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Educação

No Dia da Educação, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes

Projetos que nasceram em salas de aula, mas extrapolam os muros das escolas para fazer diferença na sociedade.

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Neste Dia da Educação, 28 de abril, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes e, com os seus projetos, fazem uma verdadeira revolução nas escolas e no entorno.

Como é o caso de Jucilane de Araújo Freitas, diretora da Escola Estadual Heckel Tavares, no Jardim Helena, no extremo leste da capital paulista. A escola está localizada entre duas comunidades, a Chácara Três Meninas e a Terra Prometida, área de grande vulnerabilidade social.

“Muitos alunos moram nas comunidades, em casas de madeirite e perto do rio, sem acesso à internet nem a um aparelho celular”, conta Jucilane.

Os professores indicavam quais estudantes estavam ausentes nas atividades virtuais, no período mais grave da pandemia, e Jucilane ia até a casa de cada um. “As aulas eram remotas, mas a escola ficou aberta todo o tempo para a comunidade. Muitos alunos dependiam da merenda, alguns não têm banheiro em casa — a escola é o porto seguro dessas famílias.”

A busca ativa deu resultado, e o retorno às aulas “trouxe vida ao colégio”. Em 2021, a escola começou o processo de recuperação. “Os alunos foram muito prejudicados neste período de pandemia. Ensino remoto dentro de uma comunidade não existe e, no ano passado, começamos com as aulas de reforço.”

“Este ano é chave para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Já estamos retomando o aprendizado normal e vamos ver os resultados em 2023”, diz.

Moaci e alunas que desenvolveram o projeto Células Motivadoras

Evitar o abandono escolar também incentivou o professor Moaci Caitano a desenvolver junto com os alunos no ensino médio o projeto Células Motivadoras, na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri, no Ceará.

A proposta começou na sala de aula, quando três estudantes precisavam elaborar um projeto para ser apresentado na feira de ciências. Elas tinham de apresentar uma situação-problema, desenvolver um plano de ação e trazer uma resposta. A escolha do tema nasceu da observação do dia a dia escolar: entender o porquê tantos colegas abandonavam a escola.

“As estudantes começaram a pesquisar, avaliar o que motiva e o que desmotiva os colegas e quais as possíveis soluções para o problema”, explica Moaci.

Elas descobriram que vários alunos faltavam às aulas porque não conseguiam chegar à escola. “Muitos moram em áreas rurais, precisam sair bem cedo, têm dificuldade com o transporte, as estradas são ruins e podem ser uma barreira no período de chuvas.” Além da questão da mobilidade, perceberam que diversos estudantes tinham de trabalhar para ajudar no sustento da família e muitas meninas engravidavam cedo demais.

Para solucionar o problema, surgiram as Células Motivadoras, grupos de conversa mediados pelos próprios estudantes com o objetivo de ajudar os colegas a não deixar a escola. “Elas leram muito, pesquisaram, acompanhavam a frequência no diário online, viam quem estava faltando e iam atrás, ajudavam a controlar as faltas e mantinham o contato”, diz Moaci.

“A escola sempre acompanhou todo o processo, mas deixava a conversa com os jovens. Percebemos que o resultado era melhor e, quando não dava resultado, mandavam cartas com mensagens afetuosas, com frases como ‘você faz falta’.”

O projeto das Células Motivadoras deu tão certo que foi adotado em outras escolas e virou lei em municípios próximos, como Nova Olinda. Ainda venceu prêmios como o Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Verônica e as estudantes que elaboraram o Book Live, um jeito de incentivar a leitura

Também do Ceará, de Juazeiro do Norte, a professora Verônica Rodrigues de Freitas desenvolveu dois projetos que extrapolam os muros do Colégio da Polícia Militar Hervano Macedo Junior. Durante a pandemia, surgiu a necessidade de aproximar os alunos. E por que não incentivar a leitura ao mesmo tempo? Nasceu, então, o Book Live.

As aulas foram incentivadas a pesquisar quais eram os livros preferidos dos estudantes e começaram a organizar lives no Instagram. Com o aumento do engajamento, os encontros passaram a ser transmitidos pelo YouTube.

Como explica Verônica, “não há interferência na escolha dos livros, eles fazem uma apresentação da obra e abrimos para um bate-papo mediado pelos próprios estudantes”. A mesma prática tem se repetido nas aulas presenciais. “Após as lives, houve um aumento da procura de livros na biblioteca.”

Outro projeto que começou em uma sala de aula, mas segue independentemente do colégio, é o Reciclando Práticas. “A partir da leitura do poema O Bicho, de Manoel Bandeira, surgiu o debate sobre os catadores que reviram o lixo e como se poderia resolver essa questão.”

Um grupo de adolescentes escolheu uma rua, conversou com os catadores e percebeu que, para eles, o problema maior não era revirar o lixo, mas a invisibilidade. Os estudantes elaboraram um plano de ação: cadastraram os catadores e bateram de porta em porta apresentando-os aos moradores. “Também veio a conscientização para a separação do lixo e a coleta seletiva, assim não havia a necessidade de os catadores revirarem o lixo e, por outro lado, surgiu uma relação de amizade entre as pessoas envolvidas.”

