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Brasil

Nova técnica cirúrgica transforma tratamento de hidrocefalia no Brasil

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Uma nova técnica de cirurgia cerebral tem transformado o tratamento de bebês com hidrocefalia, uma condição que provoca o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no cérebro. A doença pode aumentar a pressão intracraniana e levar ao crescimento anormal da cabeça, comprometendo o desenvolvimento psicomotor das crianças. Hoje, o procedimento no Brasil é realizado na Santa Casa de São Paulo e na Santa Casa do Pará.

A cirurgia combina dois métodos: a ventriculostomia endoscópica do terceiro ventrículo (ETV) e a cauterização do plexo coroide (CPC). Os resultados obtidos com essa abordagem têm se mostrado seguros e eficazes.
O procedimento combinado é conhecido como Método de Warf, em homenagem ao neurocirurgião Benjamin Warf, do Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School, que desenvolveu a técnica há cerca de uma década. A inspiração veio de uma viagem a Uganda, em 2000, quando Warf ficou impressionado com o número elevado de crianças com hidrocefalia.

Ele percebeu que muitos implantes de válvulas falhavam ou causavam infecções e, a partir disso, adaptou duas técnicas existentes para criar um método que gerasse resultados mais consistentes e seguros.

O tratamento tradicional para hidrocefalia, introduzido nos anos 1960, consiste na implantação de uma válvula que drena o líquido acumulado no cérebro para a cavidade abdominal. Apesar de eficaz, o método apresenta limitações, como risco de infecções, falhas no dispositivo e necessidade de revisões frequentes, exigindo múltiplas cirurgias e acompanhamento ao longo da vida.

O Método de Warf se destaca como uma solução definitiva, com menos complicações e menor necessidade de infraestrutura médica ou manutenção pós-cirúrgica. Essa abordagem também oferece benefícios socioeconômicos significativos, especialmente para sistemas públicos de saúde, como o SUS (Sistema Único de Saúde).

No Brasil, a técnica foi introduzida pelo Projeto Neurokids, uma ONG criada por Warf que busca melhorar a vida de crianças com deficiência. A organização treina equipes médicas em diversos países, ampliando o acesso ao tratamento. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar o Método de Warf, onde a a neurocirurgiã Giselle Coelho foi selecionada para receber este treinamento e, consequentemente, realizar esta cirurgia.

Desde o início do projeto no Brasil, em 2022, mais de 70 crianças já foram submetidas à cirurgia. O treinamento de novos neurocirurgiões está em andamento, e segundo Coelho, a previsão é que, até 2025, o país tenha mais dez centros de treinamento, expandindo a capacidade de realizar o procedimento principalmente em áreas mais remotas, como regiões amazônicas.

Globalmente, o Método de Warf apresenta uma taxa de sucesso de aproximadamente 76%. Só na Santa Casa de São Paulo, a eficácia é de 93%. No outro centro que realiza esta cirurgia, a Santa Casa de Belém do Pará, a taxa de sucesso foi de 82% após 1 ano do início do projeto, devido a desafios sociais, como o maior número de crianças prematuras e desnutridas.

A hidrocefalia, junto com a espinha bífida -uma malformação congênita da medula-, está entre as condições neurocirúrgicas mais comuns em crianças em todo o mundo. Sem tratamento adequado, essas doenças podem ser fatais.

Mesmo quando sobrevivem, os pacientes frequentemente enfrentam incapacidades permanentes. Em muitos casos, bebês com hidrocefalia não chegam a completar dois anos de vida.

Foto Shutterstock

Por Folhapress

           

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Brasil

Mais da metade das crianças e adolescentes brasileiros vivem na pobreza, diz Unicef

Publicado

em

 O número de crianças vivendo na pobreza diminuiu no Brasil, ainda assim o país tem mais da metade da população de 0 a 17 anos nessa situação. Um estudo feito pelo Unicef identificou que 28,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiras (55,9% do total) viviam sem direitos básicos em 2023 -em 2017, eram 34,3 milhões.

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou o relatório na manhã desta quinta-feira (16). O estudo considera as múltiplas dimensões da pobreza, ou seja, não considera apenas a renda das famílias das crianças, mas também se elas têm garantidos direitos fundamentais, como acesso à educação, água, saneamento e segurança alimentar.

