Lula deixa de comparecer a debate no Brasil durante cúpula de IA na Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar de um evento do governo brasileiro nesta sexta-feira (20.fev.2026), durante a Cúpula sobre o Impacto da IA em Nova Délhi. A agenda incluiu entrevistas e discussões sobre o futuro da inteligência artificial no país.
Foto de Lula durante a cúpula sobre inteligência artificial realizada na Índia.
Foto de Lula durante a cúpula sobre inteligência artificial realizada na Índia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação em um evento agendado para esta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, em Nova Délhi, durante a Cúpula sobre o Impacto da IA. O Palácio do Planalto justificou a ausência por um conflito de agenda, causado pelo atraso de uma entrevista ao vivo concedida à emissora TV India Today.

A transmissão da entrevista está prevista para as 19h no horário local da Índia, equivalente às 10h30 em Brasília. Na programação brasileira, Lula iria abrir o debate intitulado 'IA para o Bem de Todos: Perspectivas Brasileiras sobre o Futuro da IA', ao lado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Saúde), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Camilo Santana (Educação).

A cúpula reúne mais de 20 líderes mundiais. Na quinta-feira (19.fev), Lula se encontrou com o CEO do Google, Sundar Pichai, e discutiu o aprofundamento da parceria com o governo brasileiro e ações voltadas ao setor privado nacional. Ele também usou o espaço para alertar sobre os riscos da inteligência artificial, destacando práticas consideradas danosas, como discurso de ódio e produção de conteúdo ilícito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.