A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará uma audiência pública crucial na segunda-feira, dia 20, às 14h, para examinar a fundo o desenvolvimento em saúde e a integração de novas tecnologias no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). O debate, impulsionado pela iniciativa da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), visa impulsionar a inovação no setor.
O encontro reunirá representantes do governo, da indústria e da academia, com o objetivo de avaliar o potencial da inovação para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida da população brasileira. A senadora Mara Gabrilli enfatiza a importância de identificar obstáculos técnicos, regulatórios e políticos que possam estar travando a inovação no país, buscando estratégias eficazes para consolidar um ambiente nacional propício ao desenvolvimento na área da saúde.
“O cenário pós-pandemia da covid-19 nos desafia a priorizar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento local como pilares essenciais para garantir a soberania nacional em um contexto globalizado”, destaca Mara Gabrilli.
O Complexo Econômico-Industrial da Saúde abrange um amplo espectro de empresas, instituições públicas e serviços dedicados à produção de tudo o que é necessário para o funcionamento do sistema de saúde, desde medicamentos, vacinas e equipamentos hospitalares até tecnologias de diagnóstico, pesquisa e inovação.
O Ministério da Saúde desempenha um papel central na coordenação dessas ações por meio do Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e de Inovação para o SUS (Deceiis), que tem como missão planejar políticas de incentivo à produção nacional e fomentar parcerias estratégicas entre o setor público, a indústria e a academia. O objetivo principal é integrar a indústria, a ciência e as políticas públicas, fortalecendo a capacidade do Brasil de produzir seus próprios insumos e tecnologias para o SUS.
Entre os convidados confirmados para o debate estão Thiago de Mello, coordenador-geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Helaine Capucho, diretora da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma); Norberto Prestes, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi); Andrey Vilas Boas Freitas, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina); Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma); Julieta Maria Cardoso Palmeira, gerente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Tatiana Sampaio, bióloga e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Bruno Drummond de Freitas, participante de estudo experimental com produto inovador brasileiro.
