Através do Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (Núcleo Dhana), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza nesta quarta, 12, e quinta-feira, 13, em Salgueiro e Serra Talhada, respectivamente, a Oficina de Exigibilidade do Dhana: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Realizada na modalidade presencial, a ação ocorre em Salgueiro no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE Sertão Central), localizada na Rua Lourival Sampaio, n° 395, no bairro Nossa Senhora das Graças. Já em Serra Talhada acontece no auditório da UniFIS, na Rua João Luiz de Melo, n° 2110, no Tancredo Neves.
O MPPE explica que as oficinas “visam intensificar o diálogo com a sociedade civil organizada, potencializando o controle social para a exigibilidade do direito humano à alimentação e nutrição adequadas”, além de “divulgar os instrumentos e canais do MPPE disponíveis para denúncias de casos de ameaça e/ou violação ao Dhana e dialogar acerca do Sisan”.
A programação em Salgueiro é voltada a representantes da sociedade civil e dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) dos municípios da 1ª Circunscrição do MPPE – Salgueiro, Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Ipubi, Granito, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.
Em Serra Talhada, reunirá representantes da sociedade civil e Comsea dos municípios da 14ª Circunscrição – Serra Talhada, Belém do São Francisco, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Mirandiba, Petrolândia, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Tacaratu e Triunfo.
Por Chico Gomes

