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Educação

Inscrições abertas para Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa

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Estão abertas as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI), realizado pela Fulbright, que consiste em um curso de aperfeiçoamento para professores efetivos da língua inglesa de escolas públicas estaduais com duração de cinco meses nos Estados Unidos (EUA). O prazo para se inscrever termina no dia 27 deste mês e o resultado será enviado, via email, no início de março. 

Para participar, é preciso ser professor efetivo de língua inglesa do Ensino Médio ou ser professor atuante, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do Ensino Médio regular da rede pública estadual e ou municipal; possuir licenciatura em língua inglesa com conclusão após 31 de dezembro de 2008; e ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em Letras/Inglês. O processo seletivo dá prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e /ou profissional no exterior.

Para participar, o docente deve elaborar um projeto de desenvolvimento de estudo que seja relevante para prática em sala de aula, ou uso de metodologias específicas para o desenvolvimento profissional docente como, por exemplo, a criação de workshops de desenvolvimento profissional para colegas, a criação de novos materiais educacionais ou plano de ação para instrução diferenciada ou para fomentar a educação no ensino médio em sua comunidade ou outros jovens da comunidade que se encontram em situação de risco.

Junto com o projeto individual, o candidato deve preencher os formulários disponíveis neste link, e enviar todos, via email, para a Secretaria, para o email: cristianeol@hotmail.com. Em casos de dúvida, os professores devem ligar para o (81) 3183-8620.

O programa terá duração de um semestre acadêmico (de janeiro a maio de 2021) em uma universidade americana, e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. 

O objetivo é fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

Para acessar as dúvidas frequentes, clique aqui

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Educação

Gonzaga Patriota apoia suspensão de aulas presenciais nas instituições de ensino em Pernambuco

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A suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em Pernambuco foi defendida pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

A avaliação do parlamentar é pontuada na pesquisa do instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, que mostra que, para 76% dos brasileiros, as escolas não deveriam reabrir nos próximos dois meses, em função da pandemia do coronavírus.

Para o socialista pernambucano, é preciso, antes de tudo, garantir a segurança dos alunos e de todos os trabalhadores da educação nos ambientes escolares.

“Sabemos que parte dos estudantes não possui condições adequadas de acesso à internet para a continuidade aos estudos, mas não podemos colocá-los em risco nesse momento tão delicado. Uma vida perdida não tem como recuperar. Como professor, que até hoje me considero, sei que precisamos pensar nos protocolos com diretrizes específicas para a educação, observando todas recomendações pedagógicas e sanitárias”, analisa.

Ainda, segundo Patriota, retomar as aulas nesse momento é projetar um cenário muito mais grave do que o atual. “Serão centenas de alunos circulando diariamente a mais nas ruas das cidades, convivendo e se expondo. E isso pode interferir na velocidade de expansão da pandemia”, conclui.

O Governo de Pernambuco prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia de 15 de agosto. O plano de retomada, que contém os cronogramas de retorno às aulas presenciais para a educação básica, para o ensino superior e para os cursos livres deverá ser divulgado nos próximos dias.

As aulas em todo o Estado estão suspensas desde o dia 18 de março, devido ao isolamento social como forma de prevenção e propagação do novo coronavírus. Desde o mês de abril, os estudantes da Rede Pública Estadual estão assistindo às aulas online, através do Educa-PE, iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes, que transmite aulas não presenciais pela internet e por TV aberta para os estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental durante o período de isolamento, além da possibilidade de acessar e utilizar outros materiais.

Vale lembrar que no dia 13 de julho, o Governo de Pernambuco, por meio de um decreto estadual, autorizou a realização de aulas práticas presenciais e de estágio para estudantes que estão concluindo o primeiro semestre letivo, contemplando cursos de instituições de ensino superior e de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional em instituições de educação profissional e técnica.

Por Nill Junior

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Educação

Secretaria de Educação de Ouricuri prepara estudantes para o Enem 2021

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Estudantes de Ouricuri começam a assistir nesta segunda-feira, 10, aulas online gratuitas preparativas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria Municipal de Educação fechou parceria com o Sistema BioS UniCesumar e levou ao município o projeto “Presente para Estudante: Aulas com Foco no Enem”.

Os interessados em participar se inscreveram no site da prefeitura até sexta-feira, 7. As aulas ocorrem de hoje até o dia 21 de agosto, por meio da internet, abordando os principais conteúdos que caem na prova do exame.

A secretária de Educação, Eliana Guedes, ressalta a importância desse projeto. “Desejamos que os jovens aproveitem essa oportunidade, pois o conhecimento é o grande transformador para sua vida, de sua família e do progresso de uma cidade”.

 

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Educação

Gastos com educação: Prefeitos querem descumprir o mínimo constitucional de 25%

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Prefeitos brasileiros querem uma brecha para descumprir o dispositivo da Constituição que obriga o investimento mínimo de 25% das receitas municipais em educação. Os gestores alegam que não será possível cumprir esse percentual em 2020, já que a pandemia do novo coronavírus exigiu a paralisação das aulas municipais. E apresentaram esse pleito ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta sexta-feira (07).

“Por conta da pandemia, as aulas foram paralisadas por muito tempo e alguns municípios estão com dificuldades de cumprir os 25%. Então, colocamos para o ministro alternativas jurídicas para que, eventualmente, os prefeitos não sejam penalizados se descumprirem os 25%”, revelou o segundo vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Firmino Filho (foto), nesta sexta-feira, após uma reunião de quase duas horas da FNP com o ministro Paulo Guedes.

Ele ainda contou que, por esse entendimento de que vai ser difícil chegar ao mínimo constitucional de 25% dos investimentos em educação, a Frente Nacional de Prefeitos já avaliou e apresentou duas alternativas jurídicas para o ministro da Economia.

Uma dessas alternativas seria permitir que os 25% se refiram aos recursos empenhados e não apenas aos recursos efetivamente investidos em educação. Isso porque, segundo os prefeitos, muitas despesas chegaram a ser empenhadas, mas acabaram não sendo realizadas devido à paralisação das aulas durante o período de distanciamento social.

“A legislação poderia excepcionalizar para, em 2020, considerar tudo que foi empenhado. Sendo assim, caso não possa pagar no próprio ano de 2020, o município empenharia e ficaria devendo para 2020”, defendeu Filho. Segundo ele, dessa forma, a educação não deixaria de receber esses recursos, receberia no próximo ano.

A outra alternativa estudada pelos prefeitos é contabilizar os pagamentos previdenciários dos regimes próprios de Previdência dentro da função educação. “O direito de receber da educação vai ser preservado para o futuro”, garantiu o vice-presidente da FNP.

Outros pleitos

A Frente Nacional de Prefeitos ainda aproveitou a reunião desta sexta-feira com o ministro Paulo Guedes para pedir a suspensão do pagamento de precatórios e o aumento do limite de endividamento do setor público, devido às dificuldades da pandemia do novo coronavírus, que exigiu o aumento dos gastos públicos, mas derrubou a arrecadação de todos os entes federados brasileiros. Além disso, foi solicitado apoio ao projeto de lei que prevê um aporte de recursos públicos no transporte coletivo das cidades brasileiras.

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