Conecte-se Conosco

Educação

Ministro divulga tema da Redação do Enem 2019

Publicado

em

Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios

Oministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou o tema da Redação do Enem 2019 em um vídeo no twitter: democratização do acesso ao cinema no Brasil. Os alunos deverão fazer a dissertação neste domingo (3), assim como 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas.

“Vou dar um furo pra vocês que me pediram nesses últimos dias o tema da redação: democratização do acesso ao cinema no Brasil. Esse é o tema da redação”, disse o ministro no vídeo que gravou em Palmas (TO), em frente a um colégio da Polícia Militar.

“Tudo 100%. Zero de atraso, zero de problemas, tudo caminhando para ser o melhor Enem de todos os tempos”, disse.

Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios, professores e candidatos sobre possíveis mudanças no estilo das questões. Já o governo promete um exame “neutro”.

Para o próximo domingo, dia 10, estão marcadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 e o MEC só deverá liberar as notas em janeiro.

Por Estadão Conteúdo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Projeto seleciona experimentos que serão levados ao espaço

Publicado

em

Projeto Kurumim 2020, ligado à USP, está com inscrições abertas

Com o tema “Conquistando a Lua”, o projeto Kurumim 2020, ligado à Universidade de São Paulo (USP), está com as inscrições abertas para que alunos de todo o país produzam experimentos que serão levados à estratosfera, camada da atmosfera que fica a até 50 quilômetros de altitude.

Podem participar estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o médio ou técnico de escolas públicas e particulares do Brasil e da América Latina.

O tema desta edição – Conquistando a Lua – é uma homenagem à missão Artemis, da Nasa, a agência espacial norte-americana, que deve levar a primeira mulher à Lua em 2024.

O Kurumim, em sua 1ª edição, atualiza o projeto Garatea-E, que foi realizado de 2017 a 2019 e teve a participação de mais de 1,3 mil alunos.

O projeto faz parte de uma mobilização de estudantes ligados à engenharia aeroespacial da Universidade de São Paulo em São Carlos, o grupo Zenith Aerospace.

Além de desenvolver sondas estratosféricas e nanosatélites (com peso de 1 a 5 kg), os alunos da USP decidiram compartilhar conhecimento e abrir as portas para talentos de todas as escolas, diz a coordenadora do projeto e graduanda em Ciências da Computação, Ana Luísa Costa.

As inscrições vão até o dia 23 de março e são de graça para alunos da rede pública. Para a rede particular, a taxa é de R$50. Logo depois vem o período de seleção dos projetos.

Após aprovação, cerca de 80 experimentos serão levados em balões meteorológicos à estratosfera, em um dia chamado Sábado Aeroespacial. A previsão é que seja em 29 de agosto, explica a coordenadora.

Ana Luísa Costa diz que além de estimular os estudantes a trabalharem matérias ligadas à engenharia espacial – como química, física e biologia – ”o projeto tem a missão de descobrir novos talentos e estimular futuras carreiras científicas”.

Foi o caso da turma que venceu o concurso em 2019, que teve como tema “Explorando Marte”.

Cinco alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro venceram a competição nacional em seis categorias.

“Mudou muita coisa depois da premiação. Nós não sabíamos muito sobre astrobiologia, mas acabou que gostamos todos dessa área”, conta Daniel Sánchez, de 17 anos.

O estudante do 3º ano do ensino técnico de mecânica diz que depois da experiência, do contato com o meio científico, não tem dúvida de que optará pela engenharia como carreira.

O professor de biologia, que liderou a equipe vencedora, Wilber Alves, afirma que o experimento apresentado pelos alunos no ano passado levou à estratosfera bactérias chamadas Ensifer melioti. Elas foram submetidas a condições semelhantes às do planeta Marte.

Segundo ele, os alunos tiveram êxito em perceber que as bactérias promoveram a fixação de nitrogênio, importante passo para futuros experimentos de suporte à vida feitos no espaço.  (Por Adrielen Alves )

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o IV Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Concurso é realizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal (MCTIC). Os interessados podem se inscrever até 13 de março pelo site do museu. 

O tema desta edição é “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Podem participar do concurso estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio regularmente matriculados em escolas públicas e privadas. O concurso tem por objetivo selecionar e premiar o desenho que será utilizado para a criação da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 (SNCT 2020). 

A comissão do certame selecionará 10 desenhos para a exposição na galeria do site da SNCT e o vencedor irá construir a marca que será utilizada nos documentos, mídias, portais e materiais gráficos. 

O estudante vencedor será premiado com uma viagem para Brasília (com acompanhante) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para participar da cerimônia de abertura do evento, além de receber certificado de participação e ter seu nome divulgado no site do MCTIC e em eventos relacionados às atividades da SNCT 2020.

Veja o edital completo aqui(Por Educação PE)

 

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Gerências Regionais de Educação recebem visita da SEGE para reunião de orientações

Publicado

em

Com o objetivo de dar orientações gerais para o ano letivo, a Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE) está visitando as Gerências Regionais de Educação (GREs) de todo o Estado. Gestores das escolas ligadas às GREs Recife Sul, Metropolitana Sul, Mata Centro, Submédio São Francisco e Sertão do Moxotó Ipanema já participaram da ação que aborda temas como manutenção da infraestrutura, fardamento e kit escolar e orientações gerais para o ano letivo de 2020. As GREs Mata Norte e Mata Sul são as próximas paradas da equipe da SEGE. A previsão é que esta rodada de encontros seja finalizada até a primeira quinzena de março.

“Nós temos uma repercussão muito grande quando a gente vai até a regional e recebe os diretores junto do chão da escola. Essa reunião é muito importante, principalmente por ser no começo do ano, que é um momento bem decisivo para eles que precisam fazer a  escola voltar a funcionar. Juntos, nós fortalecemos a rede e criamos oportunidades de melhorias”, comentou João Charamba, secretário executivo de Gestão da Rede.

Marta Lira, gestora da GRE Recife Sul, comentou no que o encontro interfere dentro da rotina dos gestores. “Nesse encontro foram compartilhados casos e situações que os gestores vivenciam nas escolas, aproximando a atmosfera da secretaria e unidades de ensino. Dessa forma pode-se dizer que a reunião estreita as conexões e reforça o alinhamento das ações”, pontuou a gestora.  (Por Educação PE) 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.001

Continue lendo

Trending