O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na Índia nesta quarta-feira (18) com uma comitiva composta por dez ministros e 315 empresários brasileiros. Durante a visita de oito dias, serão abordados temas como inteligência artificial, comércio exterior e o fortalecimento de alianças entre os dois países.
O foco principal da agenda está em Nova Délhi, onde Lula participará da cúpula global sobre inteligência artificial nos dias 19 e 20. Será a primeira vez que um presidente brasileiro atua como copresidente de um grupo de trabalho voltado ao tema, ao lado do Japão, para aumentar o protagonismo do país nas discussões sobre regras, inovação e impactos econômicos da tecnologia.
O encontro reunirá cerca de 40 mil participantes de 50 países, incluindo líderes tecnológicos como Microsoft, Google, OpenAI, Anthropic, DeepMind, Ericsson e Nvidia, além do secretário-geral da ONU, António Guterres. O governo brasileiro destacou a importância da IA para a política industrial e inserção em cadeias globais de valor.
No final de semana, a comitiva participará do Fórum Empresarial Brasil-Índia para discutir setores como minerais estratégicos, transição energética, saúde e segurança alimentar. Também está prevista a inauguração do escritório de representação da ApexBrasil em Nova Délhi, além de avanços em acordos comerciais, válidade de vistos e parceria entre Embraer e Adani Defense and Aerospace.


