O deputado federal Nikolas Ferreira anunciou um ato nacional chamado Acorda Brasil, marcado para o dia 1º de março, em resposta à homenagem ao presidente Lula durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. A homenagem será feita pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, que terá um enredo abordando a trajetória política e pessoal de Lula no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Ferreira afirmou que a mobilização visa reunir brasileiros insatisfeitos com a situação do país, criticando a gestão da esquerda no poder desde 2022. Ele destacou problemas como aumento de impostos sem retorno, insegurança pública, falta de recursos em saúde e educação deficiente, além de comparar o saneamento básico brasileiro ao da Índia.
O parlamentar defendeu que os brasileiros deveriam se manifestar independentemente de convicções políticas, argumentando que a pauta de protesto é justa. Ele questionou o silenciamento frente a problemas e afirmou que isso beneficiaria quem estaria, segundo ele, prejudicando o país.
Em recente decisão judicial, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou pedido para impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula, apontando que não há prejuízos irreversíveis e que eventuais irregularidades poderão ser investigadas.