Com base em dados da Pnad Contínua, o relatório registrou que o país teve uma “redução notável” da pobreza multidimensional entre crianças e adolescentes desde 2017, quando a análise foi feita pela primeira vez. Naquele ano, 62,5% dessa população enfrentava alguma privação de direitos.

Também houve redução do que o Unicef considera situação de pobreza extrema no período, passando de 13,8 milhões (23,8% da população dessa faixa etária) para 9,8 milhões (18,8%).

“A análise considera que as crianças e adolescentes estão em situação de pobreza quando algum de seus direitos fundamentais é parcialmente garantido. Já a pobreza extrema ocorre quando essas crianças têm esses direitos consistentemente violados”, explica Liliana Chopitea, chefe de políticas sociais do Unicef no Brasil.

A análise indica que a redução de crianças em situação de pobreza foi impulsionada principalmente pela melhora no acesso à renda, o que foi proporcionado por políticas públicas como o Bolsa Família.

Em 2017, 25,4% das crianças viviam em privação de renda, ou seja, vinham de famílias que vivem com menos de R$ 355 mensais por pessoa. Em 2023, esse número caiu para 19,1%.

“Esta melhoria pode ser atribuída à expansão do programa Bolsa Família, dentre outros fatores. Além do aumento no valor do benefício, houve crescimento expressivo no número de famílias atendidas. Em termos absolutos, o estudo mostra que em 2019, 750 mil crianças e adolescentes saíram da pobreza devido ao Bolsa Família. Em 2022, esse número saltou para 2,9 milhões, até crescer mais uma vez para 4 milhões, em 2023”, destaca o relatório.

Apesar dos avanços na renda, o relatório identificou que houve deterioração no acesso a direitos em áreas fundamentais, como educação e proteção ao trabalho infantil.

Em educação, a análise leva em conta quando as crianças e adolescentes estão privadas do acesso à escola na idade certa e a serem alfabetizadas. No período avaliado, houve retrocessos nas duas dimensões, que podem ser atribuídos a um efeito persistente da pandemia de Covid no sistema educacional brasileiro.

Os dados mostram que, em 2023, as taxas de crianças de 8 a 10 anos de idade que não tinham sido alfabetizadas foram consideravelmente mais altas do que o registrado em 2019.

Em 2023, 30% das crianças de 8 anos não estavam alfabetizadas. Em 2019, 14% da população dessa idade ainda não sabia ler e escrever.

“Esta disparidade sugere que as crianças que tinham entre cinco e sete anos de idade em 2020, e que, consequentemente, experimentaram interrupções educacionais críticas durante a pandemia, enfrentam um dano persistente em sua alfabetização”, diz o documento.

O fechamento prolongado das escolas durante a pandemia também provocou um aumento nas taxas de atraso escolar, especialmente entre as crianças mais novas. Em 2019, 2% das crianças de 9 anos tinham atraso escolar. Em 2023, essa proporção subiu para 4,5%.

O relatório destaca ainda as desigualdades regionais do país, já que 95,3% das crianças que moram na zona rural enfrentam privações. Entre as crianças da zona urbana, 48,5% são afetadas. “Essa alta prevalência reflete as dificuldades contínuas enfrentadas por crianças e adolescentes em áreas rurais, onde o acesso a serviços básicos, como educação e infraestrutura é frequentemente limitado.”

Na zona rural, 91,8% das crianças vivem sem acesso a saneamento básico e 21,2% sem acesso a água. Na zona urbana, essas privações atingem, respectivamente, 27,9% e 2,4% da crianças.

Os dados mostram ainda desigualdades raciais persistentes no país. Tanto na pobreza total quanto na pobreza extrema, a situação é mais difícil para crianças negras.

Entre as crianças brancas há uma tendência de redução da pobreza, já que a incidência caiu de 49,8% para 45,2% no período. Entre as crianças negras, as taxas de privação passaram de 71,5% para 63,6%.

“Embora haja também uma tendência de redução, as taxas para crianças e adolescentes de raça negra permanecem consistentemente mais altas em comparação com a crianças e adolescentes de raça branca, destacando disparidades raciais significativas no que diz respeito às condições de vida e acesso a recursos essenciais”, destaca o relatório.