Por Noticias R7

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Educação

Pé-de-Meia: saiba se é preciso fazer inscrição e como receber o benefício

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O programa Pé-de-Meia, incentivo financeiro-educacional, entra em vigor este ano para os alunos do ensino médio da rede pública, oferecendo pagamentos anuais de até R$ 3 mil e, ao final, um total de até R$ 9.200 por ciclo.

Com um investimento anual de R$ 7,1 bilhões do Governo Federal, mais de 2,5 milhões de estudantes serão beneficiados.

No entanto, para receber o benefício, os alunos devem atender a critérios como matrícula, frequência escolar mínima de 80%, aprovação nos anos letivos e participação no Enem.

Além disso, devem ter entre 14 e 24 anos e ser de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre 19 e 24 anos também podem ser contemplados, desde que participem do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

As condições de elegibilidade podem ser alteradas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), que publicará os critérios necessários.

Não é necessário realizar inscrição para o programa; os estudantes devem apenas estar regularmente matriculados no ensino médio na rede pública, ter entre 14 e 24 anos e fazer parte de família inscrita no CadÚnico.

A Caixa Econômica Federal criará automaticamente uma conta digital titular para os estudantes que atendem aos critérios estipulados, facilitando o acesso aos recursos por meio do App Caixa Tem, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Os incentivos incluem pagamento anual de R$ 200 para matrícula, R$ 1.800 por ano para frequência, R$ 1.000 por ano após a aprovação em cada ano letivo e R$ 200 em parcela única para participação no Enem.

Fonte:  NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

 

           

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Educação

Estudantes começam a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia

O depósito da parcela única de R$ 200, relativo ao Incentivo-Matrícula, ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos.

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Uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (25), marcará o início dos pagamentos Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). O evento começa às 10h. O depósito da parcela única de R$ 200, relativo ao Incentivo-Matrícula, ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos.

·         26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;

·         27 de março: estudantes nascidos em março e abril;

·         28 de março: estudantes nascidos em maio e junho;

·         1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto;

·         2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro;

·         3 de abril: estudantes nascidos em novembro e dezembro.

Segundo o MEC, o Incentivo-Matrícula será creditado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos.

No caso de o estudante do ensino médio público contemplado ser menor de idade, será necessário que o responsável legal o autorize a movimentar a conta, para sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.

O incentivo é pago apenas uma vez ao ano, ainda que o estudante faça transferência de matrícula entre escolas ou redes de ensino no mesmo ano letivo.

Porém, o aluno que abandonou a escola e voltou a estudar ou que foi reprovado naquela série terá direito ao Incentivo-Matrícula da respectiva série apenas mais uma vez, durante o período de permanência no ensino médio, esclarece o MEC.

Para fazer o depósito deste primeiro incentivo, o MEC se baseará em informações enviadas pelas redes de ensino dos municípios, estados e do Distrito Federal entre 29 de fevereiro e 8 de março deste ano, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP), conforme previsto na Lei 14.818/2024.

O não compartilhamento das informações sobre os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino poderá impactar o pagamento dos incentivos relativos ao período em que as informações não foram compartilhadas.

Para quem não for contemplado neste primeiro período, o MEC informa que se ocorrerem correções e atualizações das informações referentes à matrícula, por parte das redes públicas de ensino médio, entre 9 de março e 14 de junho, o pagamento do Incentivo-Matrícula poderá ser feito até 1º de julho.

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além dos depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo. Se consideradas as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e ainda o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última série, os valores podem chegar a R$ 9.200 por aluno.

Os estudantes com dúvidas sobre o Pé-de-Meia podem acessar uma seção de Perguntas Frequentes sobre o programa no portal do MEC. Outros canais são o Fale Conosco do MEC (telefone 0800 616161) e o portal de atendimento, por meio da opção 7 e seleção do assunto Programa Pé-de-Meia.

Foto  Shutterstock

Por Agência Brasil

           

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Educação

OAB-PE com 2 mil bolsas integrais de pós-graduação em Direito previdenciário e trabalhista

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Estão abertas as inscrições para os advogados pernambucanos concorrerem a duas mil bolsas integrais de pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário.

A iniciativa integra a 2ª edição do maior programa de pós-graduação gratuito da advocacia brasileira, lançado pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA Nacional/CFOAB) em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Em Pernambuco, a partir de parceria também com a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) da OAB Pernambuco, estão sendo oferecidas 2 mil bolsas de estudos integrais para a advocacia pernambucana para o curso de pós-graduação Lato Sensu em “Prática em Advocacia Trabalhista e Previdenciária”, na modalidade a distância, oferecido pela Faculdade de Direito da FMP do Rio Grande do Sul.

No País, são mais de 10 mil bolsas. As inscrições, com regras em edital público, podem ser realizadas até o dia 31 de março de 2024, no site da ESA Nacional – esa.oab.org.br.

           

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