Conecte-se Conosco

Destaque

Lula aguarda STF e já faz plano de caravanas pelo país

Publicado

em

O ex-presidente já faz plano de caravanas pelo país caso deixe a prisão neste ano

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a aliados que, na hipótese de deixar a prisão em breve, pretende rodar o Brasil e assumir o papel do que tem chamado de “fio condutor da pacificação nacional”.

A expectativa pela liberdade ocorre no momento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) inicia o julgamento sobre a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância, e a Segunda Turma da corte se prepara para retomar a discussão sobre a alegada suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que pode levar à anulação da condenação do petista no caso do tríplex de Guarujá.

Em conversas recentes na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula tem adotado o discurso de que é preciso trabalhar pela unidade nacional e dar um basta ao clima de beligerância que se acentuou no país desde a eleição de 2018.

“Lula em liberdade é um agente político importante e vai ter, obviamente, um papel relevante não só para o PT mas também para o Brasil”, disse a presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

“O povo brasileiro tem confiança no Lula -principalmente o povo pobre- e isso dá a ele condições de ter uma atuação política de enfrentamento mais sistemático a tudo que está acontecendo e à destruição a que o país está sendo submetido”, afirmou. 

Embora Lula possa ser beneficiado ao final do julgamento no STF das ações que discutem se é constitucional prender condenados antes de esgotados todos os recursos, o ex-presidente aposta que o Supremo vai referendar a tese de falta de imparcialidade de Moro, hoje ministro da Justiça, na condução do processo do tríplex. Nesse caso, a sentença pode ser anulada e o caso voltaria aos estágios iniciais. 

Com isso, Lula sairia da cadeia e também teria de volta os seus direitos políticos, cassados após a condenação em segunda instância, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Nesse cenário, dizem aliados do petista, está a eleição presidencial de 2022. A avaliação é a de que, hoje, só Lula tem força para derrotar Bolsonaro e a direita na disputa ao Planalto. Mas uma eventual candidatura de Lula em 2022 só ocorreria se até lá o petista não tiver nenhuma condenação em segunda instância -barreira criada pela Lei de Ficha Limpa. O caso do sítio de Atibaia, por exemplo, no qual o petista já foi condenado em primeira instância, deve ser julgado nos próximos meses pelo TRF (Tribunal Regional Federal).

Segundo pessoas próximas a Lula, a expectativa eleitoral também pesa no discurso de que não troca sua dignidade por sua liberdade, além do argumento de que se trata, na visão do petista, de um processo ilegítimo conduzido por um juiz supostamente parcial.

Na sexta (18), a defesa do petista disse à Justiça que Lula não aceita o pedido de progressão para o regime semiaberto, feito pela Procuradoria. O caso está nas mãos da juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do ex-presidente. Lula abre mão do semiaberto porque não quer ficar imobilizado em uma cidade, como Curitiba, ter de voltar à PF todas as noites para dormir e ainda usar tornozeleira eletrônica, por exemplo.

Os petistas mais pragmáticos afirmam que, caso Lula deixe a prisão mas não consiga aval para andar pelo Brasil, o novo abrigo -possivelmente seu apartamento em São Bernardo do Campo- será transformado em uma espécie de “centro de peregrinação”.

A ideia, porém, é rejeitada por Lula, que tem dito que não planeja transformar sua casa em uma nova prisão. 

Segundo aliados, o petista almeja percorrer o país em condição de liberdade plena  para poder ter legitimidade de questionar as ações do governo Bolsonaro e se apresentar como líder de um movimento capaz de fazer frente “à destruição que está aí”.

“O povo está num sofrimento imenso. E quem andava o Brasil? Quem pisava no chão que o povo pisa? Hoje não temos uma liderança que faça isso. Quem sempre fez isso foi Lula -antes de ser presidente, durante o mandato e depois”, disse Gleisi. 

Em caravana, Lula pretende disseminar a ideia de que ele e o PT têm um projeto capaz, nas palavras dos petistas, de “salvar” o Brasil.

O discurso será amparado em um plano elaborado pelo PT. Chamada de “Plano Emergencial de Emprego e Renda”, a proposta apresenta nove diretrizes que prometem gerar 7 milhões de empregos a curto e médio prazo.

“O brasileiro sente a crise econômica na pele e no bolso. A pobreza voltou a assombrar, e o Brasil está voltando ao mapa da fome. Gás, gasolina e álcool cada vez mais caros e o desemprego batendo recorde.Enquanto o povo paga a conta da crise, o governo corta investimento em educação, em saúde e acaba com a sua aposentadoria. Tira dos mais pobres para entregar aos mais ricos”, diz o plano.

A fala direcionada aos mais pobres, avaliam petistas, está atrelada à trajetória de Lula e tem potencial de reposicioná-lo no cenário político, após uma eventual saída da prisão. 

