O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta terça-feira (17) para a índia, onde permanecerá até o dia 21. A agenda inclui encontros com o primeiro-ministro Narendra Modi em Nova Delhi, além de uma escala em Túnis, capital da Tunísia, marcada para 23h20 pelo horário de Brasília.
Nos dias 19 e 20, Lula participará da cúpula internacional sobre o impacto da inteligência artificial (IA), vinculada ao ‘processo de Bletchley’, que aborda segurança e governança dessa tecnologia. A reunião contará com debates sobre os desafios globais da IA, em um esforço para definir diretrizes multilaterais.
No dia 21, o mandatário brasileiro será recebido em visita de Estado, quando o foco será a reforma da governança global, incluindo mudanças no Conselho de Segurança da ONU. A índia também foi destaque como quinto maior parceiro comercial do Brasil em 2025, com 15,2 bilhões de dólares em corrente de comércio.
A comitiva presidencial levará ministros, representantes de órgãos públicos e empresários. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou prioridade em acordos para acesso a medicamentos e tecnologias farmacêuticas, além de interesse na medicina tradicional indiana e em hospitais inteligentes.


