Pesquisadores encontraram pistas para desvendar a origem dos tripulantes de um barco de guerra e quando a embarcação foi construída. Ao analisar materiais pertencentes ao barco Hjortspring, uma embarcação da Idade do Ferro afundada, pesquisadores encontraram uma impressão digital conservada por 2,4 mil anos.
O barco foi encontrado no início do século 20, na ilha dinamarquesa de Als. A principal teoria é que ele tenha pertencido a um grupo de guerreiros que atacaram o arquipélago, mas que acabou perdendo o combate e teve o veículo afundado pelos locais. A descoberta da impressão digital foi liderada por um pesquisador da Universidade de Lund, em parceria com outros cientistas.
Alguns materiais recuperados junto com o barco, incluindo cordas e selante impermeabilizante, nunca haviam sido analisados. Assim, os pesquisadores resolveram investigá-los. Através de datação por radiocarbono e uma técnica associada à espectrometria, eles conseguiram determinar a idade e a composição química do selante. Os resultados mostraram que ele era feito de gordura animal e resina de pinheiro.
As mesmas técnicas de análise foram aplicadas nas cordas, revelando que o barco foi construído entre os séculos 4 e 3 a.C. Novos desdobramentos sobre a descoberta devem surgir no futuro a fim de revelar mais detalhes sobre o mistério da embarcação dinamarquesa.


