Conecte-se Conosco

São José do Belmonte

Mirandiba: Com nota 0,76, município divide o 2º lugar do sertão central e é o 52º do estado em nível de transparência, segundo o TCE-PE

Publicado

em

O Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE-PE apresentou o resultado da apuração do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos – ITMPE das Prefeituras relativo ao ano de 2018, a partir da fiscalização realizada nos Sítios Oficiais e Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas. O índice de transparência visa estimular a clareza nas contas públicas para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.

Embora existam inúmeros problemas no município de Mirandiba, com a divulgação do TCE-PE, mediante a avaliação, o Tribunal pôde levar uma boa notícia aos mirandibenses, com relação ao Índice de Transparência.

O município, que em 2016 obteve a nota 67,50 e em 2017, 103,50, ficando na posição 170 no ranking, e em ambos os anos estando no nível “CRÍTICO”, em 2018, numa ascensão espetacular, tem o que comemorar, pois obteve a nota 0,76, ficando na posição 52 no ranking, sendo considerado um município com nível de transparência “DESEJADO” e ainda dividindo o segundo lugar com a Cidade de Salgueiro, que obteve a mesma nota, ficando atrás apenas de São José do Belmonte-PE, que ficou em 1º lugar no sertão central e o 7º no Estado.

A nota atribuída a cada critério avaliado depende do grau de atendimento às exigências legais para o conteúdo divulgado ou para os requisitos tecnológicos disponibilizados pelo Portal da Transparência da Prefeitura de cada município.

O índice é fruto do levantamento realizado nos Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas, mediante a utilização de critérios de avaliação em que foram apreciados, além da análise do conteúdo, os aspectos relacionados aos recursos tecnológicos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (LC nº 101/2000) e pela Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011) e a Resolução TC nº 33, de 06 de junho de 2018.

Para mais informações (clique aqui).

Parabéns à gestão e a todos os mirandibenses!

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

São José do Belmonte

Presidente do Sindicom Serra Talhada: “parece que as eleições acabaram com a pandemia”

Publicado

em

Francisco Mourato se mostrou preocupado com imagens de aglomerações em convenções no Estado que podem gerar recuo, com atividade comercial pagando o preço

O Presidente do SINDICOM – Sindicato da Indústria e Comércio de Serra Talhada, Francisco Mourato, um dos importantes nomes da atividade comercial de Serra Talhada, fez um desabafo no Momento Empreendedor, na Cultura FM.

Ele fez referências às cenas que correram o estado e reproduzidas no Instagram do blog, de episódios envolvendo várias convenções com aglomerações. Também de casos de descumprimento das medidas de isolamento que não tem relação com o comércio na região, mas que podem afetar diretamente a atividade comercial, que podem pagar o pato.

“É  como se as eleições tivessem acabado com a pandemia. Nós do empresariado temos a mais clara leitura de que a pandemia não acabou. Vimos verdadeiros absurdos estado afora. Continuamos com o mesmo rigor, cuidado, zelo. Queremos oferecer às pessoas lugares seguros para que a população possa usufruir de nossos produtos e serviços”.

Ele disse estar com receio de um revés caso haja um aumento de casos, penalizando quem está fazendo sua parte. “Ele vai exatamente pesar no setor produtivo. O empresariado está fazendo seu dever de casa. Pode adentrar em qualquer estabelecimento de Serra Talhada que você vai ver o zelo e cuidado para oferecer um lugar seguro. esperamos isso dos outros entes”. (Do Nill Jr)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

São José do Belmonte

Sertão do Pajeú chega a 140 óbitos provocados pela Covid-19

Publicado

em

Afogados da Ingazeira registrou dois novos óbitos; Flores, mais um.

Taxa de recuperados continua alta e chega 89,42%.

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta sexta-feira (18.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 7.282 casos confirmados de Covid-19. Foram mais 85 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.861 confirmações. Logo em seguida, com 722 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 561, Tabira conta com 517, Triunfo tem 298, Carnaíba está com 214 e  Calumbi está com 164 casos.

Itapetim está com 135, Flores está com 131, Quixaba está com 106, Solidão tem 97, Iguaracy está com 95, Santa Terezinha tem 93, Brejinho tem 90,  Santa Cruz da Baixa Verde está com 85, Tuparetama tem 79 casos cada,  e Ingazeira está com 34 casos confirmados.

Mortes – Com mais duas mortes registras em Afogados da Ingazeira e mais uma em Flores, a região tem agora no total, 140 óbitos por Covid-19.

