Na Irlanda, autoridades policiais estavam intrigadas com o mistério de uma criatura parecida com um leão que foi vista na floresta. O desfecho é muito mais fofo e engraçado do que qualquer um poderia imaginar.
Nas redes sociais, começaram a circular relatos de que havia um animal de grande porte andando por uma área de floresta no condado de Clare. A partir disso, a polícia irlandesa, conhecida como Garda, iniciou uma investigação no dia 29 de outubro.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Em um vídeo publicado na web por um motorista de caminhão, é possível ver uma criatura de pelagem dourada rondando os bosques de Mount Shannon, no leste do condado. As imagens fizeram com que as pessoas especulassem que um grande felino poderia ter escapado para o interior do país.
O gerente florestal da região, John O’Reilly, disse que o animal já havia sido visto anteriormente por trabalhadores locais. “Achamos que era um cervo, até que o vídeo surgiu. De longe, parecia realmente ter uma juba e uma longa cauda”, afirmou em entrevista ao portal de notícias CorkBeo.
Solução para o mistério
Segundo o portal The Irish Post, as autoridades, após investigarem o caso, rapidamente esclareceram o ocorrido. Na verdade, nenhum “rei da selva” havia decidido se tornar rei da floresta, era apenas um cão da raça terra nova — com uma tosa bem diferenciada — que saiu para passear.
A polícia ainda confirmou a notícia em tom de brincadeira: “Se você for à floresta hoje, não encontrará um leão, mas sim o simpático cão terra nova chamado Mouse”, escreveram no comunicado. Eles ainda acrescentaram que o filhote “ficou encantado com seu recente vídeo viral”.
Apesar do caso ter sido encerrado de um jeito bem mais tranquilo, causou certa preocupação nos defensores do bem-estar animal. Siobhan McHaffie, Diretora de Operações da Sociedade de Ulster para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (USPCA), disse à BBC News que a aparência de Mouse foi a motivação do mal-entendido.
“A menos que seja por razões médicas, tosar um Terra Nova geralmente não é recomendado. Sua pelagem dupla e espessa ajuda a regular a temperatura e protege a pele. Retirá-la pode causar queimaduras solares, superaquecimento e outras complicações de saúde”, explicou.
Siobhan ainda lembrou da importância de manter uma tosa adequada e segura para cada raça e sua pelagem. Embora a organização não saiba, verdadeiramente, como é o tratamento que Mouse recebe, ela afirmou que é importante que os animais sejam cuidados de forma que priorize seu físico e emocional.
Você conhece a raça terra nova?
Esses animais são originários do Canadá, e uma de suas principais habilidades é a natação, o que faz deles excelentes cães de salvamento. No caso de Mouse, o “leão fake”, não foi possível notar o quão densos são os pelos. No entanto, esses gigantes possuem pelagem dupla e longa, que exige escovação frequente.
Os cães dessa raça podem não ser tão grandes quanto um felino da selva, mas entram para lista dos gigantes caninos. Apesar do tamanho chamativo, são pets de temperamento dócil e tranquilo. Por isso, são uma escolha muito ideal para famílias com criança que buscam um novo melhor “aumigo”.

