Caro jornalista,
Em função da matéria “Brasileiro ‘consome’ em média 5 kg de agrotóxicos por ano, alerta Higashi”, publicada no dia 21 de outubro de 2017, encaminhamos posicionamento do Instituto Brasileiro do PVC sobre o assunto.
Foi com preocupação que o Instituto Brasileiro do PVC tomou conhecimento sobre a matéria “Brasileiro ‘consome’ em média 5 kg de agrotóxicos por ano, alerta Higashi”, veiculada no dia 21 de outubro de 2017. A matéria traz informações equivocadas sobre os ftalatos e que não condizem com a realidade.
Como legítimos representantes da cadeia produtiva do PVC e ftalatos no Brasil, gostaríamos de nos posicionar com relação às informações apresentadas na matéria.
Os ftalatos são substâncias usadas há mais de 50 anos sem um único caso relatado de problemas de saúde. Trata-se de alguns dos produtos químicos mais estudados no mundo. O termo “ftalatos” se refere a um grupo de substâncias químicas que tem como principal função dar flexibilidade ao PVC (policloreto de vinila). Dessa forma somente produtos de PVC flexíveis podem ter ftalatos em sua composição.
Esclarecemos ainda que os ftalatos são substâncias intensamente estudadas há muito tempo pela comunidade científica e, após diversas pesquisas e estudos, órgãos científicos oficiais comprovaram a segurança da utilização desses produtos:
- Os ftalatos têm sido utilizados por mais de 50 anos sem um único caso relatado de problemas de saúde.
- Os ftalatos apresentam efeitos adversos apenas em estudos de laboratórios realizados com roedores e esses resultados não são observados em humanos. No caso dos estudos com roedores em laboratórios, os níveis de exposição são elevadíssimos, aos quais os humanos não são submetidos no dia a dia. Além disso, o metabolismo humano e de roedores, em relação aos ftalatos, são completamente diferentes, o que não permite esta extrapolação.
- Praticamente 100% das bolsas de sangue no mundo, por exemplo, são fabricadas com PVC contendo DEHP, um tipo de ftalato, o que já atesta segurança.
Para se ter uma ideia, o DEHP, um dos ftalatos mais utilizados no mundo, é o único aplicado em utensílios médicos. Inclusive o PVC é o plástico mais utilizado na área médica, com aprovação de entidades reguladoras do setor de saúde, como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, FDA – Administração Federal de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos, Farmacopéia Européia, Ministério da Saúde do Japão, dentre tantos outros órgãos competentes. Certamente estas entidades não permitiriam o uso de tal substância na composição de embalagens para o setor médico, tão pouco para embalar medicamentos, ou em shampoos e brinquedos caso houvesse algum risco para a saúde das crianças ou da população, tão pouco para o meio ambiente.
O Instituto Brasileiro do PVC representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC, desde os fabricantes de matéria-prima, até os recicladores. Seu compromisso é orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, difundindo suas qualidades técnicas e ambientais, bem como sua versatilidade e reciclabilidade.
Sendo assim, solicitamos espaço neste conceituado veículo para a publicação da informação correta ou para discutirmos uma possível pauta para trazer todas as informações necessárias em benefício do leitor.
No aguardo de um posicionamento, agradecemos a atenção.
Miguel Bahiense
Presidente
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Relacionado