O aumento da desigualdade no Brasil em 2018, apontado pelo IBGE, corrobora o discurso que Lula pretende levar em uma eventual andança pelo país, avaliam petistas. 

A pesquisa divulgada na quarta-feira (16) mostrou que, de toda a renda do país, 40% estão concentrados nas mãos de 10% da população, e que a renda dos mais pobres caiu mais de 3% e a dos mais ricos aumentou mais de 8%. 

Na avaliação interna do PT, os dados atuais dão mais respaldo ao discurso de que na época do petista era diferente.

As caravanas de Lula pelo país ainda não são discutidas de forma oficial pelo PT, mas os dirigentes admitem que há a expectativa de que ele possa começar a percorrer o Brasil o quanto antes e seja peça fundamental para as eleições municipais de 2020. 

Por enquanto, Lula já fez alguns pedidos aos correligionários. Assim que sair da prisão, ele quer um ato no acampamento montado pela militância na frente da PF e depois vai visitar os ex-tesoureiros do PT João Vaccari Neto e Delúbio Soares, que dão expediente na sede da CUT do Paraná. Só depois ele iria para São Paulo, ser recebido com festa.

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro: Acompanhe o resumo da Sessão Ordinária dos Vereadores, desta quarta-feira(27)

Publicado

em

Nesta quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou por meio de videoconferência mais uma Sessão Ordinária. Todas as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde continuam sendo adotadas e os canais de comunicação da Câmara e as rádios Salgueiro FM, Asa Branca FM e Talismã FM transmitiram a Sessão.

No expediente foram apresentados e votados Projetos de Lei, Requerimentos, Moções e Indicações.

O vereador Veronaldo Gonçalves (PSB) agradeceu a Deus pelo dom da vida. Voltou a pedir que a população fique em casa e lembrou que, por mais que todos venham pedindo para a população ficar em casa, o Covid-19 chegou ao distrito de Umãs, levando uma pessoa muito querida. “A família de Chiquinho Lourenço está sofrendo com a partida de Edivaldo”, disse.

O vereador Augusto Matias (DEM) lamentou o falecimento de Sergio abelhinha. Apresentou dois requerimentos, pedindo que o secretário de Agricultura, passe a máquina na estrada do Ninho do Senhor e capinação na rua João Duperron.

O vereador Léo Parente (PL) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do seu avô Zé de Alzira de Parnamirim. Lembrou que é preciso ter muito cuidado, principalmente com os idosos. Solicitou entre alguns requerimentos, que seja feito a limpeza e manutenção na Travessa Rui Barbosa.

O vereador Bruno Marreca (PSB) lamentou o falecimento de Sérgio abelhinha e da 7 vítima do Coronavírus Luzia dos paus brancos. “Temos que ter cuidado. O maior propagador é o ser humano e temos que nos prevenir. O prefeito fez o esforço de colocar as barreiras e estamos vendo as pessoas furar as barreiras, o ser humano não cuida de si e nem do outro”, lamentou.

O vereador Ednaldo Barros (PTB) agradeceu ao vereador Léo Parente pela lembrança da passagem do seu aniversário e a todas as mensagens que recebeu. Destacou que a Banda Limão com Mel fez a sua segunda live, onde foi arrecadado 2 toneladas de alimentos que serão doados aos músicos do município de Salgueiro.A vereadora Eliane Alves (PSB) prestou solidariedade com a família das 7 vitimas do Coronavírus na nossa Cidade. Destacou que o Ministério Público de Pernambuco desenvolveu um aplicativo aonde mede o isolamento das cidades, e Salgueiro está com 41,5% o ideal seria 70%. “O momento é de cobrança coletiva. Um esforço coletivo para combater o Covid-19. Você que fica em casa está contribuindo para que o vírus não se propague”. Lamentou que o Centro da Cidade ainda se encontre lotado de pessoas.

O vereador Zé Carlos lembrou que estamos enfrentando um inimigo invisível. “A bíblia fala que a fé em Deus é o nosso escudo. O número de depressão e ansiedade triplicaram, não devemos perder a fé e a esperança”, disse.

A vereadora Paizinha Patriota (PV) lamentou o falecimento de Toim, filho do Sr. Nelson do urubu. Lembrou que o Governo Federal mandou para Salgueiro 640 testes para detectar o Covid, a Prefeitura fez a aquisição de 250 testes, mas, infelizmente só quem pode fazer são pessoas de grupos específicos. “Precisamos pedir mais testes ao governador e ao presidente”, lembrou.

O vereador professor Hercílio (PSB) lembrou que tivemos grandes perdas de pessoas queridas, Rômulo de Solani, Jaime Menezes filho de Salgueiro que se destacou em Recife, funcionário do Banco do Brasil. Solicitou que as pessoas que estão testando a temperatura tenham todos os EPis necessário.

