi também prorrogado pelo mesmo período o prazo para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro, referente às inscrições do primeiro semestre de 2020 que estão vencidas até esta data. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje (23).

A CPSA é a comissão responsável por validar as informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do Fies deverá constituir uma CPSA, composta por cinco membros: dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um do corpo docente da instituição de ensino.

Fies e P-Fies

Destinado a financiar cursos superiores em universidades privadas para estudantes de baixa renda, o Fies tem a previsão de ofertar, em 2020, 100 mil vagas. As inscrições são feitas por meio do site do programa, a partir de um cadastro vinculado ao Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

Há duas modalidades de financiamento no atual modelo do Fies, que possibilitam juro zero a quem mais precisa e uma escala que varia conforme a renda familiar do candidato.

A oferta de vagas a juro zero é destinada a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, que tenham realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e obtido pelo menos 450 pontos de nota média. O candidato não pode ter tirado zero na redação.

A outra modalidade, denominada P-Fies, é destinada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesse caso, as condições do financiamento são negociadas com algum agente financeiro que fica responsável pelo contrato.

Para se inscrever no P-Fies, o estudante ainda precisa atender aos mesmos critérios do Fies juro zero: nota mínima de 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado a redação. Pelo calendário do MEC, o resultado da primeira pré-seleção do Fies será divulgado em 26 de fevereiro.  (Por Pedro Peduzzi )

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Ouvidora Geral da Univasf mantém atendimento em plataformas digitais durante quarentena

Publicado

em

As atividades da Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) permanecem sendo realizadas a distância, durante o período de suspensão das atividades administrativas presenciais na instituição, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo a assessoria, estão mantidos todos os serviços realizados pelo órgão (apresentação de sugestões, elogios, reclamações ou denúncias e solicitação de informações). Apenas os serviços de mediação, que necessitam de assistência presencial, estão interrompidos temporariamente. Os interessados em contatar a Ouvidoria podem se manifestar pelo Sistema Fala.BR ou pelo e-mail ouvidoria@univasf.edu.br.

Os procedimentos a serem adotados após o recebimento das demandas, no entanto, dependerão da natureza de cada solicitação. A Ouvidoria analisará cada pedido e dará um retorno ao usuário quanto ao procedimento a ser aplicado. Mais informações sobre o funcionamento do setor podem ser acessadas no site. (Por Carlos Britto)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Educação

Professores do Projovem Urbano dão exemplo e desenvolvem atividades on-line com alunos durante a quarentena

Publicado

em

Para garantir o acompanhamento educacional durante o período de quarentena, devido à covid-19, causada pelo novo coronavírus, os professores do Projovem Urbano, da GRE Sub Médio São Francisco, desenvolveram um cronograma on-line para trabalhar atividades complementares com os alunos do programa. O cronograma também permite que os educadores possam discutir o planejamento das atividades entre eles. Ao todo, sete professores dividem a responsabilidade de atender entre dois a três alunos, para assim, contemplar todas as turmas. Além da Sub Médio São Francisco, a GRE Metro Norte também vem realizando as atividades.

A coordenadora estadual do programa, Antonia Lima, explicou que os professores seguem as orientações da Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco para aplicação das atividades. “Nossa Coordenação Pedagógica envio para todos os polos, que aderiram ao Projovem Urbano no Estado, as recomendações para utilização do material de apoio de estudos e atividades durante este período de suspensão das aulas. A iniciativa dos educadores mostra que esta edição do programa é realmente uma edição especial, por garantir mesmo durante o período de quarentena, o suporte aos nossos alunos”, frisou a coordenadora.

Assim como os alunos da GRE Sub Médio São Francisco, que trabalha com cinco núcleos, Tacaratu, Petrolândia, Floresta, Belém de São Francisco e Itacuruba, com cinco turmas e cerca de 250 alunos, a aluna do Projovem Urbano da Escola Estadual Pastor Amaro de Sena, da GRE Metro Norte, Josilene Maria, também dá exemplo, e mostra sua atividade passada pelos professores. “Eu assisti um filme sobre ‘Bullying Virtual’ e desenvolvi uma atividade da disciplina de Participação Cidadã. Entendi que cyber bullying não é brincadeira e pode levar uma pessoa ao suicídio. Um comentário ofensivo pode criar um mal-estar e prejudicar muita gente, por isso, percebi que não é brincadeira se ofende ao próximo”, disse a aluna. (Por Educação-PE)

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Educação

Enem: começa prazo para solicitação de isenção de taxa

Publicado

em

Prazo segue até 17 de abril

Começou hoje (6) e vai até o dia 17 de abril o prazo para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Além disso, no mesmo prazo, poderão ser realizadas as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao exame em 2019 e desejam ter isenção novamente neste ano.

Esses procedimentos não garantem a inscrição no Enem 2020. Todos os interessados em realizar esta edição do exame, inclusive os que tiverem as solicitações aprovadas, deverão fazer a inscrição para o Enem 2020 de 11 a 22 de maio, na Página do Participante.

Pode solicitar a isenção da taxa quem cursa a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência

Os candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para pedir uma nova isenção em 2020. 

O processo deve ser feito pela internet também na Página do Participante. 

Cadastro 

Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão ter o login único do governo federal, pelo portal gov.br. O acesso poderá ser realizado pela Página do Participante do Enem. A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 24 de abril. (Por Agência Brasil )

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda  

Trending