Foto  Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

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Brasil

PM é identificado como autor dos disparos que mataram Gritzbach

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Uma operação da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16/1), busca prender policiais militares acusados de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Entre os investigados, está um PM da ativa identificado como autor dos disparos que mataram Vinicius Gritzbach, morto em 8 de novembro do ano passado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

São cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de busca e apreensão em endereços na capital e Grande São Paulo. Apurou-se que policiais militares prestavam escolta privada a Gritzbach, apesar de seu histórico criminal.

As investigações apontaram que tais ações caracterizavam a integração de policiais à organização criminosa, conforme previsto na Lei Federal nº 12.850/13.

A reportagem apurou que, além dos policiais que faziam a escolta de Gritzbach, um PM atirador também é alvo da operação.
A operação Prodotes teve início após uma denúncia anônima recebida em março de 2024, apontando possíveis vazamentos de informações sigilosas que favoreciam criminosos ligados ao PCC.

Para ler a reportagem completa, você pode acessar os Stories no @metropoles.sp ou conferir diretamente no metropoles.com

Foto Câmera Record/Reprodução

Por JC

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Brasil

Como funciona o novo Pé-de-Meia do governo, agora voltado a licenciaturas

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O governo Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o Pé-de-Meia Licenciatura, uma iniciativa para atrair mais jovens à docência, aumentando o número de professores no Brasil.

A iniciativa promete um benefício mensal de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura. Desse montante, R$ 700 poderão ser sacados mensalmente e R$ 350 são depositados em uma poupança, liberada somente se o formado ingressar na rede pública de ensino, em até cinco anos após a conclusão do curso.

Os interessados poderão se inscrever pelo Sisu, desta sexta-feira (17) até a próxima terça-feira (21). Serão 12 mil vagas. Eventuais postos remanescentes serão oferecidos por meio de Prouni e Fies.

Para participar, o estudante deve ter obtido média superior a 650 nas provas do Enem. Essa foi a forma que o governo encontrou de buscar os melhores candidatos para as vagas.

Já para manter a bolsa, o estudante deve ter aprovação em 75% das disciplinas cursadas no semestre e cursar o mínimo de créditos obrigatórios por período.
O novo Pé-de-Meia foi anunciado como um braço do programa Mais Professores.

Numa outra ação do programa, será criada uma Prova Nacional Docente, a ser realizada pelo Inep (órgão do MEC responsável por avaliações, como o Enem). Com isso, os municípios poderão utilizar as notas para a seleção de seus professores. A ideia do governo é realizar a prova em novembro.

Em outra frente, também foram anunciadas parcerias com bancos públicos e outras entidades. Nessa frente, será ofertado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal um cartão de crédito para os professores com benefícios exclusivos, como a ausência de anuidade.

Além disso, será assinada, em 4 de fevereiro, uma parceria com o Ministério do Turismo, que dará aos professores descontos de até 10% em diárias de hotéis, inclusive em períodos de grandes eventos ou feriados.

O MEC promete ainda a premiação de 100 mil notebooks por ano para professores da rede pública. Para ganhar, é preciso ser beneficiário do bolsa Mais Professores e atuar nas redes e escolas vencedoras do Prêmio MEC da educação básica 2025.

Um relatório da OCDE, entidade que reúne países ricos, de 2018, indicou que o Brasil era a nação com a menor proporção de jovens de 15 anos que pensavam em seguir a profissão, apenas 2,4%.

A pouca atratividade da carreira docente, com salários baixo e más condições de trabalho, é um dos fatores que colaboram para o baixo desempenho do ensino no país. Além disso, cursos de licenciatura têm as maiores taxas de evasão no país.

Por isso, a ideia de conceder bolsas de estudo como incentivo é defendida por especialistas da área. A iniciativa pode atrair estudantes com maior rendimento escolar para essas graduações, assim como ocorre em países com melhores resultados educacionais, como a Coreia e Japão.

A proposta também tenta reverter o cenário de queda de professores disponíveis no país. Projeções indicam que por não conseguir atrair os jovens para a profissão docente, o Brasil pode enfrentar um déficit nos próximos anos.

Foto  iStock

Por Notícias ao Minutoo

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