O vereador Antônio Pires (Pros) lamentou o falecimento de Sérgio Abelhinha. Lamentou que o Governo do Estado de Pernambuco só mandou R$ 60 mil para o município de Salgueiro e não enviou nenhum teste. Parabenizou a GRE que por 2 anos consecutivos foi o primeiro do Sertão Central no Saepe.

O vereador Pedro de Compadre (PMDB) lamentou os falecimentos de Sérgio Abelhinha e do Sr. João doceiro. Lembrou que precisamos dobrar nossa consciência e atender os pedidos dos órgãos de Saúde de manter distância, ficar em casa e lavar as mãos. Apresentou alguns requerimentos.

O vereador Erivaldo Pereira (PSB) lamentou os falecimentos de Sergio Abelhinha e do Sr. João. Apresentou requerimento solicitando que as empresas de engenharia civil sejam liberadas pelo poder público a voltar a trabalhar com até 10 funcionários.

O vereador George Arraes (Cidadania23) destacou que o Covid-19 está avançando na nossa Cidade. Cobrou do Poder Público Municipal para que passasse a quantidade de testes que tem o município de Salgueiro, destacou que a secretária respondeu que tem poucos testes. Lembrou que a Câmara de Vereadores fez uma devolução de R$ 50 mil, que poderia ter sido comprados com esse dinheiro mais de 500 testes. A prefeitura de Salgueiro fez uma compra de aproximadamente R$ 100 mil em máscara de uma farmácia da Cidade de Custodia, “essa compra poderia ter sido feita na nossa Cidade”, lamentou.

O vereador Flavinho Barros (Podemos) lamentou o falecimento de Sérgio Abelhinha e do Sr. João. Prestou solidariedade aos familiares das sete vitimas de óbitos do Coronavírus. Lembrou que o melhor caminho e seguir as orientações dos profissionais de saúde. Lembrou que o Pós- pandemia tem que começar a ser discutido.

O PLE 12/2020 que cria cargos e funções que estabelece na área da Saúde Pública para funcionar em pedido limitado no combate ao novo Coronavírus foi encaminhado as comissões.

Os PLOs 29/2020 de autoria do vereador Flavinho Barros, 34/2020 de autoria do vereador Bruno Marreca e o 37/2020 de autoria do vereador Antônio Pires, foram todos encaminhados as comissões.

Os Pres 1/2020 e 2/2020 de autoria de Bruno Marreca foram encaminhado as comissões.

Os REQs 145/2020 e 168/2020 do vereador Pedro de Compadre, o REQ 234/2020 do vereador Erivaldo Pereira, os REQs 235/2020 e 236/2020 do vereador Augusto Matias, o REQ 237/2020 do vereador Professor Hercílio foram todos aprovados.

 

Os INDs 104/2020 do vereador Flavinho Barros, o IND 105/2020 DO vereador Erivaldo Pereira e o IND 106/2020 DO vereador Antônio Pires foram todos aprovados.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Carnaíba: Vereadores pressionam prefeito a pagar adicional de insalubridade aos profissionais da saúde

Publicado

em

De autoria do presidente Gleybson Martins e do vereador Neudo da Itã, o requerimento 16/2020, apresentado na última sessão [realizada por teleconferência] dia 20 deste mês, aprovado por unanimidade na Casa Major Saturnino Bezerra, coloca o governo de Carnaíba contra a parede no que diz respeito ao pagamento de adicional de insalubridade de 40% aos profissionais da saúde do município.

Diante do desafio destes trabalhadores que estão na linha de frente neste momento delicado que vive o mundo com o covid-19, o novo coronavírus, até mesmo a base do governo no legislativo, que costuma blindar a gestão, entendeu que se faz necessário reconhecimento por parte da administração do valoroso e árduo trabalho desenvolvido por todos os profissionais de saúde. A câmara defende ainda que o benefício seja estendido a garis e coveiros.

No documento, remetido ao prefeito do município, o Poder Legislativo de Carnaíba defende que o benefício seja pago não apenas durante a pandemia, mas continue depois. A Câmara de Vereadores de Carnaíba segue aguardando um resposta da gestão do município.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Parabéns a Tabira pelos seus 71 anos de Emancipação Política

Publicado

em

Hoje, quarta feira, 27 de maio de 2020, a Cidade de Tabira no Sertão do Pajeú Pernambucano, faz aniversário. São 71 anos de história que serão comemorados apenas com o coração, por esse povo forte e guerreiro.

A emancipação Política da Cidade das tradições será sem festa, sem feira e sem feriado, tudo isso em prol da saúde de todos os tabirenses, devido a essa pandemia, vindo do novo coronavírus.

Sem festa para evitar aglomerações, sem feira livre porque está suspensa como medida em defesa do isolamento social e sem feriado para que os bancos e casa lotérica sigam pagando sem interrupção os beneficiários do Programa Bolsa Família. 

A homenagem a todos os Tabirenses, em especial aos inúmeros leitores do Blog do Silva Lima nesta Cidade.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending