A Acadêmicos de Niterói enfrenta possível perda de pontos na avaliação do Carnaval do Rio de 2026 após Janja Lula da Silva desistir de participar do desfile da escola no domingo (15), na Marquês de Sapucaí. O nome de Janja constava no material entregue aos jurados, que lista convidados como parte da alegoria, no 5º carro que homenageava a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A substituição no último carro alegórico foi feita pela cantora Fafá de Belém, que já estava confirmada no desfile a convite de Janja. Em nota, a assessoria da primeira-dama afirmou evitar ‘perseguição’ à escola e ao presidente, mesmo com garantias de segurança jurídica. O cancelamento gera dúvidas sobre a avaliação dos jurados, especialmente nos quesitos sobre alegorias e adereços, além do conjunto apresentado.
O governo havia recomendado que autoridades não desfilassem pela escola para evitar interpretações de campanha eleitoral. Ministros do 1º escalão foram orientados a acompanhar o desfile de camarote. Janja, Lula e outras autoridades assistiram ao desfile da Acadêmicos de Niterói em camarote da Prefeitura do Rio após a desistência da primeira-dama.
A escola desfilou no Grupo Especial pela primeira vez em 2026, após vencer a Série Ouro em 2025. Seu samba-enredo deste ano aborda Lula com a referência à árvore mulungu, símbolo usado por ele durante campanha política. O desfile foi avaliado pelo conjunto de jurados nesta 4ª feira (18), a partir das 16h.


