RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Jorginho Mello se manifesta após críticas de Lula sobre Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, respondeu a declarações do presidente Lula sobre desigualdade social e racismo no estado. Mello destacou que SC...

Neste domingo (28.jun.2026), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), rebatou as afirmações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito do estado. Em uma publicação em sua conta no X, Mello compartilhou uma notícia que destaca Santa Catarina como a unidade da Federação com a menor desigualdade de renda do Brasil. O governador comentou: "O Estado acusado de se achar superior pelo presidente Lula é o local onde há a menor desigualdade social do país. Agora, tentem imaginar onde é a maior…".

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE aponta que a maior desigualdade de renda no país ocorre no Distrito Federal. Os dados mostram que os 10% mais ricos da população ocupada recebem, em média, R$ 18,5 mil por mês, enquanto os 40% de menor renda têm um rendimento médio de R$ 941.

As críticas de Lula ocorreram durante uma visita ao estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí (SC), na sexta-feira (26.jun.2026), onde o presidente acompanhou as obras de embarcações de apoio offshore contratadas pela Petrobras. Em seu discurso, Lula ressaltou que não deve haver espaço para o racismo em Santa Catarina, além de condenar a ideia de uma suposta hegemonia branca no país.

Lula mencionou Adolf Hitler ao discutir a questão racial, afirmando: "Não tem um cara que é branco e é melhor do que o que é negro, o cara que é nordestino é pior do que o do Sul do país. Que história que é essa? Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país".

O presidente criticou a ausência de Jorginho Mello em eventos do governo federal em Santa Catarina, apontando que essa falta de participação representa uma oportunidade perdida de firmar parcerias com a União, devido a divergências políticas. Mello é aliado do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, e Lula classificou a falta do governador como uma "falta de respeito".

Com as declarações trocadas entre os dois, o debate sobre desigualdade e questões raciais em Santa Catarina ganhou destaque, refletindo tensões políticas e sociais que permeiam o cenário atual do estado e do país.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.