Conecte-se Conosco

Educação

Inscrições abertas para Vestibular Simplificado em diversos campos do IFPE

Publicado

em

Candidatos podem se inscrever gratuitamente no site da Cvest

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está com inscrições abertas para Vestibular Simplificado 2020.2 nos Campi Abreu e Lima, Garanhuns, Ipojuca e Pesqueira.

Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, a seleção será realizada apenas por análise curricular, sem aplicação de provas.

Serão consideradas as notas médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática contidas no histórico escolar (Ficha 19) ou declaração de boletim escolar do candidato.

As vagas oferecidas são para cursos Subsequentes ao Ensino Médio, ou seja, voltadas para candidatos com certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente até a data de inscrição. Há vagas reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas e também para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou autodeclarados deficientes, conforme editais vigentes.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, através do site da site da Comissão de Vestibular (Cvest).

Para se inscrever, o candidato deve preencher corretamente todos os campos do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico, e escolher o curso a que deseja concorrer. É obrigatório informar o número do CPF do candidato no ato de inscrição.

Para finalizar a inscrição, será necessário enviar o arquivo do Histórico Escolar ou documento equivalente comprobatório das notas médias que serão utilizadas para a classificação, conforme o edital.

O arquivo deve ter no máximo 5 MB e estar em um dos formatos estabelecidos pelo edital (PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG). O documento, ou um equivalente, deve ser apresentado em via original no momento da matrícula. Caso haja divergência entre os documentos apresentados ou a não apresentação da via original, o candidato será desclassificado. (Do Nill Jr)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Salgueiro: Gerência Regional de Educação (GRE), realiza 1ª edição do Ciência Jovem Sertão Central

Publicado

em

A Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Central realizou a primeira edição do Ciência Jovem Sertão Central – Formando pesquisadores para o futuro. De forma virtual, a feira reuniu trabalhos científicos de estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo toda escola e a comunidade. Além das apresentações dos trabalhos, a feira contou com uma programação de formações para os docentes.

A iniciativa tem o objetivo expandir e democratizar o acesso ao conteúdo científico, despertando o interesse pela investigação científica, contribuindo para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula, no Ensino fundamental, Médio e Profissional de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, alinhando as áreas do conhecimento para o desenvolvimento e popularização da ciência das escolas atendidas pela GRE. Para Fátima Moura, gestora da GRE, o momento foi vivenciado com êxito, mesmo em um momento atípico como a pandemia do Covid-19. “Esta ação é de grande importância, pois promove a valorização da pesquisa científica a partir do envolvimento da gestão, professores e estudantes de todas as escolas e modalidades”, declarou.

Ao todo, 18 trabalhos foram apresentados com temas variados, entre as Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e suas tecnologias, Matemática, Educação Especial, Tecnológica e Profissional. Ao longo da semana foram realizados workshop com temas de grande relevância para os participantes, como Experimento em sala de aula, Meio Ambiente e Café com Filosofia.   

Emocionada, Uanne Freire Bezerra, professora da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio Parente Muniz, disse estar muito feliz com o resultado. “Estou feliz por ter a oportunidade, em meio a uma pandemia,  de continuar e apresentar, mesmo que virtualmente,  os projetos de jovens pesquisadores. Estudantes que passaram por todas as dificuldades, mas nunca pararam seus trabalhos, dando-nos uma lição de resiliência.  Feliz por ter uma equipe gestora e uma Gerência Regional que estiveram sempre nos apoiando e motivando a continuar esse trabalho. Feliz por ver a importância da Iniciação Científica tendo espaço entre jovens, sendo reconhecida e valorizada diante da negação da Ciência. Feliz por ser Orientadora nesse momento”, ressaltou.

“Participar de eventos como esse é fundamental para a minha formação como estudante, mesmo que seja virtualmente, assim posso desenvolver a capacidade de pesquisa, além de ser uma grande forma de aprendizagem. Ao pesquisar, elaborar e apresentar um projeto, desenvolvemos capacidade motora, adquirimos uma grande quantidade de conhecimento e descobertas. Todo esse processo será fundamental na minha formação profissional, são experiências ricas onde todos os envolvidos se mobilizam e dão o seu melhor”, disse a estudante Maria Valéria Matias Nunes.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Professores da rede estadual, suspendem à greve

Publicado

em

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Pernambuco (SINTEPE), anunciou que acatou a decisão judicial e suspendeu a greve.

“Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação aprovaram em assembleia, na manhã desta sexta-feira (23), acatar decisão judicial e suspender a Greve em Defesa da Vida. A reunião com mais de 1.300 participantes também aprovou a continuidade das visitas às escolas e locais de trabalho, verificando as condições estruturais e denunciando possíveis descumprimentos de normas sanitárias.

A indicação foi da suspensão da greve por determinação judicial e diante da opção do Governo do Estado em recorrer à Justiça impondo uma série de medidas punitivas e multas estratosféricas ao Sindicato.

O Sintepe não desistiu da luta pela vida e continua advertindo o governo de que este não é o momento do retorno às atividades presenciais. Reiteramos que o Governo de Pernambuco será responsável por casos de contágio e agravamentos decorrentes da reabertura precoce das escolas. Nova assembleia já está marcada com indicativo de data para 30 de outubro.

A Direção”

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Governo Federal regulamenta renegociação de dívidas com o FIES

Publicado

em

O governo federal regulamentou o programa que permite a renegociação de dívidas de financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida estava prevista na Lei nº 14.024/2020, sancionada em julho, que suspendeu o pagamento de parcelas do Fies até 31 de dezembro, em razão da pandemia da Covid-19.

A resolução do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil, com as regras do programa, foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União. A medida vale para os contratos assinados até o segundo semestre de 2017 e para os débitos vencidos e não pagos até o dia 10 de julho deste ano, na fase de amortização, quando o estudante já concluiu o curso.

Condições

O aluno deverá fazer a solicitação de renegociação até o dia 31 de dezembro de 2020. Os beneficiários poderão pagar a dívida integralmente, com pagamento em parcela única e redução de 100% nos juros e nas multas, mas para isso é necessário realizar o pagamento até o último dia deste ano.

Também é permitido parcelar a dívida em quatro parcelas até 31 de dezembro de 2022. O vencimento da primeira parcela está previsto para 31 de março de 2021, com redução de 60% dos encargos moratórios.

Possibilidades do parcelamento:

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Continue lendo
Propaganda  

Trending