A Justiça Eleitoral da 77ª Zona de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, decidiu pela cassação dos mandatos do prefeito Elioenai Dias Santos Filho (Galego de Nanai) e da vice-prefeita Georgia Fernanda Torres de Oliveira, eleitos nas eleições municipais de 2024. A sentença foi proferida nesta sexta-feira (7) pelo juiz Felippe Lothar Brenner, que também declarou ambos inelegíveis por oito anos.
A decisão, que atendeu em parte à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral, também tornou inelegíveis o ex-prefeito Elioenai Dias Santos, pai do atual gestor, e Eliel Augusto de Souza Santos, irmão de Galego de Nanai. Além da perda dos mandatos, foi aplicada multa de R$ 5 mil ao prefeito e à vice.
De acordo com o processo, a investigação apurou abuso de poder econômico e captação ilícita de votos, com base na distribuição de vales-combustível a eleitores durante o período eleitoral. O esquema teria se intensificado em 28 de setembro de 2024, data de uma grande carreata da campanha. Foram apreendidos vales no valor aproximado de R$ 55,5 mil, além de celulares e imagens de câmeras de segurança de postos de combustíveis da cidade, como o Limarques e o Valdivino.
As provas reunidas — incluindo mensagens e transações financeiras analisadas pela Polícia Federal — apontaram a participação direta do pai e do irmão do prefeito na distribuição e no pagamento dos vales, o que, segundo o magistrado, configurou uso indevido de recursos econômicos para fins eleitorais. O juiz destacou ainda que o esquema “comprometeu a lisura e a igualdade do pleito”, caracterizando abuso de poder econômico.
Apesar da cassação, a decisão ainda não tem efeito imediato, já que cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Até que haja decisão colegiada, o prefeito Galego de Nanai e a vice Georgia Fernanda permanecem exercendo seus cargos normalmente.

