A aposentada Dagmar Graça Raimundo, de 74 anos, expressou sua satisfação ao conseguir um agendamento imediato na nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Dutra – Benedita de Fátima da Silva, localizada no Jardim Régis, na Zona Sul de São Paulo. Em suas palavras, a proximidade da unidade facilitará o acesso aos serviços de saúde, destacando a importância da inauguração para a comunidade.
A UBS, que representa a 483ª unidade do município e a 41ª entregue desde 2021, tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços da Atenção Básica e fortalecer a rede municipal de saúde em uma das áreas mais populosas da capital. Estima-se que cerca de 20 mil moradores se beneficiarão com a nova estrutura, que possui capacidade para realizar aproximadamente 11 mil atendimentos mensais.
Com um modelo baseado na Estratégia Saúde da Família, a nova unidade conta com cinco equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, oferecendo uma gama de serviços que inclui consultas médicas, de enfermagem, farmacêuticas e nutricionais, além de visitas domiciliares, telemedicina e ações de promoção da saúde.
Para garantir um atendimento abrangente, a UBS disponibiliza 93 profissionais, que incluem médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, psiquiatra e psicólogos, entre outros, assegurando um atendimento multiprofissional adequado às necessidades da população.
A estrutura da nova unidade foi cuidadosamente planejada para oferecer conforto e acessibilidade aos pacientes, contando com 36 ambientes que incluem consultórios, salas de vacinação, emergência e serviços de telemedicina, além de uma farmácia e um auditório. A UBS está integrada a uma rede de serviços que abrange Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um Centro de Exames da Mulher, Centros de Especialidades Odontológicas, entre outros, consolidando um robusto sistema de saúde na região.
A unidade homenageia Benedita de Fátima da Silva, conhecida como Fátima do Manacá, que foi uma ativa participante da comunidade e fundadora da ONG Amigos do Bairro Jardim dos Manacás. A homenagem foi significativa para seu filho, Daniel Luiz Alves da Silva, que expressou seu orgulho e afirmou que o legado de sua mãe continuará a ser honrado através do atendimento prestado na nova UBS, que visa cuidar de milhares de moradores da localidade.