Até o momento, catorze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 56, Afogados da Ingazeira tem 13, Triunfo tem 11, Tabira tem 10 óbitos, Carnaíba tem 9, Flores tem 7, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba tem 4 óbitos, Santa Terezinha tem 3, Calumbi e Brejinho tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 6.512 recuperados. O que corresponde a 89,42% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 8h50 deste sábado (19), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios. (Por André Luis – Do Nill Jr)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

São José do Belmonte

Belmonte: Em Convenção, candidatos da oposição, Zeca e Vera, se comprometem com as causas dos professores, concursados e do povo mais necessitado

Publicado

em

Foi homologada, nessa quarta-feira (16), a candidatura da chapa Zeca e Vera, prefeito e vice, respectivamente, ambos do partido Avante, em São José do Belmonte. Na ocasião, também foi firmada a coligação “BELMONTE PODE MAIS!” que reúne o maior grupo de partidos, AVANTE, PL, PP E REPUBLICANOS. O evento, que foi de forma remota, contou com a participação de candidatos ao cargo de vereador e dos presidentes dos partidos que compõem a aliança que apoia o projeto de mudança do rumo do município de São José do Belmonte: Rogério Leão, presidente do Partido Liberal (PL); Luciene Leão, presidente do AVANTE; Dr Luiz Gonzaga, presidente do Partido Progressista (PP) e Ronaldo, presidente do Republicanos.

Em seu discurso inicial, Zeca falou sobre sua origem, sua trajetória política e a ciência da responsabilidade do cargo que almeja. “Meus amigos e minhas amigas belmontenses, estou ciente da minha luta, e quero, a partir de hoje, colocar meu nome como pré-candidato a prefeito da nossa querida terra. Terra pela qual sinto muito orgulho. Quero, junto com a minha amiga e futura vice-prefeita, Vera, a partir de 2021, junto, também, com todos os belmontenses, com os mais humildes, com os cidadãos e cidadãs, empresários, policiais militares, funcionários públicos, agricultores, enfim, com toda a classe e segmentos da nossa sociedade, fazer uma nova política na nossa cidade. Não aquela política prometida pela gestão atual, há 4 anos atrás, e não cumprida. Diga-se de passagem, um governo que tem praticado o que existe de mais ruim da velha política”, destacou.

Zeca, que está há 21 anos na vida pública, filho de agricultores, pessoas simples que ainda residem na zona rural. Ele, que é ex-secretário do município, foi eleito vereador ao 27 anos de idade e está exercendo o terceiro mandato consecutivo, falou sobre o orgulho de fazer parte do grupo dos deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira. “Quero dizer que muito me orgulho de fazer parte do grupo dos deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira, pois foram os parlamentares que alavancaram o progresso na nossa terra. Foram eles que trouxeram adutoras para os nossos Distritos do Carmo e do Jatobá; o asfalto para o nosso Distrito do Carmo; a Escola Técnica, um marco na educação da nossa cidade; o INSS, que hoje está fechado devido a incompetência da gestão atual; calçamento e saneamento de dezenas de ruas na Vila Delmiro, nos demais bairros, no Centro e nos Distritos”, elencou, garantindo:

“Eu quero dar continuidade a esse trabalho que, infelizmente, ficou estagnado no atual governo, que prometeu asfaltar mais de 60 ruas do centro da cidade e a não chegou a 50% de conclusão. Quero me comprometer com uma educação de qualidade e com responsabilidade, e dizer a todos os professores que, diferentemente do gestor atual, que prometeu e agora não quer ratear os recursos dos precatórios do Fundef, a partir de 2021, eu irei pagar a todos aqueles que tem direito”, garantiu.

Em relação às promessas, sabedor de que o povo está saturado de político que promete e não cumpre, a exemplo do gestor atual, Zeca foi enfático. “Meus amigos e amigas, não quero fazer promessa para não cumprir, quero ser o representante do povo mais humilde. Quero resgatar um programa tão importante para a classe mais carente da nossa população, que é o sopão. Não somente para o Bairro Vila Delmiro, mas também para os outros bairros e distritos mais carentes do nosso município. Quero me comprometer com todos os concursados que ainda não foram chamados, garantindo que, a partir de janeiro de 2021, todos serão chamados, pois já foram humilhados e enganados demais pelo atual gestor, o qual prometeu que os convocaria, mas que está agindo de forma contrária. Aliás, nenhuma das promessas feitas por ele, antes de ser prefeito, foi cumprida, e ele deveria ser penalizado por tudo isso”, foi enfático o candidato.

Finalizando seu discurso, após o deputado Rogério Leão se comprometer em ajudar ainda mais o município, a partir de janeiro de 2021, após a vitória do seu grupo político, Zeca cravou: “Vera e eu, nos comprometemos em bater nas portas dos gabinetes dos deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira, além do gabinete do governador, em busca de projetos e recursos que venham a beneficiar o povo da nossa querida terra, povo sofrido que almeja dias melhores, mas que, infelizmente, desde 2017, só tem desilusão e sofrimento com o atual governo que quer mostrar a todos, uma realidade que não existe”, finalizou.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Trending